Últimas indefectivações

sábado, 4 de junho de 2016

Renato Sanches é um cavalo selvagem

"De repente, o jogo da selecção portuguesa transformou-se. A equipa estava a jogar apenas com dez jogadores, por culpa daquela entrada desmiolada de Bruno Alves, que lhe valeu a expulsão imediata do jogo, e as dificuldades de transição de bola eram cada vez mais evidentes. A coisa já não estava fácil, mesmo no tempo em que se jogava onze contra onze. A Inglaterra, impetuosa, batia como mar bravo numa rocha, sem jeito para entender o jogo, sem um assomo de criatividade atacante e não conseguia mais do que uma espuma leve e ineficaz.
Portugal parecia, pois, ter o problema defensivo bem resolvido, em Wembley. A dificuldade maior estava na segurança e na eficácia da posse de bola, ganha em zonas muito recuadas. A equipa tinha, então, poucas ou nenhumas linhas de passe e, sem vocação para um futebol directo, tornava, obviamente, muito pouco promissoras as suas imberbes e ineficazes iniciativas de ataque.
Durou uma eternidade a tentativa de soluções que permitissem a Portugal conseguir, enfim, ter a bola, fazê-la circular e criar, então, situações ofensivas perigosas atrás da linha de defesa da Inglaterra. Até que entrou Renato Sanches. Já havia 70 minutos de jogo e a substituição de Adrien por Renato parecia ser, apenas, uma daquelas substituições da rotina chata dos jogos de preparação. A verdade é que o miúdo de apenas 18 anos de idade entrou e o jogo ofensivo português deixou de ser maçadoramente cristalizado. Finalmente, Portugal tinha encontrado uma solução para a sua transição de jogo. Não porque tivesse encontrado uma maneira engenhosa de criar linhas de passe entre os seus jogadores do meio campo, mas porque Renato, com impressionante poder físico, conseguia, na posse da bola, acelerar o jogo, conquistar espaço aberto e, assim, obrigava o adversário a desmanchar o cerco que lhe permitia um ataque em permanência.
É notável que um jogador tão jovem entre em Wembley num jogo contra a Inglaterra e se torne não apenas visível, como marcante.
Pode dizer-se - e é verdade - que o jogo lhe ia, em pleno, nas suas características de cavalo selvagem, que se torna indomável quando pode correr à desfilada e tem tanto espaço na sua frente. Mas é notável a personalidade do jogador. Há quem diga que é a irresponsabilidade natural dos jovens, muito ligada a uma irreverência própria da idade. Não me parece que seja isso. Parece-me, mais, uma daquelas personalidades de jogador de futebol que não se impressiona com nada nem ninguém e cujo destino é vir a ser um dos grandes e pisar os maiores palcos do mundo.
Os pouco mais de vinte minutos que Renato esteve em campo deram, de Portugal, um retrato um bocadinho mais colorido, depois de setenta minutos a preto e branco. E a questão que agora se coloca é: terá sido suficiente para convencer Fernando Santos de que Renato merece um lugar, de início, no meio campo português?
Julgo que a resposta é não.
Pensarão alguns que esta minha previsão se baseia, apenas, no conservadorismo do seleccionador nacional. Mas não é verdade. Os jogos com a Islândia, com a Áustria e com a Hungria terão características diferentes desta apresentação com a Inglaterra. Se Portugal passar a primeira fase do Euro e encontrar grandes e fortes adversários, que se disponham a jogar em ataque continuado, então, sim. Caso contrário, aquelas características de jogo só acontecerão em momentos em que Portugal estiver em vantagem no marcador e, assim sendo, é perfeitamente aceitável e, se calhar, aconselhável, que Fernando Santos mantenha o onze que - ninguém duvide - já tem na cabeça utilizar."

Vítor Serpa, in A Bola

PS: É engraçado verificar a diferença entre as opiniões de 'alguns', quando o Renato era 'somente' jogador do Benfica, e agora que é jogador da Selecção e do Bayern!!!
Não é preciso perceber muito de futebol, para verificar que existe uma diferença brutal entre o Renato e todos os outros médios da Selecção... mas não deixa de ser curioso, que 'alguns' só tenham chegado a essa conclusão, agora!

1 comentário:

  1. agora que já não é jogador do benfica vai passar de "besta" a "bestial" numa fração de segundo...e a titular indiscutível na seleção, vocês vão ver ...

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!