"A eliminatória entre Benfica e Arsenal, que terá início amanhã, em Roma (devido às restrições de viagens, no contexto da pandemia, entre o Reino Unido e Portugal), é cabeça de cartaz nesta fase da Liga Europa, ao opor dois clubes que assumiram, logo no arranque da fase de grupos, pretenderem chegar o mais longe possível na prova.
Para chegarem aos 16 avos de final, tanto Benfica como Arsenal passaram incólumes na fase de grupos, sendo que os ingleses conseguiram mesmo o pleno de triunfos. Ambos ocuparam o pódio das equipas mais goleadoras: o Arsenal foi o segundo mais concretizador, com 20 golos, enquanto o Benfica atingiu os 18, a terceira melhor marca.
Tanto o treinador Jorge Jesus como o jogador Rafa assumiram hoje, na conferência de imprensa de antevisão à partida, que, embora o Arsenal se trate de um adversário muito forte, o Benfica terá uma palavra a dizer na contenda. O nosso treinador reconheceu o poderio atacante dos gunners e aventou a possibilidade de alterar a estratégia defensiva, realçando, porém, que a necessidade de uma boa organização precede a escolha do sistema a utilizar.
Esta será apenas a segunda vez que Benfica e Arsenal se encontram nas competições europeias. A estreia deu-se na temporada 1991/92, na 2.ª eliminatória da Taça dos Clubes Campeões Europeus, que ditou a passagem benfiquista à fase de grupos da prova no ano que marcou a inauguração desse modelo competitivo. O desafio disputado na Luz saldou-se por um empate a uma bola, ficando a decisão da eliminatória remetida para Londres, onde vencemos brilhantemente, após prolongamento, por 1-3. Houve ainda sete jogos particulares entre ambos os clubes (o primeiro, no Estádio Nacional, em 1948), com três triunfos e quatro derrotas para as nossas cores.
O Benfica já disputou 36 partidas com clubes ingleses nas competições europeias, das quais saiu vencedor de onze, empatou em seis e foi derrotado em 19. Nos percursos para as duas presenças na final da Liga Europa na última década, eliminou o Newcastle nos quartos de final (2012/13) e o Tottenham nos oitavos de final (2013/14).
O Arsenal será, indubitavelmente, um forte obstáculo ao Benfica, mas será com muita crença e ambição que a nossa equipa abordará a eliminatória.
De Todos Um, o Benfica!"
Sem comentários:
Enviar um comentário
A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!