Últimas indefectivações

sábado, 14 de julho de 2018

Capitão coragem

"Hoje joga a Bélgica e recuperamos Jan Ceulemans, que contribuiu para a melhor classificação belga em Mundiais: 4.º lugar no México’86.
Jan estreou-se pelos Diabos Vermelhos aos 19 anos, na qualificação falhada para o Mundial da Argentina de 1978. O carismático ‘Capitão Coragem’ – pela liderança e labor demonstrado dentro e fora do campo – marcou 23 golos pela Bélgica e ainda é um dos seus jogadores mais internacionais (96).
Em 1980, Ceulemans foi vice-campeão europeu pela Bélgica. O robusto Jan – media cerca de 1,90 m – apresentou qualidade de passe e bom jogo aéreo. Titular em todos os jogos, foi escolhido para a equipa do torneio e ficou em 5.º lugar na votação para a Bola de Ouro.
Com o início da década de 1980, surgia a ‘Bélgica de Ceulemans’, enquanto guia de uma grande geração belga presente em três Mundiais: 1982, 1986 e 1990.
Em 1982, na abertura, Jan ajudou à vitória por 1-0 contra os campeões argentinos (já com Maradona). No jogo seguinte, os belgas defrontaram El Salvador, que sofrera das mãos húngaras a maior derrota do Mundial: 10-1. Avisados, os salvadorenhos apresentaram-se ultradefensivos e a Bélgica lá goleou por… 1-0.
Mas o grande momento de Ceulemans surgiu no México’86. Na fase a eliminar, superaram a forte URSS por 4-3 e a Espanha nos penáltis, sempre com o ‘Capitão Coragem’ em grande destaque, com um golo em cada jogo.
Na meia-final, a Argentina desforrou-se de 1982 com dois golos de/à Maradona (o segundo, uma espécie de ‘encore’ do conhecido ‘slalom’ contra a Inglaterra) e o 3.º lugar, golo de Jan, seria perdido para a França. O Capitão surgiu na equipa ideal ao lado de vultos como Tigana, Platini e Maradona. Foi preciso Coragem!
Bravura é o que os belgas pedem à nova geração de ouro para que, não morrendo na praia, consiga ‘trabalhar para o bronze’ e supere a ‘Bélgica de Ceulemans’.
Hoje pode ser o dia de um novo Capitão que crie a ‘Bélgica de Hazard’! A má notícia para os ingleses é que a Bélgica também tem, entre outros, De Bruyne, Mertens e Lukaku. Lá diz o adágio… um hAZARd nunca vem só!
Palavra e… Coragem de Capitão?"

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!