Últimas indefectivações

sábado, 13 de julho de 2019

Impossível substituir legado de Jonas

"Sempre que algum avançado do Benfica falhar um golo irá ouvir-se na bancada: «Com Jonas esta estava lá dentro»

Quarta-feira passada, no jogo frente ao Anderlecht, os benfiquistas viveram um momento de saudade. Cinco anos antes, no final de uma pré-época muito fraca, chegou Jonas como a última contratação. Há factos simples que mudam o curso da história, a contratação de Jonas, naquela altura, mudou a nossa história dos últimos cinco anos. Quatro vezes campeão nacional, muitos outros títulos, golos e e alegrias depois, Jonas deixa um legado de qualidade e magia difíceis de esquecer e impossíveis de substituir.
Será, agora, inevitável sempre que um avançado do Benfica falhar um golo ouvir-se na bancada «com o Jonas esta estava lá dentro». Jonas ganhou o direito a pertencer aos inesquecíveis da história do Benfica.
O treino contra os belgas do Anderlecht deixou notas positivas e começou a ajudar a definir alguns dispensáveis, embora nesta fase da temporada tudo seja demasiado precoce. Só Bruno Lage, que com eles treina todos os dias, poderá ter a noção exacta da qualidade e das necessidades. Veremos mais amanhã contra a Académica.
O sorteio da passada sexta-feira lançou as bases do nosso caderno de encargos rumo ao 38. Aquilo que o Benfica deve fazer é ignorar por completo duas coisas: a sua hipotética vantagem ou favoritismo e a suposta crise ou fragilidade dos seus principais adversários.
É óptimo para o Benfica ser campeão em titulo, é óptimo ser o clube que mais títulos venceu, é óptimo ter uma base da equipa que transita da última época mas tudo isso não nos dá sequer um ponto de vantagem. Partimos todos com zero pontos e não serão as vitórias do passado que asseguram nenhuma vantagem competitiva.
O discurso Calimero, à volta dos nossos adversários é um logro no qual não poderemos cair. O Sporting vai aparecer forte e o FC Porto muito forte desde o início do campeonato. Pensar ou agir com base noutras premissas era cometer um erro de principiante e dar vantagem aos adversários que merecem respeito e inspiram cuidado.
Quis o calendário que pudéssemos começar na Luz num encontro entre os campeões da primeira e da segunda Liga e que terminássemos também no nosso estádio contra o eterno rival. Quer o calendário assim, nós benfiquistas nesse dia de Maio a conquista do 38."

Sílvio Cervan, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!