Últimas indefectivações

quinta-feira, 11 de abril de 2019

A geração Instagram nos estádios de futebol

""Zé Manel" está presente no Estádio da Luz #blessed #carregaBenfica. Quantas vezes já não vimos este tipo de publicações nas redes sociais? É o novo público que vai aos estádios de futebol. Que passa o jogo de telemóvel na mão atento às mensagens no whatsapp, que olha de soslaio ao tipo que está a cantar ao lado, que manda sentar o tipo em baixo que se levantou, que aos 5 minutos já está atento a ver quando a "onda" começa e que adora a nova moda que se criou no Estádio da Luz de acender as luzes dos telemóveis no estádio inteiro, porque dá uma foto sensacional para colocar no Instagram e receber vários likes. Que até chega um pouco mais cedo ao Estádio (a águia a voar e os cachecóis esticados no hino também resultam normalmente em fotos recheadas de likes), mas vai embora aos 80 minutos porque senão depois apanha trânsito e isso é uma chatice.
O Benfica tem muitos adeptos, mas a sensação que me dá é que cada vez tem menos "índios". Aquela gente que sofre, que agoniza, que chora e canta de alegria pelo clube. Será um sinal dos tempos modernos e do facto de hoje em dia haver tantas alternativas ao futebol, mas não deixo de me sentir cada vez mais deslocado quando reparo que estou a roer unhas, gritar sobre a mãe do árbitro ou lançar pragas ao VAR por não poder festejar a 100% o golo que o Benfica acabou de marcar, e o colega do lado está a fazer um "live" no skype para mostrar ao amigo que está no Estádio da Luz.
Sou demasiado novo para me armar em "velho do Restelo" mas mais de 20 anos a ver o Benfica na Luz permitiu-me assistir à transformação do tipo de adepto que vai ao estádio. Tendo coisas positivas, como o acréscimo de mulheres e crianças presentes, quando antes os homens deviam compor 95% da lotação, há coisas que se têm perdido e o ambiente "infernal" é uma delas. A famosa expressão "Inferno da Luz" já pouco sentido faz nos dias de hoje. A Luz é hoje um estádio com um ambiente brando em que as claques cantam e o resto do público ocasionalmente acompanha. Sai o "SLB Glorioso SLB" no início do jogo, acompanha-se a "Seven Nation Army" quando o Benfica marca e grita-se "SE-FE-RO-VIC" a pedido do speaker. É pouco para merecer o elogio de "Inferno".
Outro pormenor revelador é o facto da Luz (e falo na Luz porque é o meu estádio, que eu frequento, mas isto se calhar aplica-se a todos os outros portugueses) estar frequentemente bem engalanada para os jogos do campeonato, mas jogos para as taças e até para as competições europeias raramente levam os 50.000 habituais. Porque será? A venda dos Red Pass terão algo a ver com isso, mas também é sintomático da falta de cultura futebolística em Portugal. As pessoas gostam de vitórias e não de futebol. As pessoas querem o Benfica a ser campeão, porque isso sim é o objectivo supremo para se poder entrar no escritório/escola/café com ar superior e um certo escárnio. As outras competições dificilmente farão isso, até porque a Europa é um sonho quase inalcançável.
Amanhã o Benfica jogará com o Eintracht Frankfurt para os 1/4 de final da Liga Europa e arrisco já que o estádio não estará cheio. Arrisco também que, de todos os jogos da Champions e Liga Europa desta semana, será o único estádio a não estar a abarrotar. Quando o clube está a apenas quatro jogos de atingir a sua 11ª final Europeia. Imagine-se isto nos anos 80? A Luz estaria a rebentar pelas costuras com 120.000 pessoas. Agora ficar-se-á pelos 40.000. Urge reflexão do próprio Benfica sobre esta situação.
Quanto ao resto, caímos sem honra nem glória da Taça de Portugal (e outra reflexão que o clube precisa de fazer é perceber porque só vencemos três vezes a prova Rainha nos últimos 20 anos), Luís Filipe Vieira continua a comprar mais e mais hectares para a sua Academia (os habitantes do Seixal que se cuidem que qualquer dia a sua terra é um relvado gigante) e o clube continua a sua caminhada triunfal no campeonato. Desde que Lage tomou conta da equipa vencemos 12 jornadas e empatámos uma. Fomos vencer a Alvalade e ao Dragão e recuperámos uma desvantagem de 7 pontos. O meu Benfica não pode falhar agora! Faltam 6 finais, sendo 4 delas em casa. Não podemos falhar! Mesmo sabendo que estes jogos finais são sempre impróprios para cardíacos e que chego ao final com a sensação que corri uma maratona. É uma linha ténue a que o Benfica está a viver...tanto pode vencer o seu 5º campeonato nos últimos 6 anos, como fazer a 2ª época consecutiva sem títulos. A glória ou a tragédia estão perto de conhecer o seu epílogo e acho isto bem mais entusiasmante que a última temporada do Game of Thrones, mesmo que a "geração Instagram" não concorde comigo."

1 comentário:

  1. Mais de 54.000 adeptos no estádio. (muitos adeptos não foram porque ontem os bilhetes estavam disponiveis só para sócios, por ex.).
    Nos anos 80 o futebol não passava na TV. Se queriam ver jogar o Benfica deslocavam-se ao estádio.

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!