Últimas indefectivações

terça-feira, 8 de setembro de 2009

O JORNALISMO DE SARGENTE

Já são muitas as vozes que cada vez mais se levantam contra o tipo de um suposto jornalismo que se faz em Portugal! Muitas dessas vozes são de jornalistas íntegros, jornalistas para quem o jornalismo é, de facto, uma nobre missão. Só que estes jornalistas são excepções honrosas, mas cada vez em menor número.

O sindicato da classe, presumível defensor do jornalismo em especial com a sua Comissão de Ética – ou qualquer coisa que o valha – e o seu Código Deontológico, defende mais os, digamos, jornalistas do que esse jornalismo. Se algum jornalista é hipoteticamente barrado de estar presente num qualquer evento porque, antes, não soube ser jornalista e respeitar o jornalismo, o Sindicato vem logo justificar que está lá para ir fazendo alguma coisa.

Mas não se defende o jornalismo defendendo-se quem não sabe dignificar a missão de jornalista! Relatar factos inverosímeis sem previamente constatar da sua veracidade, julgar os factos numa caldeirada deontologicamente punida … apenas nos escritos do Código Deontológico, confundindo-se relato dos factos com opinião sobre os factos, é este o jornalismo vulgar a que assistimos constantemente.

O povo Português já começa a estar bem informado e precavido. Vejam-se, por exemplo, os casos da Senhora Moura Guedes e do Senhor Tavares Teles com o seu “Pato”, a vergonha de qualquer jornalista e de qualquer jornalismo com vergonha!
Os Benfiquistas então sabem a cantilena de cor!

Um dos exemplos mais acabados de jornalismo de sargeta encontra-se na notícia de hoje do DN quando diz em parangonas que Luís Filipe Vieira viola os estatutos do Benfica ao apoiar o candidato do PS (Benfiquista, por sinal, mas cuja cor clubista não releva minimamente para o caso) à Câmara Municipal de Palmela!
E o seu, suponhamos, jornalista envido para a cobrança da avença encomendada, que dá pelas iniciais M. C. F, diz mesmo, com a maior desvergonha, que …

«A campanha eleitoral para a Câmara de Palmela pode ficar marcada por um incidente com repercussões nos estatutos do Benfica, após a participação do líder encarnado, Luís Filipe Vieira, numa iniciativa do candidato do PS».

E depois, julgando-se um sabichão quando não é mais do que pascácio de meia tigela, dá-se ao trabalho de citar artigos dos Estatutos do Sport Lisboa e Benfica, em vez de procurar saber previamente, como qualquer jornalistas assisado, os factos, os factos reais não os que a sua imaginação febril desejava que fossem factos para que a sua notícia pudesse ter a avença que ele, com o seu “jornalismo” de sarjeta, esperava. No mesmo estilo de parvoíce, tentou relembrar o episódio com Vilarinho e Durão Barroso, fazendo ainda alusão à camisola que o Presidente do Benfica teria vestida.

O mais engraçado – e que só revela a ignorância crassa ou o despudor para com o verdadeiro jornalismo – vem ainda dizer o dito jornal que …

«tentou contactar o presidente do Benfica e o director de comunicação do clube, João Gabriel, sem sucesso»!

Ou seja, não se conseguem comprovar os factos mas lança-se a atoarda na mesma!

Numa de “Madalena arrependida”, o próprio jornal acabou de desmentir pouco depois todos os factos noticiados antes pelo seu “prestimoso” colaborador, suposto jornalista. Isto é, lá teve de vir confessar e demonstrar as suas asneiras ditas jornalísticas mas que não passam de … asneiras!
Para o DN, afinal …

«Vieira a título pessoal em jantar político em Palmela»!

E tem o supremo descaramento de acrescentar que …

«o esclarecimento dessa condição foi feita pelo presidente do Benfica logo no início do jantar»!

Mas o próprio caso da camisola é igualmente esclarecido “ab initio”, sendo o DN obrigado outra vez a desmentir-se e a noticiar que …

«a camisola do Benfica com a inscrição “Muda Palmela”, foi-lhe dada pelo candidato Fonseca Ferreira, e não uma prenda sua ao socialista que quer roubar a autarquia à CDU».

