Últimas indefectivações

quinta-feira, 11 de abril de 2019

Quem é o Eintracht Frankfurt?

"Em Frankfurt mora uma das equipas sensação da temporada. Depois de no ano passado terem ganho a Taça da Alemanha ao Bayern por 3-1, o Eintracht apurou-se para a Liga Europa apesar do 8º lugar. Este ano, a Taça da Alemanha não correu bem e foi logo eliminado na primeira ronda por uma equipa da Distrital, mas está neste momento na luta pelo 3º lugar da Bundesliga a três pontos do Leipzig.
Na Liga Europa venceu um grupo com Lazio, Apollon Limassol e Marseille com 6 vitórias em 6 jogos, 17 golos marcados e 5 sofridos. No playoff apanhou o Shakhtar Donetsk de Paulo Fonseca e o Inter Milão. Bateu o Shakhtar com um 2-2 na Ucrânia seguido de uma vitória por 4-1 em Alemanha. Já o Inter Milão, sem Icardi, Nainggolan, João Mário, Brozovic e Lautaro Martínez (na 2º mão), empatou na Alemanha 0-0 e foi a Itália ganhar 0-1.
Frankfurt joga num 3-5-2. Tem uma boa reacção à perda da bola. Fazem pressão a campo inteiro, chegando ao ponto de ter o lateral direito a pressionar a 90 metros. São uma equipa de ataque rápido e boa parte dos golos surgem na sequência da pressão alta, seguida de um contra-ataque. O seu onze inicial tipicamente é assim:
1. Na baliza têm Kevin Trapp, guarda-redes alemão que esteve 3 épocas no PSG. Tem 35 jogos esta época e sofreu 38 golos. Tem três clean sheets na Liga Europa. Duas delas foram agora contra o Inter. Trapp é um guarda-redes bastante completo. Sai bem a cruzamentos, é seguro entre os postes e coloca bem a bola com os pés. Dos melhores jogadores do Frankfurt.
2. Uma linha de três centrais. Normalmente jogam com o veterano japonês Makoto Hasebe no centro, Martin Hinteregger na esquerda e o homem da direita vai rodando. Pode jogar Almamy Toure, Evan N'Dicka, David Abraham ou Simon Falette. Nenhum é propriamente um fora de série. Mas no geral arriscam pouco. Hinteregger tem alguma facilidade a colocar a bola num dos alas.
3. Jogam com um ala em cada lado. Kostic, médio esquerdo de raiz, faz a ala esquerda. Danny da Costa, lateral direito de raiz, faz a ala direita (é o jogador mais utilizado nesta época). Estão sempre em largura máxima. Dão muita profundidade, chegando a jogar ao lado dos dois pontas de lança boa parte do jogo. São os melhores marcadores da equipa a seguir aos três pontas de lança. Kostic tem 8 golos. Danny da Costa tem 4. Ambos estão a ter uma época extraordinária. Muito do jogo do Frankfurt passa pelos dois jogadores.
4. No meio têm um trio de médios. Um mais defensivo, normalmente é o Gelson Fernandes que jogou no Sporting, que faz as dobras aos alas que sobem. À frente do suíço jogam Sebastian Rode, emprestado pelo Dortmund em Janeiro, e normalmente jogaria Gacinovic, mas o sérvio lesionou-se diante a selecção portuguesa. É uma boa notícia para o Benfica. Gacinovic é o jogador mais virtuoso do Frankfurt. Consegue desequilibrar e tem um bom remate. Na sua posição irá jogar Jonathan de Guzman ou Jetro Willems.
5. À frente estão os dois melhores jogadores da equipa. Luka Jovic que leva 38 jogos e 24 golos e Sebastien Haller com 38 jogos e 19 golos. Haller joga um pouco mais atrás, mas Jovic também pode baixar para ajudar a construir, tendo a capacidade de colocar a bola no espaço por nas costas dos laterais para da Costa ou Kostic entrarem na área e finalizarem ou cruzarem para Haller e um dos médios. Pode ainda jogar Ante Rebic que tem 29 jogos e 10 golos. Estes três jogadores contabilizam 65.4% dos golos do Frankfurt.
Em suma é uma das equipas mais bem organizadas do momento no Futebol Mundial. O conjunto supera a soma das partes. Há vários jogadores a fazer career-years. Por exemplo, o suíço Gelson Fernandes que passou no Sporting há uns anos sem nunca despertar grande interesse e agora é uma peça fundamental daqui. Kostic que ainda o ano passado estava numa equipa que desceu de divisão. Danny da Costa que andou durante muitos anos na Bundesliga 2. Há depois três jogadores de qualidade acima da média que podem decidir a eliminatória (na verdade são quatro, mas Gacinovic deve falhar os jogos por lesão). São eles Kevin Trapp, Luka Jovic e Sebastien Haller. São eles que fazem do Frankfurt um das equipas do momento. Dão aquela qualidade extra que lhes permite enfrentar qualquer equipa de cabeça erguida."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!