Últimas indefectivações

quinta-feira, 4 de novembro de 2021

Do 1 ao 11


"Alberto Augusto começou a Taça Associação a defender, mas terminou a marcar

A técnica é a qualidade mais apreciada no futebol. Mesmo um jogador que marque muitos golos não consegue fazer frente ao elemento mais tecnicista. Os golos são sempre momentos de celebração, mas o que faz, verdadeiramente, o público vibrar são as jogadas e fintas fantasiosas. O goleador é sempre um dos preferidos dos adeptos, mas quem, invariavelmente, ocupa o lugar de ídolo é o jogador que possuí a arte de 'embalar' a bola. Alberto Augusto pertencia a esse grupo de atletas que descobrem sempre uma solução criativa para superar os adversários ou furar as defesas.
Dentro do leque de futebolistas que agradam aos adeptos, há, ainda, um tipo que gera consenso a cada discussão: o polivalente. O facto de desempenhar com competência mais do que uma posição torna-o especial. Alberto Augusto era, por isso, especial. O jogador possuía uma diversidade de recursos que lhe permitia actuar em qualquer lugar, desde guarda-redes a avançado. Até nas preferências Alberto Augusto era multifacetado!
Na temporada 1921/22, a sua polivalência foi bastante útil para o Benfica. Em 16 de Outubro, na 1.ª eliminatória da Taça Associação, por impossibilidade do guarda-redes habitual, Alberto Augusto assumiu a posição. Apesar dos dois golos sofridos, o guardião improvisado colaborou para o triunfo do Benfica sobre o Carcavelinhos. Os encarnados passaram às meias-finais defrontando o Vitória de Setúbal. A partida realizou-se em 30 de Outubro, e Alberto Augusto, dessa vez, ocupou a posição de extremo-esquerdo. O benfiquista destacou-se pelo sentido de oportunidade, velocidade e qualidade técnica, causando enormes dificuldades à defesa sadina. Após uma primeira parte sem golos, no reatar do encontro, o extremo recuperou a bola, avançou para a área adversária, fletiu da ala para o meio e com um remate certeiro inaugurou o marcador. O jogador contribuiria, ainda, com mais um golo no triunfo dos encarnados por 5-0.
Na final, frente ao Casa Pia, Alberto Augusto voltou a exibir-se em grande nível, apontando um dos golos da vitória dos benfiquistas por 4-3. Numa competição em que começou a guarda-redes, o jogador acabou por ser dos melhores marcadores da equipa com três golos.
Saiba mais sobre a carreira deste multifacetado jogador na área 22 - De Águia ao Peito, do Museu Benfica - Cosme Damião."

António Pinto, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!