Últimas indefectivações

terça-feira, 10 de outubro de 2017

"Nada contra o Ajax da Holanda! Mas gosto mais do Ajax de cá!"

"Semelhanças entre um clube de futebol e um detergente? Sim! SL Benfica e AFC Ajax tem no seu acervo taças que são prova disso.

O que é que a Holanda tem no futebol que Portugal tem em detergente? Isso mesmo, o Ajax! Nos dias 12 e 19 de Fevereiro de 1969, SL Benfica e AFC Ajax encontraram-se para disputar os quartos de final da Taça dos Clubes Campeões Europeus e a marca de detergentes não perdeu a oportunidade. A coincidência entre o seu nome e o do clube holandês revelou-se uma excelente ocasião para promover a sua autodenominada acção imbatível na lavagem da roupa, e não só.
O anúncio surgiu pela primeira vez no jornal A Bola dias antes do jogo da 1.ª mão e, em letras garrafais, informava: 'O Ajax «torce» pelo Benfica mas dá 2 Taças!'. Eram elas a Taça 'Cavaleiro Branco', popular personagem do seu anúncio televisivo, e a Taça 'O Mais Poderoso', slogan da marca. A primeira deveria ser entregue ao clube que marcasse mais golos no somatório dos dois encontros, e a segunda àquele que ficasse em segundo lugar no marcador. A dar a cara à campanha surgia Costa Pereira que, com uma Taça em cada mão, afirmava: 'Não tenho nada contra o Ajax da Holanda! Mas gosto mais do Ajax de cá!'.
Na 1.ª mão, no Estádio Olímpico de Amesterdão, os portugueses venceram por 3-1. Na 2.ª mão, no Estádio da Luz, como referiu o jornal O Benfica, o encontro 'foi uma autêntica chapa fotográfica em negativo (...) do jogo de Amesterdão, sob todos os aspectos, desde o rigor exacto dos números à paradoxal exibição das duas equipas'. Ao terminar com o resultado de 3-1 a favor dos visitantes, a decisão da eliminatória foi adiada para um terceiro jogo, que viria a realizar-se em Paris a 5 de Março.
O que não foi adiado foi a entrega das taças 'oferta do Super Detergente Ajax', até porque o Ajax de cá pensou em tudo e, em caso de empate, dizia o anúncio, 'a Taça «Cavaleiro Branco» será entregue ao que sofrer menos cantos e a Taça «O Mais Poderoso» ao que sofrer mais cantos'. No final do jogo, 'na impossibilidade de competência de Costa Pereira', foi o campeão europeu Mário João que desceu ao relvado da Luz para entregar as taças aos capitães de ambas as equipas. A Coluna coube a 'Cavaleiro Branco' e a Bals a 'O Mais Poderoso'.
A Taça 'Cavaleiro Branco' é um dos muitos objectos que constituem o acervo do Sport Lisboa e Benfica que, não integrando a exposição permanente do Museu Benfica - Cosme Damião, se encontram em reserva no Departamento de Reserva, Conservação e Restauro."

Mafalda Esturrenho, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!