"Só 16 jogadores em toda a história foram comprados por 100 milhões de euros ou mais. Veja quais e escolha os que são «inferiores a Viktor Gyokeres», como mencionou o presidente do Sporting.
«Já vi jogadores inferiores [a Viktor Gyokeres] a serem transferidos acima de 100 milhões de euros; e grandes jogadores abaixo dos 100 milhões.»
A frase é de Frederico Varandas e foi proferida durante a conferência Thinking Football, que ontem teve início no Pavilhão Rosa Mota, no Porto. O presidente do Sporting falava como orador principal da abertura e à declaração sobre o atacante sueco e a sua cláusula de rescisão não se seguiu a pergunta que se impunha, de modo a que no ar não ficasse a dúvida: a que «jogadores inferiores» se referia Frederico Varandas?
Não havendo resposta concreta por quem de direito, fica, assim, no ar a hipótese de especular sobre o tema ou de olhar a factos. A segunda opção é a que escolho no exercício que se segue: apresentar a lista de todos os jogadores transacionados no mercado mundial do futebol por valor acima dos 100 milhões de euros.
Primeira conclusão: no último período de transferências de verão, já encerrado na maioria dos países, não houve um único negócio a ultrapassar aquele limite. Com efeito, a contratação mais cara foi realizada pelo Atlético Madrid, que adquiriu junto do Manchester City o passe de Julián Álvarez por €75 milhões.
É preciso, assim, recuar mais no tempo para descobrir a quem poderá referir-se o líder leonino. E, analisadas todas as janelas de mercado de sempre, chega-se à conclusão de que, em toda a história do futebol, só 16 jogadores custaram 100 ou mais milhões de euros.
A saber, por ordem decrescente: Neymar para o PSG, 222 milhões de euros; Kylian Mbappé, PSG, 180 M€; Philippe Coutinho, Barcelona, 135; Ousmane Dembelé, Barcelona, 135; João Félix, Atl. Madrid, 126; Enzo Fernández, Chelsea, 121; Eden Hazard, Real Madrid, 120,8; Antoine Griezmann, Barcelona, 120; Jack Grealish, Man. City, 117,5; Cristiano Ronaldo, Juventus, 117; Declan Rice, Arsenal, 116,6; Moisés Caicedo, Chelsea, 116; Romelu Lukaku, Chelsea, 113. Paul Pogba, 105; Bellingham, Real Madrid, 103; Gareth Bale, 101.
Outro facto: destes 16, só três têm, tal como Gyokeres, currículo sem qualquer grande troféu internacional. São eles Declan Rice, Moisés Caicedo e João Félix. Dos restantes 13, sete ganharam a Champions, sete foram campeões do Mundo de seleções, sete campeões mundiais de clubes e só um (Ronaldo) foi campeão europeu de seleções."
Sem comentários:
Enviar um comentário
A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!