Últimas indefectivações

terça-feira, 12 de janeiro de 2021

"É só até à volta..."


"O primeiro acampamento organizado pelo Benfica foi uma estreia auspiciosa para a modalidade

O Benfica iniciou-se na prática de campismo em 1950, alargando ainda mais o ecletismo do clube. No seu ano de estreia, a secção organizou o I Acampamento do S.L.B. - Intercolectividades. O acampamento esteve instalado no Quinta das Areias, no concelho de Vila Franca de Xira, cedida amavelmente pelos proprietários, pela primeira vez, para esse fim. No local existia um tanque com canalização, para lavagens, e um extenso arvoredo que projectava sombras sob as quais podiam ser erguidas as tendas.
Foi um acontecimento que 'despertou invulgar interesse e ao local ao acampamento acorreram muitas centenas de visitantes', com os primeiros campistas a chegarem na sexta-feira, dia 21 de Julho, às primeiras horas de manhã, que imediatamente começaram a armar as suas tendas. Um dos campistas, com 64 anos e praticante desta modalidade havia mais de 30 anos, fez o trajecto Lisboa-Vila Franca de Xira a pé, 'não por falta de fundos mais porque assim entende ser o ideal'.
No dia seguinte, realizou-se a cerimónia de inauguração oficial. Foi uma cerimónia simples, durante a qual se procedeu ao içar das bandeiras - a portuguesa, a do Benfica e as das muitas colectividades que estiveram presentes - e entoou-se o hino nacional, seguido por vários discursos. Francisco Retorta, vice-presidente dos 'encarnados', frisou que o 'Benfica é uma colectividade eclética e, por isso, não podia ficar indiferente (...) à salutar prática do Campismo'. À noite, acendeu-se a tradicional fogueira de acampamento.
No domingo, o derradeiro dia, o acampamento esteve aberto ao público e realizou-se a despedida dos cicloturistas do Clube que iriam participar no raide Lisboa-Paris. Os campistas entregaram-lhes duas fitas para serem depositadas no Monumento ao Soldado Desconhecido, na capital francesa. À noite, os campistas desmontaram as suas tendas e, à saída, alguns núcleos entoavam uma canção em jeito de despedida, que dizia 'É só até à volta...'.
Pode ficar a saber mais sobre as várias modalidades do Clube na área 3 - Orgulho Eclético do Museu Benfica - Cosme Damião."

Lídia Jorge, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!