Últimas indefectivações

domingo, 11 de março de 2018

De que precisa o futebol?

"Mais que transparência, credibilidade, paz ou intervenção do Governo, o futebol português precisa duma limpeza. Sem ela nada feito.

O futebol português precisa de transparência. O futebol português precisa de credibilidade. O futebol português precisa de sair da lama para onde o arrastaram anos e anos de suspeitas e insinuações de quem, de vários quadrantes, sempre nos quis fazer acreditar que nunca ganha quem é o melhor no campo, ganha sempre quem e melhor a mexer-se nos corredores mais ou menos obscuros em que se movimenta gente - quase tão obscura como os corredores - que há muito devia estar longe. O futebol português precisa (como se atreveu a dizer esta semana uma deputada do Partido Socialista e já se atrevera a dizer Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol) de uma intervenção do Governo - embora também aí, como em quase todas as áreas da sociedade portuguesa, transparência e credibilidade sejam palavras mais vezes ditas do que praticadas....
De tudo isso precisa, não é preciso ser muito inteligente, o futebol português. Mas do que o futebol precisa mesmo é de paz. E essa só chegará com aquilo que, de facto, mais falta faz ao futebol português: uma limpeza. Uma varredela que nos livre de gente ultrapassada, para quem os meus justificam, sempre, os fins; para quem os adversários são, mais do que adversários, inimigos. O futebol português precisa de uma nova geração - e não necessariamente de idade - de dirigentes que lhe tragam novas ideias, que lhe permitam respirar um ar menos poluído. Precisa de gente capaz de nos fazer acreditar que há espaço para um futebol mais puro, mais límpido, marcado pela rivalidade, sim, mas nunca pelo ódio. Porque o ódio - que tantas vezes se confunde com o amor - está a destruir o futebol. Está a matar-nos a paixão. E, como sempre acontece com as paixões, quando uma morre há sempre outra pronta para nos abraçar. E nós - incapazes que somos de viver sem paixões - estaremos pontos para nos deixarmos abraçar por ela.
O futebol português, convém que alguém o perceba, está em enorme risco. Está, neste momento, ferido, num estado como, provavelmente, nunca esteve. Ainda há tempo de salvá-lo, mas é preciso uma intervenção urgente. Investigue-se, por isso, tudo o que houver para investigar. Puna-se quem tiver de ser punido, custe o que (e a quem) custar. Depois afaste-se quem estiver a mais. E criem-se condições a sério para punir de forma severa quem de alguma forma contribuir para a descredibilização de uma indústria que todos devíamos preservar. Porque para quem ama verdadeiramente  futebol a vida sem ele não faz grande sentido. Mas não faz, também grande sentido vivê-lo e apreciá-lo no estado em que está agora. É preciso salvá-lo. E convinha não demorar muito.
(...)"

Ricardo Quaresma, in A Bola

4 comentários:

  1. Não é pouco!!! não sera melhor pedir um país novo ,com gente nova ...este sistema é podre e viciado

    ResponderEliminar
  2. Estes lavadores de corruptos bem tentam mas nós temos memória .... Enquanto os corruptos azuis compravam tudo e todos era uma paz do senhor até estas virgens hoje prenhas de tanto branquear querem a todo custo q nos fechasse mos os olhos a anos a fio de corrupção do POLVO Azul isto sim deveria ter consequências nestes procuradores justiceiros e trafulhas em portugal

    ResponderEliminar
  3. Este futebol português não tem FPF, Liga e árbitros sérios e competentes, e o Governo a assobiar para o lado...

    Este futebol português só tem: ganhar a qualquer preço e todos contra o Benfica.

    ResponderEliminar
  4. Para comecar e dar o exemplo precisamos de MELHORES JORNALISTAS, Isentos, honestos e que não tomem partido por uns ...clubite nao e a vosso trabalho...cumpram o vosso codigo deontologico!!!!

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!