"Os jornalistas d'O Sport de Lisboa enfrentaram os seus colegas de profissão num desafio de futebol
Em 3 de Maio de 1923, Cosme Damião, Félix Bermudes, Ribeiro dos Reis e Vítor Gonçalves entraram no Campo de Benfica para disputarem um jogo de futebol. Contudo, desta vez, não estavam a representar a equipa dos encarnados mas, sim, a do jornal O Sport de Lisboa, juntamente com outros membros deste periódico. A equipa adversária era um grupo misto 'constituído por redatores de jornaes diários'.
Foi com o 'o intuito de estreitar camaradagem que se pensou neste interessante passatempo', mas, mesmo assim, o 'encontro foi rijamente disputado, decorrendo com entusiasmo e correção'. A superioridade do grupo O Sport de Lisboa foi clara, tendo tido uma prestação positiva 'pela rapidez e pelas passagens curtas e rasteiras'. Em contrapartida, 'o grupo de redatores dos jornaes diários, que não estava treinado e jogava pela primeira vez, ressentiu-se da falta de combinação e do excesso de jogo pessoal', além de que lhe faltavam alguns jogadores. Sem grandes surpresas, este jogo amigável terminou 3-0, a favor do 'team do jornal O Sport de Lisboa'.
Todavia, o resultado não era o mais importante, e no 'fim reuniram-se todos em almoço de boa camaradagem', que 'correu com ordem e animação, entre camaradas que se estimam, a despeito de pontos de vista que nem sempre são precisamente os mesmos'. Este encontro ficaria para sempre eternizado com uma fotografia de ambas as equipas juntas. E pretendia-se que não fosse um caso isolado, pois 'Alfredo Wunderli ofereceu uma taça para ser disputada em futuros encontros entre jornalistas desportivos, tendo sido nomeada uma comissão para elaborar o respetivo regulamento, ficando constituída por Cosme Damião, Félix, Bermudes, Mário de Oliveira, Ribeiro dos Reis e Alfredo Wunderli'.
Saiba mais sobre a imprensa desportiva relacionado com o Benfica na área 16 - Outros Voos, do Museu Benfica - Cosme Damião."
Lídia Jorge, in O Benfica
Sem comentários:
Enviar um comentário
A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!