Últimas indefectivações

quarta-feira, 10 de outubro de 2018

Benfica um grande clube de futebol, vai atrás de blogues

"O presidente do Benfica, Luis Filipe Vieira, prometeu perseguir aqueles que publicaram documentos confidenciais roubados do clube "de uma forma inflexível.

Lisboa - O blogger leu o e-mail por volta das 23 horas, em uma noite tranquila em Setembro, a hora do dia em que costuma postar suas reflexões populares sobre o futebol em Portugal.
A mensagem era do Google, Inc. Nela, a empresa - ou, mais especificamente, seus advogados - explicaram ao blogger, um homem discreto de 30 e poucos anos, que a potência do futebol português, o SL Benfica, havia solicitado que o Google entregasse sua conta. Detalhes pessoais porque ele publicou 13 artigos contendo informações confidenciais do clube numa plataforma de propriedade do Google.
O blogger descobriu as informações on-line depois de ter sido revelado em um vazamento mais amplo de documentos do Benfica, e postou artigos sobre isso em seu blog, O Artista do Dia . Ao fazê-lo, ele se tornara inconscientemente uma pequena parte de um escândalo maior que se tornara um grande embaraço para o clube.
O Benfica conta com metade dos 10 milhões de habitantes de Portugal como adeptos. Duas vezes o campeão da Europa e um regular na Liga dos Campeões, é o equivalente do Dallas Cowboys ou Manchester United, só que mais. E agora queria vingança.
Atordoado, o blogger lutou para adormecer depois de ler o e-mail e seu anexo - uma intimação do Tribunal Distrital dos Estados Unidos para o Distrito Central da Califórnia. Quando sua esposa e dois filhos acordaram no dia seguinte, ele não dormiu nada.
Ele se preocupou com o "apoio legal ilimitado" do Benfica e com a possibilidade de contrariar os defensores mais fanáticos da equipe, disse ele em uma entrevista recente. Ele pediu para permanecer anônimo porque acreditava que poderia estar em perigo. “Eles poderiam vir ao meu patrão; Eu não sei o que pode acontecer, ”ele disse, sua voz sumiu. Então ele rapidamente acrescentou: "Meus filhos - eu pensei sobre isso tudo."
Para entender como um blogger despretensioso em Portugal acabou encarando uma intimação de um processo na Califórnia - sendo um peão num litígio que vai ajudar a definir o conceito de privacidade numa uma era tecnológica - ajuda saber como coisas desesperadas se tornaram para o Benfica já que detalhes privados sobre o funcionamento interno do clube surgiram no ano passado. Entre outras coisas, os documentos vazados sugeriram que o clube tinha um plano para influenciar os oficiais da liga e da federação e até mesmo controlar a arbitragem nos jogos da primeira divisão. O Benfica nega qualquer irregularidade.
Mesmo em tempos normais, rumores e intrigas sobre eventos dentro do Estádio da Luz, o estádio cavernoso e a sede do Benfica, dominam os muitos programas de debates nocturnos na televisão local e a cobertura de pelo menos um dos três jornais esportivos diários de Portugal. As suas rivalidades com as outras equipas de topo do país, o Sporting e o FC Porto, são notoriamente frágeis; brigas viciosas entre os executivos do clube ajudam a alimentar a narrativa diária de fervor neste país.
Os problemas mais recentes começaram na primavera de 2017, quando o director de comunicações do Porto, Francisco Marques, apareceu num canal de televisão de propriedade da equipe e revelou o funcionamento interno do Benfica coletado de um cache de dados secretamente fornecidos a ele. Então ele o fez novamente. E de novo. Para fãs de futebol e jornalistas em Portugal, as revelações semanais de Marques sobre o Benfica tornaram-se a televisão imperdível.
Cerca de 20 gigabytes de documentos internos e e-mails pertencentes a alguns dos oficiais mais graduados do Benfica foram compartilhados com ele anonimamente, disse Marques. As informações apresentadas em seu programa, “Universo Porto de Bancada”, foram amplas. Incluiu uma apresentação de slides do Benfica que detalhava um esforço aparente para obter maior influência sobre a federação e funcionários da liga, bem como detalhes de como o clube gastava uma grande quantia em dinheiro com um curandeiro da Guiné-Bissau para melhorar o desempenho da equipe. Também havia documentos sugerindo conexões entre o clube e os homens responsáveis ​​pela supervisão da arbitragem em Portugal.
