Últimas indefectivações

sexta-feira, 3 de agosto de 2018

Outra semana que enriquece a nossa história

"Esta é, pode dizer-se com todas as letras, mais uma semana a assinalar na história do Sport Lisboa e Benfica. O significado muito especial deste período que estamos a viver fica consagrado na estreia da equipa feminina de futebol do Benfica, um sonho crescentemente desenvolvido durante muito tempo, cuja efectivação tardava.
Este compromisso fortemente simbólico do Benfica com a mulher portuguesa tem expressão viva no grande teatro do futebol desde meados dos anos cinquenta do século passado, quando, dada a sua dimensão, a velha Catedral passou a receber a acomodar a presença significativa da mulher no contexto plural da família benfiquista. Ao longo de décadas, nenhum outro clube, nenhum outro campo de jogos, em nenhum outro lugar de Portugal, como o Benfica, acolhiam a mulher com o afecto e o entusiasmo que a partilha da grande festa desportiva aqui suscitava, tão naturalmente. Ora, a intervenção que a mulher desportista começou então a desempenhar, de modo mais significativo no Sport Lisboa e Benfica, viria a marcar indelevelmente a vida do Clube, primeiro, nas áreas competitivas caracterizadas pela perfomance individual como, por exemplo, a ginástica, a patinagem, a natação, o atletismo, o ténis de mesa ou o judo; sendo que, também nos desportos colectivos, mais tarde ficariam nos nossos corações os célebres desempenhos das equipas femininas de voleibol, andebol ou basquetebol e mais recentemente, nos conjuntos de polo aquático e râguebi, futsal e hóquei em patins.
Não poderíamos continuar a desmerecer a tendência e o apelo global representado pela crescente prática do futebol feminino. Clube universal de todas as gerações, de todas as gentes e de todas as origens, estávamos mais do que na hora de ver mulheres do Benfica a cumprirem também os desígnios do seu próprio presente no domínio do desporto-rei. E, através de mais uma grande decisão da Direcção de Luís Filipe Vieira, o futebol feminino é, por fim, entre nós, uma clara realidade, idêntica à dos maiores clubes europeus, como o Manchester United, o PSG, o Bayern, o Barcelona, ou a Juventus e o Chelsea. Em escassos sete meses preparou-se meticulosamente o modelo e o plantel de ma fortíssima equipa sénior feminina que, nesta primeira época, vai disputar a segunda divisão de competição e que, sem dúvida, há de representar estímulo e exemplo para os escalões de formação em que residirão as bases do seu próprio futuro de vitórias.
O Benfica cumpre-se, cada vez mais e melhor, com a nossa equipa de futebol feminino!"

José Nuno Martins, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!