Últimas indefectivações

terça-feira, 31 de maio de 2016

A festa vermelha do fim do mundo!

"Chama-se Filipe Duarte «capitão» do Benfica de Macau que assegurou esta época o tricampeonato da região. Foi jogador do Benfica de Lisboa e rumou ao Oriente depois de ter passado pelo... Oriental.

MACAU - «São muitas as memórias», começa por dizer. «Joguei no Benfica desde os Iniciados de 2.ª ano e fiz a formação até à equipa B sénior, fui campeão pelos Juvenis e Juniores. Para quem vinha de uma equipa pequenina como o Tenente Valdez, representar o Benfica é um sonho para qualquer jogador».
Depois seguiu para o Oriente do Oriente. Foi para Macau por causa da mulher que tinha lá a mãe e de um amigo advogado que já lá vivia. Decisão difícil da qual não se arrepende.
E vai contando: «O Futebol em Macau é diferente de todo o lado por onde passei. Infelizmente nenhum clube tem as suas próprias instalações, todos os campos de treino e estádios são do Governo, por isso não é fácil ter o estádio ou o campo de treino quando queremos. Temos três divisões de Futebol de 11, a I Divisão tem 10 equipas, a II Divisão 10 equipas e a III Divisão 12 equipas. Por isso não é fácil haver instalações e campos para todos treinarem. O Benfica de Macau foi a primeira equipa a ter totalmente profissional, a treinar todos os dias, fazer treino de ginásio, visualização de vídeos das equipas adversárias, etc. Quando cheguei a Macau há cinco anos só haviam duas equipas a lutar pelo título, neste momento temos cinco equipas que apostam para ser campeãs, muito também porque desde o ano passado que o campeão de Macau participa na pré-qualificação da AFC Cup (corresponde a uma Liga Europa da Ásia). Ainda há uma grande diferença das primeiras cinco equipas para as outras cinco equipas, não há o meio termo. Macau tem jogadores com qualidade, se calhar alguns podem jogar numa II Liga de Portugal ou mais».

Benfica de Macau galgando a passo e passo
O tema principal da nossa conversa é o Benfica, pois claro! Deixá-lo falar. Hoje, está página é dele: «O Benfica de Macau é uma equipa que começou na IV Divisão e subiu em todos os anos até à I Divisão. Foi aí que eu e outros portugueses (profissionais) chegamos ao clube. O Benfica está há cinco anos na I Divisão. No primeiro ano não ganhámos nada, no segundo ganhámos a Taça, no terceiro Campeonato e Taça, no quarto só o Campeonato e este ano já temos o Campeonato (a Taça ainda está a decorrer). O Benfica de Macau tem um presidente Macaense com descendentes portugueses e faz todo o possível para nos dar todas as condições dentro do quase impossível».
Benfica e Sporting também é uma rivalidade no delta do Rio das Pérolas. «Benfica - Sporting é uma rivalidade, em qualquer parte do mundo!», afirma Duarte. «Aqui não foge à regra, até porque há muitos portugueses em Macau. Não tem a mesma expressão, mas sempre que há um Benfica - Sporting há muita gente a comparecer no estádio».
Filipe Duarte não é apenas «capitão» do Benfica de Macau. Também é internacional pela Selecção do território. «A Selecção de Macau tem vindo a crescer, muito também porque o campeonato tem vindo a subir de nível, e porque neste momento já tem dois portugueses (eu e o Edgar). Não é muito ajudada pelo Governo da região e também não há muita vontade no crescimento do futebol no território (o que é um pouco estranho porque neste momento aqui ao lado na China está a haver um investimento enorme no Futebol). A Selecção aqui é quase uma equipa, treina todas as semanas uma e duas vezes por semana, tem treinador macaense e estrutura macaense. No final do próximo mês temos um apuramento para o campeonato Este-asiático, contra Taiwan, Mongólia e Ilhas Marianas. Empatamos em Março contra a Malásia no meu primeiro jogo oficial numa competição FIFA. Os jogadores macaenses são todos jogadores a part-time, infelizmente. Eu e o Edgar somos os primeiros profissionais a chegar à Selecção de Macau».
E o regresso? Para quando? «Voltar a Portugal vai ser difícil neste momento, enquanto o Benfica de Macau estiver nesta fase de crescimento. Neste momento tenho o sonho de conseguir passar à próxima fase da AFC Cup (entrar na fase grupos). Ainda há muito por conquistar na Ásia, no Benfica e mesmo na Selecção. Tenho a família em Macau, estamos bem aqui. Temos cartão de residência, já temos um pouco da nossa vida aqui. Sou Personal Trainer a part-time, estou nas Escolinhas do Benfica de Macau como treinador e coordenador. Enquanto o Benfica me der todas as condições para continuar a sonhar vou ficar por cá».
Um Benfica diferente. Tão, tão longe, no entanto, tri-campeão!"

Afonso de Melo, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!