Marques passou o banco de dados inteiro, que ele diz que recebeu anonimamente, para a polícia. Então, em dezembro de 2017, os e-mails do Benfica começaram a aparecer em um misterioso site chamado O Mercado do Benfica , ou Mercado do Benfica. Desde então, o conteúdo do site tem sido devorado pela mídia local e blogs, incluindo, mas não limitado a, O Artista do Dia. “Acho que é a mesma pessoa que falou comigo que publicou os e-mails”, disse Marques em uma entrevista, insistindo que nem ele nem o Porto haviam pago pelos dados.
A polícia está investigando o hack no sistema do Benfica, mas também o próprio clube. Autoridades policiais realizaram incursões nos escritórios do Benfica, e no mês passado os promotores acusaram o clube de corrupção depois que os investigadores descobriram que tinha uma toupeira dentro do sistema judicial português. O oficial, segundo os promotores, avisou o Benfica sobre as investigações em andamento, mas também sobre as do Porto e do Sporting.
A federação portuguesa de futebol iniciou uma investigação separada. O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, acusado em Janeiro de corrupção relacionada a seus assuntos de negócios , disse que o clube defenderá sua reputação "de maneira inflexível" e que "não há um único fato, nem mesmo uma evidência circunstancial". isso implicaria o Benfica. ”
Aqueles que publicaram artigos e blogs baseados no material vazado argumentam que há um interesse público significativo em fazê-lo, dada a imensa importância social e cultural da equipe em Portugal.
A visão do Benfica sobre os vazamentos é totalmente diferente. Em Abril, o clube processou várias empresas de tecnologia, incluindo o Google, em uma tentativa de obrigá-las a fornecer ao Benfica informações confidenciais que ajudariam a identificar bloggers e donos de sites individuais. No total, o Benfica tem como alvo 100 pessoas.
“O Benfica foi vítima de um assalto e divulgação da sua correspondência privada, primeiro por um canal de televisão local ligado a um clube rival, o Futebol Clube do Porto, e, mais tarde, em face de uma decisão do tribunal que proibiu esta divulgação, Esses e-mails, muitos deles distorcidos, começaram a ser emitidos por blogs ligados a clubes rivais ”, disse a equipe em um comunicado.
O clube também argumenta que as informações recolhidas de seus e-mails foram "distorcidas" e "alteradas", violando qualquer defesa do "interesse público ou do direito à informação".
Até que ele lhe enviasse detalhes da intimação, o Google não havia entrado em contacto com o blogger para pedir a ele que retirasse quaisquer postagens ou materiais que pudessem ter violado suas diretrizes. (Ele está envolvido na batalha legal porque o site que hospeda seu blog, Blogspot, é de propriedade do Google.) Os termos de uso do Google alertam os usuários contra a publicação de "informações pessoais e confidenciais". A empresa ainda não revelou sua identidade ao Benfica. mas teoricamente poderia se ordenado a fazê-lo pelo tribunal; recusou-se a comentar sobre o caso do blogger, além de dizer que a empresa iria cumprir a lei.
Sentado à mesa num café no aeroporto internacional de Lisboa numa tarde recente, o blogger, conhecido como “John Doe 2” no processo da Califórnia, produziu um maço de documentos de uma mochila, incluindo cópias de artigos de blog que publicou sobre o Benfica, e o email do Google. Ele disse que tinha até 8 de Outubro para "formalizar uma moção para anular" ou qualquer outra objecção formal à intimação.
Ele perdeu esse prazo e agora está contemplando seu próximo passo. Enquanto o Benfica tem o poder financeiro para contratar uma equipe de advogados, o blogger ainda não garantiu representação para defender seus interesses nos Estados Unidos. Isso o deixou dependente apenas de seus próprios esforços; Recentemente, ele enviou ao Google um e-mail fervoroso, pedindo à empresa que não entregasse suas informações pessoais ao clube.
Ele reconheceu ser fã do Sporting, rival do Benfica, mas rejeitou a afirmação do Benfica de que ele é parte de uma rede organizada que conspira para prejudicar sua reputação.
O que começou como um passatempo de fim de noite, uma oportunidade para relaxar depois de colocar as crianças para dormir, é agora um problema significativo sujeito a forças que ele não pode controlar. Ele demorou para contar à esposa sobre a bomba-relógio que caiu em sua caixa de entrada, preferindo evitar que ela se preocupasse com o que o Benfica poderia fazer também.
"Acredito que eles querem saber minha identidade para que possam me intimidar", disse ele. "Eles estão perfeitamente conscientes de que o meu blog não tem nada a ver com qualquer tipo de acesso ilegal aos seus dados que acabaram no vazamento de e-mail."


