Últimas indefectivações

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Manto de silêncio prejudica o futebol

"No futebol, a arbitragem continua mergulhada numa lógica de sociedade secreta e dessa opacidade não retira qualquer benefício. Esta forma de estar potencia a desconfiança dos adeptos e revela-se contrária ao princípio da transparência que devia vigorar.
Seguramente, todos os adeptos de todos os clubes participantes na I Liga, gostariam de ouvir a versão de João Capela do trabalho por este realizado anteontem em Tondela. Seria altamente o árbitro de Lisboa terá razões que importaria trazer à praça pública, fundadas por certo na interpretação que faz das leis do jogo; mas se, por hipótese, o árbitro viesse confessar que se tinha enganado, esse acto de humildade mostraria apenas a falibilidade de cada um de nós em determinado momento. O pior, para o futebol, é deixar crescer o monstro da suspeição e a onda da revolta de quem se sente prejudicado - e neste particular os mais pequenos são sempre aqueles que mais levam para contar, embora a amplificação dada aos grandes subverta a escala real do prejuízo.
O Conselho de Arbitragem da FPF, que na presente temporada já encetou algumas acções, casuísticas é certo, de elucidação das massas a propósito do VAR, tem obrigação de dar explicações: seria importante que se conhecessem as notas dos árbitros em cada jogo e quais os critérios aplicados e por quem.
A luta pela transparência no futebol deve ser uma causa de todos. E há que exigir mais e melhor comunicação com os adeptos - que são o alfa e o omega do beautiful game - ao Conselho de Arbitragem. Sob pena de ninguém acreditar em ninguém."

José Manuel Delgado, in A Bola

PS: E que interessante seria ouvir as comunicações do VAR do jogo de hoje na Amoreira!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!