Últimas indefectivações

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Abre olhos !!!

Monterrey 3 - 0 Benfica

Mais um mau resultado na pré-época, mais uma exibição longe de convencer, em mais um jogo, onde até começamos bem, mas fomos perdendo qualidade...
A 1.ª parte foi equilibrada, é verdade que o Júlio César fez duas grandes defesas (na terceira foi assinalado fora-de-jogo), os Mexicanos ainda tiveram mais dois remates perigosos, mas o Benfica até teve o domínio territorial, e também criámos várias oportunidades: Nico (passe para trás parvo!!!) e Jonas de cabeça... além de remates de longe do Jonas, do Talisca e do Pizzi...
Ao intervalo, estava a ser um jogo positivo, mesmo sem extremos, mesmo com pouca gente e pouca criatividade nos últimos 15 metros, mesmo com muito espaço entre a nossa linha defensiva e a nossa linha de meio-campo, que permitiu os tais contra-ataques perigosos ao Monterrey, que o Júlio César safou...
No 2.º tempo os Rayados mudaram vários jogadores, entraram mais rápidos, e praticamente na primeira oportunidade marcaram (um livre lateral, onde a falta foi assinalada ao contrário!!! Algo 'normal'...!!!), pouco depois num penalty escusado do Pizzi (falhou o carrinho, e no chão tocou com a Mão na bola... por acaso até assistiu o adversário, que quase marcou, mas o árbitro marcou o penalty)... Logo a seguir vieram as substituições, e a equipa nunca mais dominou o jogo... E a Eusébio Cup, ficou no México.
De referir ainda a lesão do Luisão: mais uma vez a opção foi baixar o Fejsa para Central (os dois primeiros golos foram com o Sérvio a Central), noutros jogos o Samaris fez o mesmo. Com o Jardel lesionado, com o Luisão com dores nos abominais, e aparentemente sem confiança no Lindelof, fica claro para mim, que o empréstimo do César foi precipitado. O Luisão não está mais novo, será natural o nosso Capitão ter alguns problemas durante a época, ainda por cima o Luisão costuma demorar nas recuperações... Tendo tudo isto em consideração, ficar somente com 3 opções válidas é pouco. O Lindelof neste momento para mim, é um bom defesa-direito, que pode fazer de Trinco, mas como Central falta-lhe muita coisa...
Outro 'pormaior' do jogo desta madrugada foi a nossa faixa direita: Almeida/Talisca!!! Esta insistência do Talisca na ala...!!!

