Últimas indefectivações

sábado, 23 de setembro de 2017

Evitar a guerra civil

"Nesta altura, convém saber a diferença entre não ganhar sempre tudo e perder sempre tudo. Sofrer por antecipação não é saudável.

Como diria o tio avô do presidente de um clube rival: «O povo é sereno, é só fumaça». Também para mim, como adepto, era óbvia a necessidade de um guarda-redes experiente e de um central de créditos firmados, mas daí entrar em histeria colectiva vai uma diferença muito grande. Quem vende um jogador ao Man. United, outro ao Barcelona e outro ao Man. City perde, obviamente, qualidade. Negar esta evidência seria imbecil. Bem sei que já não ganhamos qualquer título desde o último mês, mas também não houve mais nenhum em disputa desde o último que ganhámos, nem do penúltimo ou de antepenúltimo. No fundo, por agora, apenas nos poderemos queixar de ter ganho tudo, o resto é sofrimento por antecipação, actividade a que por vezes também me dedico, mas não é nada saudável nem produtiva. Bem sei que perdemos alguns pontos (de forma criticável) e bem sei, também, que fizemos exibições menos conseguidas, para não dizer pior. Mas isso não aconteceu quando ganhámos os últimos títulos? Mas será que foi aos berros que lá chegámos das últimas vezes? Aos dirigentes não se pede a mesma berraria da tasca ou do café, mesmo que a mim, por vezes, também me apeteça, e esteja bem mais sintonizado com a tasca ou o café, que com a lucidez das decisões. Eu sei bem que não será aos berros que lá se chega. Não estou optimista, mas se há certeza que tenho é sobre o caminho que não se pode seguir, o da guerra civil, e do bravata e do da discussão estéril sem nenhuma solução.
Depois se saberem os números, todos dizem que ganhavam o Euromilhões. Sim, perdemos no Bessa, contra uma das mais frágeis equipas do campeonato, num jogo onde íamos avisados do que poderia suceder. Ninguém saiu do Bessa mais chateado que eu. Culpa nossa, sem dúvida, e nossa terá de ser a solução. Também me soube a pouco o empate com o SC Braga, embora tenha gostado de apontamentos de Krovinovic (vem aí jogador) ou da entrega de Raúl Jiménez.
Nesta fase, convém ter presente a diferença entre não ganhar sempre tudo e perder sempre tudo.
A minha sugestão para congelar o mau agoiro, seria ganhar ao Paços de Ferreira amanhã, ir à Suíça acertar os ponteiros do relógio e não entrar pela madeira dentro. Vamos começar amanhã, com boa casa, e muito apoio frente ao Paços de Ferreira."

Sílvio Cervan, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!