Últimas indefectivações

sexta-feira, 17 de junho de 2016

Despertar o bom futebol

"A entrada no Euro'2016 não foi a esperada, mas há que dar uma resposta à altura, com maior qualidade de jogo na partida de amanhã com a Áustria. Numa semana, o país futebolístico passou da euforia à depressão. A goleada à Estónia serviu para mobilizar as hostes, mas o empate com a Islândia acabou por colocar um travão nas expectativas. É caso para dizer que nem 8 nem 80. A prestação dos nórdicos não pode ser considerada uma surpresa. Deixaram a Holanda fora deste Europeu e apuraram-se à frente da Turquia, apenas a 2 pontos da República Checa. Tínhamos de estar avisados.
É uma equipa de jogadores altos e robustos, que apesar do pouco talento e técnica limitada, tem uma enorme entrega e solidariedade dentro de campo e apresentou-se motivadíssima com a estreia numa grande competição de selecções. Praticam um futebol simples e directo, com muitas bolas aéreas, mas que tem dado frutos. A nossa Selecção não soube lidar com esse estilo de jogo, já que foi precisamente uma bola bombeada para a área que resultou no golo adversário. Com um futebol muito lateralizado e sem gente na frente a dar apoio aos avançados, faltou maior discernimento na circulação de bola, assim como mais movimentações e objectividade no último terço do terreno, como também frisou o seleccionador.
Segue-se agora a Áustria. Possivelmente o adversário do grupo que apresenta melhor qualidade de jogo. A derrota dos austríacos com a Hungria foi relativamente enganadora, já que apesar do bom desempenho defensivo dos húngaros, a selecção da Áustria exibiu mais argumentos e acabou por não ser feliz. Ambas as equipas chegam a este jogo pressionadas para vencer. Teoricamente, Portugal é superior, mas terá de o provar dentro de campo, sendo capaz de criar mais perigo e não se deixando surpreender na defesa, sobretudo no jogo aéreo, onde iremos encontrar pela frente um 'gigante' bem conhecido: o ex-portista Marc Janko. Sempre que arrancámos com um empate numa grande competição, passámos à fase seguinte. No Euro'2004 iniciámos com uma derrota e chegámos à final. Que este percalço sirva para despertar o bom futebol da equipa portuguesa.

Positivo
Ao que tudo indica, Fernando Santos terá todos os jogadores à sua disposição para o próximo jogo. Sem lesões, o seleccionador ganha margem para escolher a melhor equipa possível.

Negativo
O futebol praticado pela Selecção acabou por ser demasiado previsível face a um oponente muito fechado. Há que acrescentar intensidade, rapidez e desmarcações ao jogo português."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!