PS1: Interessante esta estória da carochinha do coitadinho que andou a divulgar informação privada, manipulada, altamente difamatória e caluniosa!!!
O Benfica devia responder a este artigo, se possível dando uma entrevista ao mesmo jornalista, enquadrando toda a problemática, no contexto certo...
O New York Times tem um enorme impacto mundial, e além disso toda esta campanha negra anti-Benfica, tem pontos em comum, com o que aconteceu nos EUA na América durante a última campanha presidencial, com a divulgação das Fake News, anti-Clinton, pró-Trump... portanto, até poderá ser apetecível para os media Americanos.
Por exemplo, a deliberação da ERC deveria ser entregue ao NYT...

Como já li na net, como é que um gajo que andou a divulgar correspondência privada de outros, sem autorização, descontextualizada, está agora preocupado que seja identificado?!!!

PS2: Fiquei desconfiado quando li esta notícia logo pela manhã... O tom da notícia é claramente anti-Benfica, tentando elevar o divulgador de correspondência' ao pedestal de herói!!!
Pois bem, aqui estão alguns das páginas que o jornalista que assina esta notícia, 'segue':

4 comentários:

  1. Caro Abidos
    Toda esta reportagem cheira a esturro e creio que o principal significado que tem é a extensão dos tentáculos do polvo dragarto. Não surgiria se o SLB não tivesse avançado com processos nos próprios EUA, à google e outros. Toda a abordagem é manhosa: o "gigante" contra os pequenos e ingénuos bloguistas, que escrevem umas coisas à noite para se entreter, o tomar por boas as linhas de campanha da Cofina/dragartos, até o "estádio cavernoso!". A dimensão do tentáculo que chega ao NYT devia levar a direcção a ampliar o que já disse anteriormente, "que não estava preparada para se defrontar com o crime organizado." a mafia dragarta tem aliados internacionais, e não é só na UEFA e na FIFA. Obviamente que este artigo não surgiria se um gigante como a Google não receasse ver-se perante uma condenação de largos milhões.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu penso mesmo, tenho a certeza, que foi o artista que através dos seus contactos conseguiu este artigo junto deste representante do NYT em Portugal.
      Deu a cara para salvar o coiro. Pensa ele! Anda mal aconselhado.
      Também me cheirou a esturro quando o li. A propaganda está bem escondida nas entrelinhas.

      Eliminar
  2. «O Benfica devia responder a este artigo, se possível dando uma entrevista ao mesmo jornalista, enquadrando toda a problemática, no contexto certo...
    O New York Times tem um enorme impacto mundial...».
    Completamente de acordo. E ontem já era tarde.

    ResponderEliminar
  3. Não podemos dar tréguas aos criminosos que tanto mal fizeram/fazem ao Benfica e aos benfiquistas. Fazê-los pagar pelo roubo, por todas as mentiras, por todo o ódio, por toda a lama que atiraram para cima do SLB.

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!