Últimas indefectivações

segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Bronze Olímpico, que devia valer Ouro !!!

Finalmente uma medalha Olímpica para uma das melhores atletas Portuguesas de sempre!!! Depois de 11 medalhas em Europeus e 5 em Mundiais, para além das medalhas em Taças do Mundo, além nos Campeonatos de Juniores e sub-23... Telma Monteiro, merecia, merecia muito entrar neste pequeno grupo de portugueses com medalhas Olímpicas... ainda por cima nestas circunstâncias: uma lesão muito grave a poucos meses dos Jogos, com operação ao joelho pelo meio, praticamente sem competir antes dos Jogos...

Por incrível que pareça, esta medalha de Bronze acaba por saber a pouco, porque a Telma hoje, merecia estar a lutar pelo Ouro! Não fosse, uma arbitragem inacreditável nos Quartos-de-final!
A adversária Mongol, fez 'anti-jogo' permanente durante os quase 5 minutos do combate, evitando constantemente as 'pegas', à chapada e ao empurrão, sempre sem pegas... e depois fazia supostos ataques, tipo 'atropelamento', sem ter a pega, claramente ataques-falsos, que deviam ter sido punidos, mas não foram... e ironia das ironias, no Golden  Point, a Telma leva um 'amarelo' por não atacar, quando o único verdadeiro ataque do combate, foi mesmo feito pela Telma, todos os outros supostos ataques da Mongol não deviam ser considerados!

A restante caminhada até foi relativamente fácil, a Telma ficou isenta da 1.ª ronda, nos Oitavos contra a Judoca da Nova-Zelândia dominou completamente o combate, só faltou o Ippon que esteve 'quase' várias vezes... depois a derrota nos Quartos! Na repescagem com a Pavia, foi sem espinhas... e no combate pelo Bronze, ganhou vantagem cedo, e soube controlar sempre a adversária Romena... Diga-se que nestes dois últimos combates a Telma beneficiou de algum cansaço das adversárias, que nos combates anteriores fizeram autênticas maratonas!!!

Ao contrário de algumas parangonas e optimismos excessivos, para mim Portugal tinha altas probabilidades de ganhar 2 medalhas nestes Jogos Olímpicos: a Telma e o Rui Bragança no Taekwondo! Existe potencial numa ou noutra situação (Canoagem...), mas serão sempre surpresas...
Sendo assim, a Telma hoje não desiludiu... E mesmo após aquela situação nos Quartos-de-final, não perdeu a cabeça e mostrou mentalidade de Campeã!!!!
Num país, onde existe uma mentalidade pouco competitiva reinante, onde mais de 90% dos atletas portugueses que vão aos Jogos, nas provas ao cronometro fazem tempos piores; nas modalidades com ranking's mundiais, somos constantemente derrotados por adversários com pior ranking... etc... etc... etc... Atletas como a Telma devem ser usados como exemplo para todos... talvez um dia o fado mude e a superação dos nossos atletas nos grandes momentos passe a ser a norma e não a excepção!!!


O primeiro Benfiquista a entrar em acção no dia de hoje foi o Nuno Saraiva no Judo. Que teve realmente muito azar no sorteio, já que calhou-lhe um Húngaro muito forte e experiente (vice-campeão Olímpico), que controlou todo o combate no tapete, com o Nuno a ter muitas dificuldades em entrar na luta... acabou por defender-se bem, mas o jovem não mostrou capacidade para atacar... Vai ter outras oportunidades no futuro...

A meio da tarde o Tiago Apolónia disputou o seu primeiro encontro de Ténis de Mesa, e perdeu! E perdeu mal, porque tinha potencial para vencer, porque tem um ranking muito melhor, e é melhor jogador... Mas esteve muito mal...
O português com verdadeiras hipóteses de chegar longe é o Marco Freitas, o Tiago dificilmente chegaria às rondas finais, assim pode 'descansar' para a competição por equipas, onde os jogadores portugueses nos últimos grandes campeonatos se têm superado!!!

PS: Inacreditável a não transmissão em directo do jogo do Marco Freitas na RTP! Continua-se a 'brincar' com o erário público!

4 comentários:

  1. Concordo que sabe a ouro, mas por motivos diferentes. Na altura fiquei com a mesma imprensão da arbitragem no combate da mongol, mas acho que o critério foi uniforme com as outras provas.

    A "pega de empurrão" parece ser moda no Rio e o único problema foi a Telma ter começado a refilar com o árbitro. É o problema dela desde sempre (ou o problema de ser português). De resto, no último minuto a Telma relaxou e mal atacou e no ponto de ouro só teve um ataque frouxo... como os que a mongol fez! (Se fosse ao contrário dava shido? Fica a questão...)

    Acho, pela prova que todas fizeram, que se passa a Telma na Poule A, perderia a meia com a Matsumoto, de longe a melhor do dia, mas que teve aquela paragem cerebral frente à Dorjsuren.

    O Nuno foi ao Rio para rodar. Com 22 anos e já a este nível, dá para sonhar assim se mantenha humilde e trabalhador.

    Ainda falta o Célio. Está num momento de forma bom e acho que amigo como e da Telma pode muito bem pedir aquele foco e concentração, para fazer um brilharete e chegar às repescagens.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo que houve vários Judocas a tentar a pega rápida de empurrão seguido de ataque rápido, mas evitar 'pegas' à chapada foi só a Mongol a fazer...

      No último minuto estavam ambas cansadas, só que a Mongol continuou a fazer de 'touro', e a Telma tentou 'esperar' por uma 'pega' melhor!

      A única acção ofensiva de Judo a sério, de todo o combate foi da Telma num contra-ataque... ditar uma derrota Olímpica daquela forma, foi clara má vontade... e até pode ter sido devido aos protestos mais do que justificados da Telma!

      Um árbitro a este nível tem de perceber o contexto dos regulamentos. Fazem-se em tantas modalidades, regulamentos para impedir o anti-jogo, incluindo no Judo, e depois temos interpretações destas...

      Abraços

      Eliminar
    2. Quando disse que relaxou era mais por aí que queria dizer. A outra é um touro, ponto, a Telma fez o que pôde enquanto pôde.

      Acho que a Telma esteve mais activa do que "acção ofensiva de Judo a sério, de todo o combate foi da Telma num contra-ataque", mas por aí também se valida que não houve particular proteccionismo.

      Abraço.

      Eliminar
  2. É o projeto Olimpico a dar frutos e claro que também se deve á grande qualidade da Telma.

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!