Recordo a estranheza pela desistência dos Corruptos da ICC. Com a imagem do espanhol desgastada, os Corruptos optaram por abdicar dos €3.5 milhões de euros, para terem assim uma pré-época mais fácil... O Benfica, Bicampeão, e com a potencial permanência do treinador, só tinha a ganhar quando aceitou a participação na ICC. Mas tudo mudou... Esta não era seguramente a pré-época que Rui Vitória queria... Temos os exemplos do Barça, do Man City, do próprio Chelsea que tiveram más pré-épocas, o Chelsea e o Bayern de Munique já perderam inclusivamente as respectivas Supertaças... Os nosso adversários internos, tiveram jogos muitíssimos mais fáceis: só o Valência com os Corruptos, e a Roma com os Lagartos (até ao momento, que o treinador dos Italianos resolveu substituir 8 jogadores em simultâneo, quando o jogo estava 0-0) foram adversários comparáveis com os opositores do Benfica (sendo que o Monterrey e o Red Bull, são de facto equipas com potencial mais baixo, mas com outro ritmo, e no caso dos Mexicanos com a hiper-motivação da inauguração do Estádio).. Mesmo os Ingleses do Crystal Palace e do Stoke são formações, de meio da tabela, formatadas para a Liga Inglesa, de valor real (esquemas técnico e tácticos muitos particulares), muito diferente das principais equipas Inglesas...
Dito isto, esta pré-época do Benfica foi preocupante. Qualquer Benfiquista, tem que estar preocupado... não podemos ficar cegos, principalmente a Direcção.
Tenho dito desde do início da pré-época, precisamos de um Lateral-direito, de um '8', de um Extremo (dois se o Nico sair), e de um Ponta-de-lança. Isto para não falar da tal situação do 4.º Central, nem do Defesa-esquerdo, já que um Sìlvio sem lesões, poderá ser a solução...
Espero que estes resultados negativos, sirvam pelo menos para o Benfica abrir os olhos!!! Mas além da definição do plantel, existe problemas na forma como a equipa está a jogar:
-afunilamento, sem extremos;
-pouca objectividade nos últimos 15 metros;
-pouca agressividade sobre o portador da bola;
-espaço entre linha defensiva e linha de meio-campo;
-indefinição do esquema táctico.
Durante anos, nunca compreendi as criticas dos Benfiquistas ao discurso bronco do Judas!!! Até parecia que o Benfica era um Clube da elite!!! O discurso equilibrado e politicamente correcto, do Rui Vitória não me incomoda, o facto dos jogadores gostarem mais da forma como Rui Vitória se dirige a eles, também não me deixa chateado, mas o mais importante, o fundamental, é existir disciplina, colectivo, objectividade e eficácia em campo... tudo o resto é folclore, a forma como os jogadores recebem a mensagem é indiferente, agora tem que haver mensagem...
O meu plantel seria: (1)Júlio, (2)Ederson, (3)Paulo; (4)Luisão, (5)Jardel, (6)Lisandro, (7)Lindelof (seria o César)!!!; (8)LD (contratação), (9)Semedo; (10)Sílvio, (11)Eliseu; (12)Samaris, (13)Fejsa, (14)Cristante, (15)Pizzi (ou Teixeira), (16)MC (contratação); (17)Carcela, (18)Gaitán, (19)Nuno Santos, (20)Guedes, (21)Ext (contratação); (22)Talisca, (23)Jonas, (24)Jonatahan, (25)PL(contratação).
Sendo que o André Almeida como polivalente, e o Salvio (obviamente) lesionado também podiam ficar no plantel... O Djuricic, e o Taarabt praticamente não foram opção, deixando em aberto a possibilidade do Mukhtar ser uma melhor opção!!!

Recordo ainda que a recuperação financeira do Benfica: pagamento e respectiva redução da nossa divida bancária, está dependente do nosso continuado sucesso desportivo... Por esta ordem e não o inverso. Títulos = retorno financeiro. Aliás, exactamente aquilo que temos feito nas últimas épocas...
Na próxima semana, vamos levar com o lançamento da Supertaça, como o jogo do século!!! Vai parecer que a época se vai definir no Estádio do Algarve!!! O mais importante neste momento é a definição do plantel e do esquema de jogo... A Supertaça é para ganhar, como é óbvio, mas não é decisiva. Se vencermos a Supertaça e não vencermos o Campeonato, ninguém se vai lembrar da Supertaça; se perdermos a Supertaça, e vencermos o Campeonato, nenhum Benfiquista ficará incomodado com isso.
O facto do Chelsea e do Bayern terem perdido as respectivas Supertaças este fim-de-semana, não foi o fim da época para as respectivas equipas, nem para os seus treinadores, mas tenho a certeza, que em Portugal, para o Benfica, será assim que será vendido o jogo, do próximo Domingo!!!

PS: O resumo que se segue parece ter sido feito nos estúdios da PorkosTV!!! As imagens não reflectem o que se passou no 1.º tempo:

8 comentários:

  1. Acho que estes 2 sistemas que o RV utilizou durante a pré época serão os que vão prevalecer durante a presente época.

    A minha opinião é que o 4x2x3x1 se comportou muito melhor que o 4x4x2 ou então o 4x2x2x2.

