Últimas indefectivações

quarta-feira, 11 de abril de 2018

Game Over

"Várias vezes nos interrogamos se, aqui e ali, não fomos demasiado castigadores com determinadas personagens do futebol português, mas Bruno de Carvalho sugere-nos exactamente a sensação inversa, a de que podíamos e devíamos ter sido mais severos e profiláticos nos nossos julgamentos. É verdade que, desde a primeira hora, fomos censurando, por vezes até com indisfarçável malícia, a sua egolatria (bem visível na última conferência, em que não teve uma palavra de satisfação sobre uma vitória que pareceu não lhe dar jeito nenhum – ou melhor, deu-lhe apenas um conveniente jeito nas costas…), os tiques ditatoriais e o grau zero de razoabilidade que o foi tornando num foco permanente de instabilidade para o Sporting, e não só. Mas do outro lado da balança fomos sempre colocando o pavilhão, a escolha dos treinadores, a onda de entusiasmo que enche as bancadas e, à frente de tudo, a recuperação financeira (que, desconfiamos, terá sido, entretanto, quase dizimada em função da sua gula descontrolada). Faltou, e disso nos penitenciamos, deixar claro o que há muito vinha sendo cada vez mais transparente: o presidente do Sporting já não tem apenas um problema de comunicação. Porque insiste em funcionar como um elefante numa loja da Vista Alegre e porque se foi tornando num fator cada vez mais tóxico e patológico para o clube. Conclusão: não tem hoje condições mínimas para continuar a ser o presidente de uma instituição secular e que se quer respeitada. Não no sentido da legitimidade institucional, que, como é óbvio, só poderá ser resolvida pelos sócios em assembleia geral, mas porque, ao logo destes mais de cinco anos, somou um conjunto de declarações, posições e atitudes que foram mais do que suficientes para mostrar que não está apto para a função. O inventário, reduzidíssimo em função do espaço disponível, que pode ser lido em separado é a prova disso.

Quimeras facebookianas
"Quer a equipa principal [derrota em Guimarães por 3-0] quer a B [derrota com o Atlético por 5-0] brindaram os sportinguistas com péssimas exibições que não dignificaram o nosso clube e a nossa camisola. Não demonstraram garra nem vontade".
Facebook, 1/11/2014

"Falei nas nádegas e passou a ser tema. O meu tio-avô disse uma das frases que Portugal mais usa: ‘Vão à merda, e bardamerda’. E ninguém vê isso como algo terrível. Já nádegas, todos as temos, e toda a gente ficou incomodada com uma aula de anatomia".
Entrevista ao Expresso, 13/10/2015

"(…) decidiu a Administração SAD, por unanimidade, esgotada a tentativa de chegar a um acordo com o treinador Marco Silva, instaurar um processo disciplinar com vista ao seu despedimento com justa causa (…) Ao trabalhar com Marco Silva, vi-me involuntariamente envolvido num conjunto de episódios em que este demonstrou, no nosso entendimento, falta de respeito para com o clube e para com a estrutura"
Facebook, Junho de 2015

Segundo este canal [CMTV], o presidente entrou no balneário acusando os jogadores de só pensarem em dinheiro e de serem uns chulos. Patrício e Adrien foram os primeiros a reagir mostrando que não toleravam aquele tipo de insinuações. Logo de seguida, Adrien pediu ao presidente para abandonar o balneário, mas Bruno de Carvalho recusou fazê-lo. (…) os gritos eram tantos que os jogadores do Chaves acabaram por sair do seu balneário para tentar perceber o que se passava (…).
Sol, 16/01/2017 (após o 2-2 em Chaves)

"A cada mau resultado, e então se torno público o meu desagrado, lá vem a onda de apoio aos "meninos". Nas modalidades, sem ser o futebol, então é confrangedor... perdemos jogos e lá estão as bancadas a aplaudir os "seus meninos" e a acarinhá-los (...)"
Facebook, 16/5/2017

"Dentro de 45m farei 46 anos, sozinho, na auto-estrada, triste pelo resultado e longe da minha família. Isto é demais... Como se pode acusar de chantagem, alguém que vive do seu trabalho na SAD, tem 3 filhas e vai nascer a 4.ª em Março, e põe a sua vida nas mãos dos sportinguistas? (…) Porque é que, afinal, todos têm o direito a ter opiniões e liberdades, e eu não posso fazer uma lista com quem anda, de forma vil e sem razão a difamar-me e caluniar-me? (…) Triste, sozinho, cada vez mais infeliz (…). Como me fizeram isto?"
Facebook, 7/2/2018 (após derrota, por 1-0, no Dragão, para a primeira mão da meia final da Taça de Portugal)

