"Hoje temos um dia de semana invulgarmente preenchido, ainda mais tendo em conta o contexto competitivo recente das várias modalidades, seriamente afetado pela pandemia e em que se assistiu, com a exceção do futebol profissional, ao encerramento abrupto da temporada passada.
Serão cinco as equipas do Sport Lisboa e Benfica em ação ao longo do dia, com destaque para a de voleibol, que disputará a final da Supertaça com o SC Espinho, às 19h45, em Gondomar, e para a equipa feminina de futebol, que se estreará na Liga dos Campeões, na Grécia, frente ao PAOK (12h30).
Depois de derrotarem o Sporting nas meias-finais, os nossos voleibolistas têm hoje a oportunidade de conquistar a terceira Supertaça consecutiva. Os comandados de Marcel Matz, campeões nacionais em título e que, na época passada, lideravam a principal prova quando interrompida e, posteriormente, cancelada devido à pandemia, voltam assim a marcar presença numa final, numa competição com um novo formato (seis clubes) e que sofreu vários adiamentos de jogos causados por surtos de coronavírus. Matz revelou que "a expectativa é de um jogo muito difícil", mas assegura que a equipa está "num bom momento e cada vez mais forte para disputar os jogos decisivos".
Quanto à nossa equipa feminina de futebol, realce para o carácter histórico da partida. Logo na época de estreia, em 2018/19, sagrámo-nos vencedores da Taça de Portugal e da 2.ª Divisão, garantido a subida ao escalão máximo. Na temporada passada, além de ter conquistado a Supertaça, a equipa perseguia o título de campeã nacional, mas a pandemia provocou o final antecipado das competições. Já esta época, conseguimos uma importante vitória em Famalicão, numa partida relativa às meias-finais da Taça de Portugal 2019/20. Hoje, o objetivo passa por seguir em frente na mais importante prova europeia, cientes de que a eliminatória é disputada apenas num jogo e em casa do adversário, o qual beneficia da vantagem teórica de ser mais experiente na Europa.
Haverá ainda jogos das equipas masculinas de basquetebol, futsal e hóquei em patins, todos a contar para o Campeonato Nacional de cada modalidade.
Às 20 horas, na Luz, a nossa equipa de hóquei em patins defrontará o HC Tigres. Às 21, os nossos futsalistas jogarão em Burinhosa, para medirem forças com a equipa local. E, meia hora mais tarde, será a vez de os nossos basquetebolistas entrarem em ação no Barreiro, frente ao Barreirense.
Que seja um dia de pleno sucesso para as nossas equipas. De muitos, um!"
Na blogosfera benfiquista fala-se muito pouco das nossas equipas femininas das várias modalidades. E como elas merecem ser mencionadas! E como elas merecem que falemos delas e que lhes demos o nosso apoio!
ResponderEliminarAs nossas meninas dão lições de raça, de querer, de empenho, de chama imensa, de espírito de equipa, que deveriam ser referidos e mostrados aos atletas masculinos. Sem as peneiras (e os chorudos ordenados) daqueles, muitos dos quais se julgam as vedetas que não são, lutam nos campos e pavilhões e pistas e piscinas, são esforçadas e solidárias, jogam e ganham jogos e somam títulos e troféus, e suam e honram a camisola que vestem de uma maneira que dá gosto ver e que deveria servir de exemplo aos homens. Elas jogam, não fingem que jogam. O jogo todo. Elas correm, não fingem que correm. A partida inteira. Com elas não há manhas nem maldades. Elas trabalham a sério, são sérias e empenhadas, e respeitam as adversárias. Elas querem é jogar/praticar desporto. Elas encarnam o que existe de mais genuíno no espírito desportivo. Elas jogam o jogo pelo jogo, praticam o desporto pelo desporto, e não descansam até vencerem. Que exemplos de desportistas são as nossas princesas!
A cada dia que passa aumenta o meu gosto pelo desporto no feminino.
Grande vitória das nossas princesas do futebol, para a Liga dos Campeões, em Salónica, precisamente onde os masculinos nos desiludiram e desgostaram, por terem caído com estrondo e desonra. Parabéns a todas e à equipa técnica, e muito obrigado pela alegria que me deram e pelo quanto honraram o Sport Lisboa e Benfica.