Últimas indefectivações

sexta-feira, 2 de março de 2018

Educação desportiva

"Ponto prévio: os adeptos têm o direito de se manifestar em função do rendimento da equipa ou do atleta. Mas esse direito tem limites na forma de expressão. Não podem ser permitidos actos violentos, verbais ou físicos. De parte a parte. O respeito que se exige tem que ser mútuo,dos competidores para o público e deste para os competidores.
Em muitos momentos, principalmente quando as expectativas são defraudadas,a primeira reacção é de assobiar a equipa ou o atleta durante a competição. A maioria até pode ficar em silêncio, mas as manifestações de protesto fazem-se sentir de forma muito audível. A criação de um ambiente adverso influência o rendimento individual e colectivo. Torna o momento mais difícil de ser ultrapassado, influência o equilibro emocional necessário para se inverter a situação. Mas estas situações não dão direito a nenhum agente desportivo de se manifestar em plena competição contra os espectadores. Por vezes acontece, por mais racionais que possamos ser, mas temos que estar treinados para evitar esse confronto. Esse treino deve ser estendido aos adeptos. A causa é comum, ausência de educação e treino desportivo. Não é pela via, repressiva que se altera estar situação, bem pelo contrário. O desporto entre nós ganhou contornos perigosos, que têm de ser combatidos pela educação e com a prática desportiva. A maioria nunca fez desporto e muito menos competiu. Aqui está o maior problema.
Compreendo que não é fácil ver a sua equipa ou atleta preferido em sub-rendimento, a cometer erros, a falhar aquilo que para quem está a ver parece mais simples, mas é bem mais complicado para quem está em competição sentir que num momento em que erra e falha e que parece fácil, é trucidado por aqueles que seriam um dos primeiros suportes para ultrapassar o momento negativo. O que se ganha com isso? Nada! Só os adversários tiram proveito. O apoio dos adeptos é, pois, decisivo para o sucesso."

José Couceiro, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!