Últimas indefectivações

quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

Zivkovic, réu ou vitima?


"O talento e potencial do sérvio é indiscutível. Por isso sempre que se fala da longa ausência de Zivkovic surgem questões não relacionadas com o que poderá ser a sua performance no relvado. 
Bruno Lage referiu que no passado o sérvio abdicou de tentar estar na equipa. E quando assim é, não há qualquer alternativa possível ao treinador. Apostar em quem não cumpre nunca trará mais benefícios que problemas – Maioritariamente ao nível dos aspectos da liderança. Sim, porque o melhor onze nunca é aquele que é composto pelos melhores onze jogadores enquanto individualidades – Coisa que Zivkovic também ainda não provou, diga-se.
Quem seguiu as performances de Andrija nas grandes competições de futebol jovem não pode deixar de recordar um jogador com uma capacidade de desequilíbrio muito acima da média e capaz de chegar a patamares de excelência. Contudo, ver em Zivkovic um jogador de rendimento e capaz de por si só ajudar o Benfica a ultrapassar problemas é apenas uma espécie de “wishfull thinking” de quem, sempre que o sérvio for chamado a jogo sem corresponder, terá uma desculpa diferente para que tal aconteça.
Os treinadores vivem com dados e não com “ses”. Vivem do rendimento efectivo e não de miragens presentes apenas na visão das massas.
Não esteve feliz, no entanto, Bruno Lage nas declarações no final do jogo. Embora perceba o seu sentimento, não deveria ter enviado publicamente recados para quem sonha com um Zivkovic a um nível que simplesmente não está – Mas poderá um dia vir a estar – E isso dependerá bastante mais de Ziv do que de qualquer treinador, ao contrário do que provavelmente a maioria pensará.
Zivkovic vinha de uma longa paragem e a sua performance não sendo boa, não destoou do plano exibicional da restante equipa, embora tenha sido evidente a melhoria do Benfica pós substituições – Também bastante pela entrada de Taarabt. E sobretudo, Bruno Lage não precisa de demonstrar para o exterior que tem ou não razão nas opções que toma. Mesmo que o ruído seja tantas vezes injusto. 

«Este ano, com o fecho do mercado, tem treinado de forma tranquila, a tentar evoluir, a tentar melhorar o registo e a tentar lutar pela posição. Para este jogo senti que lhe podia dar a oportunidade de jogar. Não foi por ele que não criámos mais oportunidades. Pensei nele para jogar entre linhas, jogar por dentro e procurar o remate»
Bruno Lage

A própria avaliação à performance de Zivkovic na Covilhã, não corresponde às declarações finais que acredito visaram sobretudo o exterior, mais que o “interior”. E essa é uma guerra que Lage não deverá nem poderá comprar por toda a razão que possa ter, afinal quem está de fora tem sempre razão e mesmo quando a linha não segue recta, haverá sempre algo que a fundamente…"

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!