Últimas indefectivações

terça-feira, 13 de junho de 2017

Quando a taça cedeu

"Há quarenta anos de vencedor em vencedor, a Taça de Portugal de basquetebol separou-se em duas mãos de Carlos Lisboa

1991/92, 1992/93, 1993/94, 1994/95 e 1995/96. Cinco épocas. Cinco épocas consecutivas em que o Benfica venceu a Taça de Portugal de basquetebol. À excepção da primeira, coube a Carlos Lisboa, enquanto capitão, a honra de erguer a taça nos festejos da vitória. Porém, numa dessas épocas, um pequeno contratempo dificultou um pouco esse momento.
Quando falamos da taça, falamos da 'grande' Taça de Portugal instituída pela Federação Portuguesa de Basquetebol em 1953/54, como troféu perpétuo da competição. Ou seja, nunca é entregue definitivamente a um clube, sendo cedido ao vencedor apenas durante o período em que vigora a conquista e, findo esse, é devolvido para que possa ser entregue ao vencedor seguinte.
No fim da época 1993/94, o Benfica defrontou na final a Taça de Portugal frente à Ovarense. O jogo teve lugar em Évora, no pavilhão do Juventude Sport Clube, no dia 10 de Abril de 1994. O recinto eborense recebeu os nossos basquetebolistas 'a «rebentar pelas costuras»' de adeptos 'encarnados'. A equipa retribui-lhes, vencendo a Ovarense por 86-64 e conquistando a Taça de Portugal.
Terminando o jogo, como habitualmente, a taça foi entregue ao capitão da equipa vencedora, Carlos Lisboa. Mas, inesperadamente, o troféu que andou quarenta anos de vencedor em vencedor cedeu. Separou-se em duas partes. 'Lembro-me de ter recebido a taça e de sentir aquilo tudo desconjuntado. Assim que a Federação a entregou, senti logo. Quando a fui erguer, fiquei com metade em cada mão', recorda Carlos Lisboa. E acrescenta. 'O mais caricato é que queria erguer a taça e ela estava assim. Não sabia como levantar sem ela se desmantelar por completo! Foi uma ginástica enorme para tentar que a taça ficasse bonita para a fotografia!'.
Depois desse leque de cinco vitórias sucessivas, o Benfica demorou vários anos a conquistar novamente a Taça de Portugal de basquetebol. Aconteceu na época, 2013/14 e, enquanto treinador, foi uma vez mais Carlos Lisboa a erguê-la: 'Passados 18 anos voltei a ganhar a Taça, já de fato e gravata. Tive automaticamente vontade de a levantar, de sentir novamente aquela sensação'.
Na época 2016/17, o basquetebol do Benfica conquistou-a. No Museu Benfica - Cosme Damião, na área 1 - Ontem e hoje, pode ver, inteira, a 'grande' Taça de Portugal."

Mafalda Esturrenho, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!