Últimas indefectivações

quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Manual de sobrevivência de um benfiquista crédulo para a época em curso…

"1. Não deixes contaminar a tua superior dimensão de adepto Benfiquista com a de consumidor, subordinado a um contexto empresarial de eficiências líquidas garantidas. Nem uma estrutura de platina me convenceria a trocar o símbolo do Benfica, a nossa identidade, por uma valiosa marca. Primeiro o Benfica, depois as decorrências.
2. Quando fores confrontado por apóstolos de diferentes interpretações, age como São Tomé. Não acredites em nada que não vejas ou oiças directamente. Senão, és alvo fácil de manipulação cruzada. Os votos e os euros são teus, o resto é conversa.
3. O melhor Benfiquista que conheces és tu. Acredita que há milhões de outros Benfiquistas, mas nenhum é melhor, mais autorizado, ou garantido, que tu. Só assim se mantém o “nosso lema”.
4. Desconfia da imprensa escrita e dos diversos produtos e subprodutos audiovisuais sobre o futebol português, difundidos por grupos de comunicação locais, nomeadamente os falidos ou em pré-falência . Eles não são mediadores entre a verdade e o público. São muito mais que isso. Aprende a viver sem eles. Reconforta-te com a ideia que eles não vivem sem ti.
5. Encara o futebol português como algo intencionalmente embrutecido para que o mérito e a história se diluam na corrupção generalizada.
6. Olha para a FPF e Liga de Clubes como inevitabilidades políticas, como a carga fiscal, que nunca te darão o que exiges. Arbitragem, disciplina, órgãos, deliberações, comunicados são todos conceitos sinónimos de uma economia circular, em torno da adulteração da verdade desportiva.
7. Reafirma o teu carácter com a permanente denúncia dos indícios de corrupção que observas. As redes sociais servem para isso e para perceberes que não és um extraterrestre isolado numa cápsula. Digam eles o que disserem…
8. Prepara-te para os encontrares – corruptos e/ou corruptores - num campo de futebol, num balneário, num gabinete de polícia, numa sala de audiências. Se é verdade que em todo o lado há adeptos como tu, também podes ter a certeza que nem todos têm os teus limites. Enfrenta com naturalidade os limites dos outros, como enfrentas a lei da gravidade quando comemoras um golo do Benfica.
9. Está para nascer o treinador que ganha sozinho. Ainda não foi inventada a fórmula de sucesso para o Presidente/Treinador/Jogador/Adepto. A última experiência tentada pode acabar pior do que alguma vez imaginaste ser possível.
10. Exige, exige sempre. Não há profissionalismo e resultados sem real exigência. Doa a quem doer. Relativiza as desculpas, acentua a exigência fundamentada. Foi ela que nos conduziu ao sucesso recente; é ela que nos pode livrar da difamação, da calúnia, do abuso de poder, da intimidação, da violência e da humilhação de sermos prostrados por um uma tralha de criminosos de periferia."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!