Últimas indefectivações

sábado, 30 de julho de 2011

A tempo e horas

"Em texto que aqui escrevi há algumas semanas atrás, referi a importância do Benfica fechar o plantel em tempo útil, lembrando épocas anteriores em que as indefinições entraram por Agosto dentro, com consequências negativas no desempenho colectivo da equipa ao longo dos primeiros meses de competição.

Não sei, no momento em que escrevo, o que se terá passado no jogo com o Trabzonspor. Esta eliminatória europeia surge numa fase precoce da época, e admito que fosse complicado fechar o plantel em meados de Julho, a tempo de a preparar convenientemente. Acredito que os jogadores já integrados no grupo (designadamente no fustigado sector defensivo) tenham sido suficientes para lograr um resultado que permita encarar a 2.ª mão com fundado optimismo. Pelo menos, é essa a minha expectativa.

Mas em termos de Campeonato - que se inicia a 14 de Agosto -, o Benfica 2011-2012, superando algumas dificuldades incontornáveis (como, por exemplo, a Copa América, que nos retirou três quartos da linha defesa presumivelmente titular), parece estar em condições de evitar as tais indefinições que tanto o penalizaram no passado recente. As contratações de Eduardo, Garay, Capdevila e Emerson, e a manutenção de Maxi Pereira e Luisão, resolvem o problema defensivo que tanta tinta fez correr nesta pré-temporada. No meio-campo, a única dificuldade será escolher entre tantas e tão valiosas opções. E embora a contratação de mais um ponta-de-lança alto e robusto (que constituísse alternativa a Cardozo) talvez não fosse má ideia, as opções de ataque que o plantel já apresenta dão o Jorge Jesus sólidas garantias de eficácia. Se não aparecer nenhuma oportunidade de negócio capaz de valorizar ainda mais o plantel, creio que, mais empréstimo, menos empréstimo, o mesmo se poderá considerar praticamente encerrado, ainda antes de atingirmos o final do mês de Julho. Se bem me lembro, foi precisamente isso que aqui pedi, recordando também que, na última década, sempre que tal sucedeu, o título não nos escapou."


Luís Fialho, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!