"Estes ‘meninos’ têm que ser sempre homens e ganhar os seus jogos e conquistar títulos, sem desculpas, sem estar sempre a falar de arbitragens (…) Quando se aponta o dedo aos "meninos" é o "aqui d'el-rei". Credo! É o horror, o sacrilégio..."
Facebook, 16/05/2017

"(…) a esmagadora maioria dos Sócios manifestou a vontade e o desejo de que eu me expusesse menos no espaço público. Pedi-lhes três condições: que deixassem de comprar jornais desportivos e também o Correio da Manhã, que não vissem programas televisivos portugueses de debate desportivo e que vissem apenas a Sporting TV, e que os comentadores saíssem dos canais em que estão.
Facebook, 21/02/2017

"Não é tempo de levantar a cabeça. É tempo de a baixar! Baixar, e olhar bem para o símbolo que trazemos no peito. E depois termos todos a capacidade de reflectir se somos dignos de o usar.
Facebook, 31/03/2018 (após derrota em Braga)

"Coates e Mathieu a fazerem o que os avançados do Atlético não conseguiam (…) Gelson aos 32m isolado frente a Oblak, em vez de "fuzilar" para a esquerda, tenta colocar em jeito, mas sem força, para o lado direito perdendo um golo que já quase se gritava. De 11, em vez de 22 como queria, fomos 9, muitas vezes, e isso paga-se caro... Fábio e Bas Dost "não quiseram jogar" em Alvalade, com faltas para amarelo que nunca poderiam ter feito. (…) E, para terminar, Montero aos 92m desperdiçou um golo feito com um remate para o céu quando só se pedia um simples encosto.
Facebook, 05/04/2017 (após derrota em Madrid)

"Meninos Amuados, Então Vamos Resolver… No Sporting não se vive na República das Bananas. Todos os atletas que escreveram o que em baixo descrevo estão imediatamente suspensos, tendo de enfrentar a disciplina do Clube. Já estou farto de atitudes de miúdos mimados que não respeitam nada nem ninguém, mas desta vez a minha paciência esgotou-se (…) São profissionais rotativos (…)."
Facebook, 6/4/2018 (visível só para amigos)

"Na primeira reunião, ficaram claras duas coisas: a total lealdade do treinador perante o Presidente e quem foram os grandes mentores de toda esta questão, de que fazem parte jogadores que, há anos, exigem sair do Clube de todas as maneiras e feitios. (…) O Presidente, recusando este tipo de insinuações, intrigas e manipulações de grupo, que já vêm sendo modus operandi habitual daqueles que, por várias vezes, tentaram desestabilizar o plantel, ligou em frente aos atletas para o líder da referida claque. Não sabendo que estava em alta voz perante toda a equipa, desmentiu categoricamente."
Facebook 08/04/2018 (3 horas antes do jogo com o Paços de Ferreira)

"A caminho do Hospital, mas como não consigo desligar do SCP, deixo 4 notas (…) O Dr. Jaime Soares criou a maior confusão vista na história do Sporting CP, ao conduzir, de forma infantil e incompetente, uma AG. (…) Vem agora ameaçar-me. Eu tinha-o avisado que mais uma dele e que pediria a sua saída (…) Escusa de reunir a MAG que, diga-se, nunca se reviu nele nem esteve a seu lado, pois serei eu a pedir novamente à Direcção para se fazer uma AG para os sócios se voltarem a pronunciar (..). Se os Sócios não tiverem a memória curta, sairá pela porta pequena como em Poiares."
Facebook 09/04/2018 (9h16)

"Ontem, o Jaime Soares dava-me palmadinhas nas costas, e desejava-me as melhoras e que hoje fosse um dia muito bom para mim e para a "Joaninha". De repente, o poder caiu na rua e já veio atraiçoar quem sempre o defendeu (…) Querem viver na ignorância e sem defesa à altura das necessidades do nosso Clube? Se o Sporting fica mais forte desta forma, seja feita a vontade da maioria. Vamos, aos poucos, ser novamente um Clube submisso, calado, sem expressão e sem voz. Porque vamos perder a voz! (…) Que este meu afastamento do Facebook seja a vossa felicidade!"
Facebook 09/04/2018 (12h)"

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!