Últimas indefectivações

terça-feira, 30 de outubro de 2018

A sua confirmação que tardou em chegar

"Após uma grande exibição frente ao Benfica, José Águas viveu dias de hesitação

Os grandes jogadores destacam-se pela forma como aproveitam as oportunidades. Para José Águas, bastaram duas oportunidades para conseguir jogar de 'águia ao peito', ainda que para tal tenha sofrido bastante.
O avançado, que despontou no Lusitano do Lobito, era um benfiquista fervoroso, ao ponto de se envolver directamente nas questões do Clube: 'quando o Rogério estava para ir para o Brasil, eu tirei-me dos meus cuidados e escrevi-lhe uma carta a pedir que não fosse, que não podia abandonar o Benfica'.
A sua qualidade e o seu benfiquismo foram argumentos suficientes para que, 'em Maio de 1950, um nosso amigo, Nuno Medeiros, escrevesse ao sr. Francisco Retorta, dizendo-lhe das minhas possibilidades em ingressar no Benfica, e que estava certo que eu viria a fazer carreira'. A resposta não foi concreta: 'o sr. Retorta respondei que, depois, em Angola se veria', num momento em que os 'encarnados' já haviam agendado uma digressão a África.
Foi um dos convidados para a selecção de Lobito, que iria defrontar o Benfica a 19 de Agosto de 1950. Era uma oportunidade soberana para mostrar a sua qualidade, ficando por isso mais pressionado: 'calcule, pois, os nervos com que eu aguardei aquela prova, que se apresentava como decisiva para o meu futuro'. A equipa local fez um bom jogo e José Águas foi autor de dois dos três golos.
Após essa grande exibição, ficou confiante de que iria conseguir jogar pelos 'encarnados'. Os dias foram passando e a ansiedade aumentando, afirmou: 'sofri a bom sofrer'. Perante tal situação, Nuno Medeiros teve de voltar a intervir e, após falar com os dirigentes benfiquistas, estes acederam a que o avançado se juntasse à equipa. Para José Águas era o suficiente, a grande oportunidade pela qual tanto tinha esperado, mesmo que 'sem contratos fixados, sem nada'. A motivação mantinha-se, 'eu queria era jogar no Benfica'.
Na primeira partida de 'águia ao peito', foi um dos protagonistas do encontro, ao apontar três golos. A imprensa ficou rendida, 'está ali um jogador de largo futuro. O rapaz tem, de facto, invulgar intuição para o jogo'. Ingressou no Clube e alinhou de 'encarnado' durante 14 épocas, nas quais se sagrou cinco vezes o melhor marcador do Campeonato Nacional.
Saiba mais sobre um dos maiores goleadores do futebol nacional na área 23 - Inesquecíveis do Museu Benfica - Cosme Damião."

António Pinto, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!