Últimas indefectivações

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Festa em Braga e duas ordens de prisão

"Em Braga, a equipa somou mais uma vitória no Campeonato Nacional. José Augusto e Coluna é que não ganharam para o susto.

Para cumprir o calendário do Campeonato Nacional, o Benfica deslocou-se a Braga no dia 28 de Fevereiro de 1965, a fim de realizar a 19.ª jornada.
A visita à cidade minhota foi motivo de 'festa rija'. A comitiva benfiquista foi recebida com 'requintes de fidalguia' e, antes do início ao desafio, a equipa foi homenageada pelas suas vitórias em competições internacionais. Das mãos dos dirigentes do SC Braga, o capitão Coluna recebeu uma salva de prata, e uma fábrica local associou-se ao tributo ao oferecer uma camisa a cada jogador.
O desafio iniciou-se de forma pacífica e assim continuou até ao intervalo. No segundo tempo vieram os golos, mas também os casos.
O grande caso do jogo ocorreu 'a quinze minutos da segunda parte: remate fulgurante saído da cabeça de Coluna, bola na interna da barra caindo perpendicularmente dentro da baliza, segundo uns, e não dando motivo a golo, na opinião de outros. Os jogadores do Benfica embargaram o caminho do árbitro, protestando veemente, formaram-se os grupinhos costumados em casos tais e meteu até a polícia'. Pouco depois soube-se: José Augusto e Coluna estavam a jogar sob prisão!
No final do jogo, enquanto as equipas se dirigiam para os balneários, tentou resolver-se o problema. os dois jogadores rodeados de elementos da PSP, do Benfica e de jornalistas, pediram desculpas, afirmando que não houve intenção de causar tanta agitação. 'A «cerimónia» teve até alguma descontracção da parte de José Augusto e Coluna que conversaram animadamente com as autoridades. Meia hora depois do jogo terminar os dois benfiquistas estavam em plena liberdade'.
O episódio 'nem chegou sequer a ficar como má recordação', pois os polícias foram compreensivos e até simpatizavam bastante com o Benfica. Para a história ficaria, sim, a conquista do Campeonato Nacional, para a qual contribuiu a vitória por 2-1 neste jogo.
Na área 6. Campeões sempre, do Museu Benfica - Cosme Damião, encontra-se o troféu do Campeonato Nacional de 1964/65 e todas as informações sobre os jogos e a equipa vencedora."

Débora Cardoso, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!