Últimas indefectivações

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Sobre nomes dos clubes (III)

"Poucos clubes têm Portugal no nome. Para além dos lisboetas Sporting e Atlético, destaco o Clube Desportivo e Recreativo «Portugal» (Moita), Clube Desportivo Portugal (Porto), Clube Ferroviário de Portugal (Marvila). Curiosamente há um clube da 3.ª divisão espanhola chamado Portugalete, nome de um município no País Basco.
O Benfica fica-se pela cidade (Lisboa) e um dos seus bairros (Benfica) embora tenha dado à luz em Belém e o Porto pela cidade apenas. Sobre este há o hábito de, no preciosismo de jornalistas, se ouvir dizer (em regime único) o nome completo Futebol Clube do Porto e não apenas Porto.
Passando para outros países europeus há também genéricos clubistas. No Reino Unido com todos os United em competição com todos os City. Ou os Rangers de Glasgow e os Queens Park Rangers.
Em Espanha há um Sporting (de Gijón), um Racing (de Santander) Atléticos de de que já falei, Deportivo (de Corunha) e, claro está, a profusão monárquica Real para todos os gostos (Madrid, Saragoça, Sociedad, Béris, Valladolid, Oviedo, etc.) e Reial Espanyol em versão catalã. E ainda os germiandos Celta de Vigo (também Real) e Celtic de Glasgow. Por falar em Real, por cá temos o Real Sport Club (de Massamá), o Real Clube Brasfemes (AF Coimbra) e o Real Clube Nogueirense (AF Aveiro).
Em França, além dos Olympique como o de Lyon, Nive e Marselha (à semelhança dos vários Olympiacos gregos), há um Sporting (Sporting Club de Bastia) e um Atlético (Atlético Club Ajaccio).
Na Alemanha temos alguns Fortuna (o mais conhecido é o de Dusseldorf), alguns Bayern que quer dizer Baviera (Munique e não só) e Borussia (significando Prússia) de Dortmund ou M'Gladbach."

Bagão Félix, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!