Últimas indefectivações

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Hall of Fame - Galeria dos nossos Campeões

Das promessas eleitorais da actual Direcção, em relação às infra-estruturas, aquela que ainda está em falta, é o Museu. Pelas notícias que nos vão chegando, já não faltará muito para que no Estádio da Luz, seja inaugurando o nosso grande Museu... O trabalho que está a ser feito na recuperação do nosso Património é exemplar, as expectativas estão altas, mesmo com algumas discripâncias estatísticas que têm sido tornadas públicas (que espero que sejam 'resolvidas', até porque o Benfica, está acima de qualquer problema de egos...), mas os Benfiquistas em geral, esperam que o Museu seja o novo Ex libris do Benfica...

A História, são títulos, são Taças, são momentos de glória, é o sofrimento, são os golos, é a festa, as viagens, as cores, os cheiros, os cânticos, as fotos, os abraços a desconhecidos... mas quando recordamos o passado, normalmente, indexamos as nossas memórias aos interpretes: jogadores, treinadores...

Os Americanos tem muitos defeitos, inventaram muita coisa completamente desnecessária, mas noutras coisas são incomparáveis. O tratamento que eles dão há sua História é extraordinário, alquimia pura, transformam o nada em ouro... O desporto não é excepção, a maquina de criação de mitos não pára, tudo gira à volta da criação de Heróis de carne e osso, ídolos do passado... O Benfica tem uma tradição colectiva, mas são individualidades como Eusébio, Coluna, Torres, etc... que fazem a História do Benfica... Colocar em exposição as Taças é importante, mas são as histórias de vida dos nossos Campeões que inspiram as gerações futuras.

As Ligas, e equipas Norte-Americanas 'descobriram' o sistema do Hall of Fame, mais do que os objectos de Museu, são as personalidades a maior atracção...

Na longa História do Sport Lisboa e Benfica temos muitos antigos atletas e treinadores que merecem tal distinção (futebol e modalidades), ter no futuro Museu do Benfica, uma secção tipo Hall of Fame (com outro nome), seria espectacular. Seria mesmo, a Sala mais importante de todo o Museu, seguramente... Um colega blog, Vedeta ou Marreta, faz um trabalho parecido, escolhendo por eleição as referências do Benfica. Pessoalmente julgo que o critério tinha que ser ainda mais apertado, só os 'Grandes' tinham direito a figurar na lista. Existem muitos sistemas diferentes para eleger os homenageados: por eleição dos adeptos, comissão nomeada em Assembleia Geral... Obviamente existem particularidades que devem ser acauteladas, eu por exemplo acho que dirigentes e adeptos deveriam ficar de 'fora' desta distinção, as Águias de Ouro devem ser a referência para estes casos.

A Praça dos Hérois foi uma boa ideia, também estou curioso para ver o aspecto em redor da estátua do Eusébio, é uma ideia comercial com mérito, mas um espaço como o Monument Park dos Yankees em redor do Estádio da Luz, com as nossas grandes referências do passado, seria de certeza um local de peregrinação...!!!

Aqui fica o meu contributo, tal como aconteceu com a retirada do azul da TMN das camisolas do Glorioso, seria interessante criar movimentos idênticos para outras 'metas', esta parece-me justa...!!!

Deixo aqui algumas fotos e vídeos de Hall of Fame e Museus desportivos. Os bustos no Hall of Fame da NFL são os meus favoritos, o sistema vídeo do Hall of Fame dos New England Patriots é espectacular, o Monument Park dos Yankees é exemplar. Sou da opinião que neste caso os Europeus tem muito que apreender com os Americanos:



NFL Hall of Fame Gallery

Boston Red Sox Hall of Fame



Monument Park Yankee Stadium







2 comentários:

  1. Vamos lá ver se vai sair um Louvre ou um museu de cera de Fátima.

    P.S. Até que achei giro o museu de cera... nada de confusões!!!

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!