    RV optou por testar, e bem na minha opinião, os 2 modelos que tinha em mente, sendo que o segundo para ja não convence de todo e precisa de ser muito mais trabalhado para que seja válido em jogos a doer (acho que pode ser útil em deteminados jogos).

    O 4x2x3x1 acho que é um bom sistema, bem trabalhado, deixando a equipa adquirir bem as rotinas e podemos tornar-nos bastante fortes. Neste sistema teríamos que ter bons laterais a defender (Eliseu descartado) e os extremos sem grandes responsabilidades defensivas que apareçam muitas vezes em zonas de finalização. Talisca neste sistema acho que brilhava a jogar atrás do PL.

    Acho que não estamos preparados para a Supertaça mas acredito que RV vai saber armar bem a equipa e se psicologicamente mexer com a cabeça dos jogadores, pode ser um grande trunfo para o próximo jogo, uma vez que a qualidade dos nossos jogadores está lá, não desaprenderam ...

    Deixo aqui o meu 11:

    Júlio César

    André Almeida
    Luisão
    Jardel
    Sílvio

    Fejsa
    Samaris

    Gaitan
    Talisca
    Carcela

    Jonas

    Carrega Benfica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sílvio??? Só se for pra abrir autoestradas
      Almeida na esquerda e Semedo na direita.

      Eliminar
    2. É só substituir o Sílvio pelo Eliseu - o Sílvio esteve mt mal na América...

      O Semedo ainda tem de comer muita papa... na época passada na Equipa B nem sequer justificou esta chamada ao Plantel Principal... não esteve mal na América mas tenho muitas dúvidas q seja jogador para algum dia ser titular no Benfica...

      Eliminar
  2. Acho que todos já viram onde estamos metidos, neste momento só podemos contar com os que temos para a supertaça e mesmo assim com jogadores com dificuldades físicas Luisão e Jardel.
    Concordo com as contratações que pedes e juntaria um defesa central pois ontem vimos que seria um descalabro caso os dois que referi não pudessem jogar,tem que chegar jogadores que entrem de caras no onze principal sem qualquer dúvida.
    São 4 reforços jogadores já feitos e nada de meninos.
    Uma nota para Rui Vitoria gostava de o ver numa postura diferente no banco,nota-se que a maioria do tempo anda perdido nas ideias,sem saber o que fazer à tática nem saber colocar os jogadores em campo.
    Se for com estes jogadores então mais vale conformar-me,de certo não descemos de divisão.

    ResponderEliminar
  3. Mas viram o jogo todo?

    Viram os jogos do Benfica?


    Onde é que se perdeu a qualidade táctica? De que falam concretamente?

    Estão a comparar pré-epocas dos 3 clubes, é isso? São comparáveis? Não.

    O JJ é o melhor treinador a treinar em Portugal? Sem dúvida!

    Mas será que o Rui Vitória é uma merda que já rebentou com tudo? Claro que não.

    Ontem estavam os comentadores mexicanos a dizer que há hora do jogo estavam TRINTA E SETE GRAUS (37)!
    Como é que se joga a 37 graus com muita qualidade? QUando e onde?!?

    Na primeira parte, com a equipa "titular" o jogo foi completamente equilibrado.
    Mesmo sabendo-se que o Jonathan não é o Lima, e que o Talisca a médio direito não é o Sálvio (que dá aceleração e jogo vertical), e que o André Almeida não é o Maxi a subir pelo flanco.

    Estavam à espera de maravilhas?!?

    Vi o jogo com atenção, tirei fotos dos esquemas tácticos que o Benfica ia mostrando, a defender e a atacar, e o que vi foi CONSISTÊNCIA e TREINO:
    - Vi a linha defensiva entrosada, mantendo muito do que foi o ano passado;
    - lateral oposto à bola a fechar com os centrais;
    - lateral do lado da bola em pressão;
    - Fejsa a recuar para terceiro central;
    - laterais abertos na transição ofensiva;
    - esquemas tácticos de cantos e livres a resultar, com subidas em bloco para trabalhar os foras-de-jogo.

