Últimas indefectivações

terça-feira, 16 de maio de 2017

Um dia para sempre recordar

"Eusébio, nos seus tenros 8 anos, marcou presença para ver o Benfica, que jogava pela primeira vez em solo africano.

Eusébio aterrou, pela primeira vez, em Lisboa, numa noite fria de Dezembro de 1960, sendo esperado por vários jornalistas. Mal pousou um pé em terra firme, deu as suas primeiras entrevistas na capital portuguesa, respondendo um pouco timidamente, às várias perguntas. Uma delas fê-lo recordar a primeira vez que vira o Benfica jogar:
'- Espera adaptar-se bem ao futebol da Metrópole?
- Venho com essas esperanças. Pelo menos, tenho a certeza de que vou trabalhar com afinco para isso,  no clube que, há dez anos, vi jogar em Lourenço Marques e que, apesar de eu ainda ser um garoto, logo me fez simpatizar com ele...'.
Esta não seria a única vez que falaria nesse momento inédito da sua vida, pois Eusébio e todos os que o viveram nunca mais o esqueceriam.
O Benfica acabara de arrebatar a Taça Latina, o maior feito da sua história até então, quando resolveu tornar realidade o 'velho sonho de muitos benfiquistas': uma digressão ao continente africano. Esperava-o 'momentos apoteóticos' em todas as terras por que passou, tendo a jornada começado precisamente em Lourenço Marques, actual Maputo, capital de Moçambique.
O seu primeiro encontro de futebol, a 29 de Julho de 1950, foi a partida inaugural do campo de jogos do Desportivo de Lourenço Marques, filial do Benfica. Era um dia de festa. Milhares de pessoas compareceram para ver a imponente obra, construída num tempo recorde, e o 'entusiasmo da assistência atingiu o rubro quando a equipa do Benfica, chefiada por Francisco Ferreira, entrou em campo'.
O desafio frente ao clube anfitrião terminou com 6-1 a favor do Benfica, com golos por intermédio de Arsénio(3), Julinho(2) e Rogério. No final, a assistência 'ovacionou demoradamente a equipa campeã, sendo unanimemente a opinião de que o futebol exibido pelo Benfica maravilhara todos quantos o viram'. Eusébio, menino, nos seus 8 anos, não foi excepção.
Pode ficar a saber mais sobre esta sensacional digressão na área 26 - Benfica Universal, no Museu Benfica - Cosme Damião."

Lídia Jorge, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!