"A 16.ª Cimeira de Presidentes da Liga Portugal terá lugar no próximo dia 4 de dezembro, no Porto, e abordará questões fundamentais para o futuro do futebol profissional português, nomeadamente a chave de distribuição dos direitos audiovisuais, infraestruturas desportivas e, em particular, os quadros competitivos.
Mas afinal, o que são os quadros competitivos? No contexto desportivo, os quadros competitivos referem-se à estrutura e formato das competições organizadas no âmbito de uma determinada modalidade. Incluem decisões relativas ao número de equipas participantes, mecanismos de promoção e descida, calendário e fases competitivas, bem como critérios de acesso e distribuição nas várias divisões. Estes quadros definem, em essência, as regras do jogo em termos de organização desportiva, moldando o ecossistema que envolve clubes, atletas, adeptos e entidades promotoras/organizadoras. Muito recentemente, pudemos observar como a alteração dos quadros das competições europeias de clubes teve consequências relevantes para o futebol europeu e nacional, de cada um dos países com equipas participantes.
De acordo com o Regime Jurídico das Federações Desportivas, no seu artigo 29.º, compete à Liga elaborar e aprovar o regulamento das suas competições, onde os quadros competitivos estão refletidos e consagrados. Qualquer proposta de alteração a estas estruturas carece de análise, debate e aprovação em Assembleia Geral, assegurando a participação de todas as partes interessadas.
Assim, a abordagem aos quadros competitivos durante esta cimeira será decisiva, considerando que qualquer eventual alteração terá impacto direto na estrutura do futebol profissional nacional."

Sem comentários:
Enviar um comentário
A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!