"Nesta altura do ano muitos pais decidem sobre inscrever ou não os seus filhos em atividades desportivas. Muitos hesitam e, um dos maiores argumentos é o receio que os filhos possam não ter tempo suficiente para se dedicar à escola ou se desfoquem da mesma. Mas não poderiam estar mais errados. Independentemente da modalidade, as crianças e os jovens devem praticar atividade física e mais do que isso, devem competir. O desporto e a competição trazem benefícios únicos, sendo um meio de alcançar o bem-estar físico e emocional, além de desenvolver fortes capacidades de liderança, como comunicação e organização. Lutar para vencer exige cooperação, concentração, coordenação e criatividade, todos objetivos que valem a pena ser perseguidos por si só.
Apresento aqui as que com base na literatura considero ser as cinco mais-valias para a prática de desporto competitivo para crianças e jovens. Primeiramente, contribui para o desenvolvimento da resiliência e resistência à frustração, a competição ensina os jovens a lidar com desafios, fracassos e adversidades. Eles aprendem que a derrota faz parte do processo, mas que é possível superar. Essa mentalidade resiliente prepara-as para ultrapassarem outras adversidades ao longo da sua vida. Contribui inequivocamente para fortalecimento de competências de concentração e foco, durante a competição os jovens são expostos a diversos estímulos, sendo obrigados a aprender a selecioná-los e a focar-se nos essenciais. Desenvolve autoconfiança e autoestima, à medida que os jovens veem as suas competências progredirem e alcançam objetivos desportivos, desenvolvem uma maior confiança nas suas capacidades. Essa autoconfiança pode influenciar positivamente as suas interações sociais, desempenho escolar e disposição para enfrentar novos desafios. Promove a gestão emocional e a gestão de tempo, ensina os jovens a gerir emoções ao lidarem sucessivamente com a pressão, com o fracasso, mas também com o sucesso, enquanto desenvolvem simultaneamente disciplina e organização para equilibrar treinos, estudos e outras responsabilidades. E por fim, contribui para o desenvolvimento das competências de trabalho em equipa e comunicação, os jovens aprendem a trabalhar em grupo, a ouvir os outros e a expressar as suas ideias de forma clara, competências sociais essenciais para o sucesso em qualquer contexto.
O desporto e a competição não retiram o foco da componente académica, pelo contrário, permitem às crianças e jovens desenvolver competências essenciais ao sucesso académico, mas também ao sucesso na sua vida profissional e pessoal."
Sem comentários:
Enviar um comentário
A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!