Últimas indefectivações

sexta-feira, 5 de junho de 2020

Ontem...

"1. Ataque ao Autocarro. Ontem  Ontem tivemos um dos dias mais tristes da nossa história. A nossa equipa sofreu um ataque bárbaro e cobarde. Dois jogadores ficaram feridos. O Weigl parece estar bem, mas as primeiras imagens do Zivkovic - que os vídeos dos treinos pareciam muito promissores - não parecem nada boas. Nesta altura aparece sempre uma malta a dizer que isto é culpa de LFV ou de Bruno Lage ou do clima do futebol. Não é. Isto é culpa de uns criminosos. Eu não consigo perceber o que vai na cabeça do(s?) génio(s) que fazem isto. Se mandar um calhau contra a parte lateral do autocarro da sua própria equipa já é estúpido o suficiente, mandar também um calhau contra a frente do autocarro. A situação podia ter sido muito mais grave. Estas pessoas não estão a fazer um favor ao SL Benfica. Estas pessoas nem do Benfica são. São doentes que confundem a sua vida pessoal com os resultados de uns tipos que dão uns chutos numa bola. Estas pessoas estão a cometer um ataque contra o clube e, pior ainda, contra a vida dos jogadores. A polícia que os identifique e que os leve à justiça. Pessoas assim são um perigo para a sociedade.
2. O Jogo com o Tondela. De tudo o que aconteceu ontem, o resultado contra o Tondela é o menos relevante. Mas falando um pouco sobre o jogo, nota-se que pouca coisa mudou. A equipa continua sem ideias do que fazer em campo. Tivemos 3 ou 4 boas jogadas o tempo todo e quase todas em ataque rápido. Em ataque posicional ficámos reduzidos aos cruzamentos. Já estamos assim há algum tempo. A diferença é que antes marcávamos cedo e o adversário deixava de defender em bloco. Acho que faz falta um lateral direito que possa atacar tanto como o Grimaldo. Dou por mim a imaginar jogar com Cervi ou Jota ou Zivkovic a lateral direito - bem sei que dois deles têm pé esquerdo. Mas tanto André Almeida como Tomás Tavares já tiveram dezenas de oportunidades e nenhum mostra ser capaz de fazer aquilo que André Almeida fez no ano passado, que era atacar, estar envolvido em jogadas e fazer umas assistências. Neste momento o nosso ataque é previsível. Os adversários defendem o centro do campo com 4-5 jogadores. Nós não nos atrevemos a entrar por ali. O lado direito não dá profundidade nenhuma. Ficamos resumidos a atacar pelo lado esquerdo. Vê-se que faltam muitas dinâmicas entre Rafa, Pizzi e Vinícius. No entanto, também posso dizer que é possível jogar assim. Este sistema é exactamente o mesmo que vi o Shakhtar cilindrar o seu rival no fim de semana passado. Ambas as equipas jogam com quatro defesas, um médio defensivo, dois médios centros, dois extremos que jogam mais por dentro, um ponta de lança e com os laterais a fazerem as alas todas. A ideia é boa. Muito boa até. Mas a concretização ainda está bastante longe do exigido. A paragem não terá ajudado. Porque apesar de terem tido tempo para reflectir sobre o jogo, não treinaram com regularidade.
3. Bruno Costa Carvalho e José Boto. O candidato a Presidente do Benfica anunciou a semana passada que iria fazer tudo para trazer José Boto de volta. Prontamente surgiram notícias a citar José Boto que não estava interessado em regressar a Portugal. A situação foi um pouco bizarra, mas a meu ver só o facto de Bruno Costa Carvalho estar a pensar nisto já é um bom sinal. Já aqui falei disto. O Benfica decide muito mal a formação dos seus plantéis e especialmente a contratação de reforços. Não sei quem é o responsável pela criação do plantel, se calhar até é mais do que uma pessoa - o que é logo um erro - mas é preciso dar uma cara a quem é o responsável porque os resultados são ridículos - e nem estou a exagerar. Basta ver a lista de reforços dos últimos dois anos e vejam o tempo médio que o jogador esteve no Benfica. É surreal. Não vejo isto a acontecer em mais nenhum clube do mundo e se acontecesse, os seus responsáveis já estavam despedidos. A lista é esta: Gabriel (grande reforço), Nicolas Castillo (saiu 6 meses depois), Germán Conti (saiu 18 meses depois), Alfa Semedo (saiu 6 meses depois), Odysseas Vlachodimos (grande reforço), Cristian Lema (saiu 6 meses depois), Tyronne Ebuehi (0 jogos pela equipa principal), Yuri Ribeiro (saiu 12 meses depois) Facundo Ferreyra (saiu 6 meses depois), RDT (bom jogador, saiu 6 meses depois), Caio Lucas (saiu 6 meses depois), Chiquinho, Carlos Vinícius (bom reforço) e Julian Weigl (bom reforço). Estão a ver aqui alguma tendência ou não? Quem quer que o Benfica contrate neste verão, o mais provável é que em Janeiro já não esteja no clube. Por isso, sim, só o facto de BCC estar a pensar ter um responsável máximo no futebol que decida tudo o que acontece nos plantéis das nossas equipas é um excelente sinal e espero que os restantes candidatos pensem em algo semelhante.
4.Eleições no FC Porto.  As eleições no FC Porto estão aí à porta. Pouco interessa para mim como benfiquista, até porque já se sabe quem é que vai ganhar. Mas na minha opinião meteram uma barra no nível de democrático e espero que o Benfica tenha a coragem de pelo menos conseguir manter esse nível. Todos os candidatos foram entrevistados no canal do clube. É esse o mínimo que tem que acontecer no Benfica.
5. Camisolas do Benfica 2020-21. Já saíram os primeiros leaks das camisolas da próxima temporada. A principal vai ser vermelha como sempre, mas não terá qualquer branco. As três riscas da Adidas por cima serão pretas e o símbolo do clube será monocromático mas em amarelo. O equipamento principal, pelo menos a camisola, não terá branco. A secundária será cinza escura com o símbolo do clube também monocromático mas em prateado. Vou deixar nos comentários umas imagens que uns designers fizeram com base nestes leaks. Estes desenhos não são oficiais. Eu percebo que a Adidas tenha que mudar as camisolas todos os anos para continuar a vendê-las. Mas devo também confessar que já começa a enjoar um pouco termos sempre edições standards que todos os outros clubes têm e só mudam a cor. A Adidas tem uma história com o Benfica bastante longa, mas já há algum tempo que não nos dão a atenção que um clube como o nosso merece. Gostava que o clube tivesse os seus próprios designs, personalizados, relacionados com a história e a cultura do Benfica. A New Balance dá isto ao Porto, por exemplo. Temos um passado rico. Mas os nossos equipamentos fazem de nós um Wolverhampton qualquer. Por mim, há algum tempo que tinha deixado a Adidas e passado para uma marca mais pequena mas que nos tratasse como um flagship club. Há imensas marcas chinesas com tecnologias muito avançadas a entrar no Basquetebol. Eventualmente quererão entrar no futebol. Acho que seriam óptimas oportunidades para nós."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!