    Pontos negativos:
    - Jonas e Jonathan não estão entrosados;
    - Não desce um deles para quinto médio, mantendo-se os dois subidos na pressão, não descendo quando a pressão não resulta;
    - Jonas (ou Jonathan) ainda não exploram o espaço entre a defesa e meio-campo;
    - Talisca não está adaptado (nem estará, arrisco) a médio direito.

    Pormenores:
    - Quando a reposição de Júlio César é para a frente, é a Talisca que é solicitado o choque aéreo.

    Viram-se trocas de bola, tentativas de jogo curto.

    Faltou:
    - alguém para entrar para linha em profundidade (esquerda ou direita), como faziam Sálvio e Maxi.

    Claro que na segunda parte, com trocas de muitos jogadores, com dois centrais muito mais fracos (Lindelof ainda não tem estaleca para isto!), tudo piorou. Mas isso foi com a segunda equipa.

    Não percebi porque Jonas e Gaitan jogaram tanto tempo... provavelmente por Rui Vitória está condicionado e teve medo de piorar ainda mais.

    Agora dizer que está tudo mal? Não concordo!

    Concordo que a pré-época do Benfica foi má. Mas então: não terá sido logo a planificação que foi catastrófica?!? Num ano de mudança de treinador, estar 3 semanas na América é MUITO DIFÍCIL!
    Viagens constantes, mudança constante no campo de treinos, fazer e desfazer malas, temperaturas e humidade LOUCAS, HORÁRIOS TROCADOS...

    ... pode comparar-se esta pré-epoca do Benfica com a dos rivais? CLARO QUE NÃO!
    A CULPA é dos jogadores ou de Rui Vitória? Claro que não!

    O FCP e o Sporting jogaram com equipas medianas em fases de preparação semelhantes.
    NO Sporting-Roma a primeira parte foi 0 a 0, e só quando a Roma mudou MUITOS jogadores é que surgiram os golos. O JJ (e bem) jogou para ganhar o jogo e mudou menos, preparando claramente a supertaça. Fez bem? Claro que sim.

    Mas o Rui Vitória jogou com o PSG, com uma equipa americana EM FORMA que ganhou 4-2 ao Chelsea (que ganhou ao Barcelona), e empatou com outra equipa mexicana muito mais adaptada ao clima/horário/local.
    Esta equipa de ontem jogava no próprio país, no próprio estádio, em ALTITUDE, com temperatura e humidade elevada...

    Eu concordo que o Sporting com o JJ está MUITO BEM.
    CONCORDO que a pré-época do Benfica foi má (viagens, resultados, exibições).

    Mas acho que não vai ser tudo tão DESIQUILIBRADO como se pinta.

    As coisas vão equilibrar.

    ResponderEliminar
  4. Eu não vejo o cenário dramático que alguns benfiquistas e bastantes antis desejam como se viu hoje um cromo a achar que pode opinar sobre o clube que não é o dele.

    Vi mais falta de disponibilidade física e de algum entrosamento do que outra coisa.

    Só espero ben que o Rui vitória não se comporte da mesma forma e para se proteger peça meia equipa tal como muitos benfiquistas pedem...

    ResponderEliminar
  5. Parabéns T - excelente comentário! fizemos uma excelente pré-época dadas as circunstâncias...

    Lindelof, esta madrugada, só sofreu o 3º golo - não esteve bem nesse golo mas nem Nuno Santos em Sílvio não pressionaram o jogador q cruzou...

    Os q me decepcionaram + foram o Pizzi e o Sílvio... mas lá está, ainda é cedo...

    ResponderEliminar
  6. cedo???
    quando levarem 4 ou 5 do sport dirão que é tarde
    pobre cego o que não quer ver
    rui vitória para a rua já !

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!