E o mais ridículo ainda, se mais ridículo ainda houvesse para acontecer, é que Luís Filipe Vieira nem a camisola vestiu! Limitou-se a pô-la à sua frente para umas fotografias!...

Isto é, apesar dos esclarecimentos prévios ao acontecimento, à ocorrência dos factos, dos factos reais e verdadeiros, ainda assim existe um indivíduo que alguns podem alcunhar de jornalista mas que, subvertendo todos esses factos, vem noticiar acontecimento totalmente falso e envergonhar o jornalismo!

E o que dirá o Sindicato perante estes factos?
O costume, claro!...
Não dirá nada!
O Código Deontológico é para estar bem emoldurado!
O jornalismo é para continuar a afundar-se cada vez mais na sargeta da sua pestilência!

6 comentários:

  1. O que é uma "sargeta"? Virá de sargento? Não será 'sarjeta'? Triste língua portuguesa tão maltratada por alguém que se assina Gil Vicente.

    ResponderEliminar
  2. GIL VICENTE Tem razão, senhor guest. Mas assuma-se, não se esconda na covardia do anonimato.
    Mas desde já fica a saber que não era sarjeta o denominativo que queria empregar. Era sargente.
    Foi um "erro das teclas" e que passou na correcção. Aquilo a que se chama lapsus calami, é possível que não saiba o que isso quer dizer. Falta de correcção adequada, de leitura mais atenta.
    Claro que também só saberá o significado da palavra sargente depois de ir ao dicionário!
    E tem razão em se lamentar da triste língua portuguesa.
    Mas se quiser confrontar-se comigo nesse aspecto, olhe que não receio minimamente o confronto.
    Isto, embora o senhor guest pareça ser um barra nessas coisas.
    E, quando publicar o meu próximo livro, vou indicá-lo à gráfica editora para o rever no aspecto da língua portuguesa.
    Só me falta o seu nome e isso é uma coisa que me intriga! Uma pessoa tão perspicaz, tão sapiente, que consegue ver todos os pequenos lapsus que nos fogem (a nós, não ao senhor guest, evidentemente!) por mais cuidado que tenhamos, nem com um nome é capaz de assinar a sua obra sapiencial.

    PS: Devo desde já adverti-lo para estar atento ao texto. Pode acontecer que o formato da página me separe palavras sem colocar o respectivo "tracinho" ou que coloque pontos finais separados das palavras.
    São coisas destas modernices informáticas e eu disto compreendo pouco.
    Todavia, sempre será uma oportunidade para mais uma lição sua!

    ResponderEliminar
  3. Olha com quem o SARJETA/GUEST se vem meter!!!

    Se és valente, vem cá para um duelo, tipo "charlas Linguísticas" com o nosso GIL.
    Mas cuidado com o teor, escreve sempre com a máxima educação para não correres o risco de ires para a...sarjeta!!!

    ResponderEliminar
  4. E porque carga d'agua estão os merdias e junta-letras tão desafinados, nos seus arrotos, com o facto do nosso ILUSTRE e INSIGNE Presidente dar um "suposto" apoio ao candidato autarca em Palmela????

    Acaso esses merdias de espinha curvada, xingaram o CORRUPTO, quando deu o apoio aos adversários do RUI RIO????

    Nestas eleições já o MAFIOSO prometeu apoio à sua querida ELIZINHA, com quem divide o camarote presidencial naquele antro da corrupção.

    Querem apostar em como, apesar do apoio do CORRUPTO ASSUMIDO, o RUI RIO vai dar uma cabazada à sua querida ELISINHA?????

    Mas alguém me diz onde posso ler o que escrevem os junta-letras a propósito do apoio que deu aos Fernando Capachinho Gomes, Cardoso,Assis e agora à sua querida Elisinha?
    .

    ResponderEliminar
  5. Estar em 3º doi não doi. OU GUEST vai-te para o curral

    ResponderEliminar
  6. Este GUEST é mesmo estupido, ou anda a estudar para isso.

    Ó MEO,
    Guest podem ser varias pessoas que aqui vêm sem terem nik.

    Sei lá se meia dúzia de guests será a mesma pessoa ou 6 diferentes personagens?
    Pelo menos o GIL VICENTE (que é um nik) é sempre o mesmo.

    Capiche? É preciso fazer desenho???

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!