Últimas indefectivações
quarta-feira, 30 de novembro de 2011
A jaula e a gaiola
Verdade inconveniente
Não percebo que isto possa ter de polémico. Primeiro, porque Eusébio não generaliza, falando apenas daquilo que era a realidade do local onde passou a sua infância. Depois, porque - embora ele não o tenha dito desse modo - todos sabemos que o Sporting sempre foi, de facto, um clube genericamente conotado com as elites económicas e políticas, nomeadamente durante o Antigo Regime, fosse em Moçambique, em Lisboa, em Évora, ou em Carrazeda de Anciães. Os primeiros estatutos do clube do Visconde de Alvalade apenas permitiam a adesão a 'filhos de boas famílias', e ao longo dos anos, muitas vezes ouvimos sportinguistas manifestarem o legítimo orgulho de pertencer a um clube 'diferente', logo, elitista e restrito. Como será fácil de perceber, na África colonial dos anos cinquenta este elitismo andava frequentemente de braço dado com o preconceito racial.
Nem é necessário trazer para aqui os vários dirigentes leoninos ligados à PIDE ou à Legião Portuguesa, nem o facto de os anos dourados do Sporting terem coincidido com os anos de maior vigor salazarista. Bastará, simplesmente, lembrar que a cor (e não só) do Benfica agradava pouco aos senhores de regime, facto que, desde logo, os empurrava para os braços do rival.
Ao pendor democrático, popular e interclassista do nosso Clube, sempre se opôs o snobismo sportinguista. Quer queiram, quer não, é essa a matriz genética de cada um dos clubes, os quais, sem elementos geográficos que os possam diferenciar, ancoraram a sua identidade noutros factores - que lhes dão densidade, e os tornam muito mais do que simples abstracções desportivas. De resto, é assim também em Bueno Aires, em Atenas, em Roma, em Milão, em Manchester, em Liverpool, em Viena, ou em qualquer outra cidade futebolisticamente dividida."
Luís Fialho, in O Benfica
terça-feira, 29 de novembro de 2011
Lixívia Extra-Forte XI
Benfica.......27 ( -2)...29
Corruptos..27 (+1)...26
Sporting......23 (0)...23
Braga........19 ( +4)...15
Sem me alargar muito, o grande erro do Capela foi a expulsão do Cardozo: o Americano Lagarto fartou-se dar porrada, no momento da expulsão o Cardozo sofreu 3 faltas consecutivas, nenhuma foi assinalada, e naturalmente irritou-se... segundo amarelo por ter dado um murro da relva é ridículo!!! O penalty do Jardel não existe por duas razões: primeiro a falta não existe, o Javi não toca na bola, mas também não toca no Insua; Depois quando o Elias marca o livre, já o Americano está no chão, com o jogo parado não pode ser marcado penalty!!! Os Lagartos mais alucinados ainda pediram penalty numa bola que bate na perna do Jardel, e num mergulho do Carrillo, mas isso ainda devem ser consequência dos fumos inalados após o incêndio!!! Na famosa competição semanal das televisões portuguesa: Quem consegue ser mais Besta!!! O vencedor desta semana foi o Serrão!!! Pois, defendeu que o Aimar devia ter sido expulso, porque o Schaars lhe mordeu a cabeleira!!! Hilariante...!!! No final da partida o Capela, fingindo compensar a expulsão do Cardozo, ainda mostrou um amarelo ridículo ao Carrillo, mas para não 'exagerar' nas compensações numa falta do André Santos deu um amarelo ao Scharrs (ao português era o segundo!!!)... isto depois de se esquecer de mostrar vários amarelos ao Schaars, ao Carriço e ao Americano durante o resto do jogo, e aos protestos e simulações constantes do Capel... O Maxi ainda teve envolvido em duas jogadas suspeitas: um fora-de-jogo milimétrico, que isolava completamente o Maxi (curiosamente a crítica considerou mal marcado um fora-de-jogo, também milimétrico, ao Capel no final do jogo, mas ao Maxi já foi bem marcado!!!); Já reduzidos a 10, o fiscal de linha marca bola fora, quando o Maxi ficava isolado, num lance onde a bola não saiu do campo!!!
Não vi o jogo dos Corruptos (A vs. B), aparentemente o único erro grave foi um golo mal anulado aos Corruptos A, por fora-de-jogo mal assinalado!!! Fiquei surpreendido com alguns comentários de jornaleiros que observaram uma estranha mansidão dos Corruptos de Braga....!!! Será que alguma coisa está a mudar?!!!
Anexos:
Benfica
1ª-Gil Vicente(f) E(2-2), João Ferreira, Nada a assinalar
2ª-Feirense(c) V(3-1), Hugo Pacheco, Prejudicados, Beneficiados, Impossível contabilizar
3ª-Nacional(f) V(0-2), Soares Dias, Prejudicados, Beneficiados, Sem influência no resultado
4º-Guimarães(c) V(2-1), Duarte Gomes, Prejudicados, Beneficiados, Sem influência no resultado
5ª-Académica(c) E(4-1), Vasco Santos, Prejudicados, Beneficiados, Impossível contabilizar
6ª-Corruptos(f) V(2-2), Jorge Sousa, Nada a assinalar
7ª-Paços de Ferreira(c) V(4-1), Bruno Esteves, Prejudicados, Sem influência no resultado
8ª-Beira-Mar(f) V(0-1), Paulo Baptista, Prejudicados, Sem influência no resultado
9ª-Olhanense(c) V(2-1), Marco Ferreira, Prejudicados, Sem influência no resultado
10ª-Braga(f) E(1-1), Proença, Prejudicados, (0-2), -2 pontos
11ª-Sporting(c) V(1-0), Capela, Prejudicados, Sem influência no resultado
1º-Guimarães(f) V(0-1), Olegário, Beneficiados, (0-0), +2 pontos
2ª-Gil Vicente(c) V(3-1), Rui Silva, Beneficiados, Impossível contabilizar
3ª-Leiria(f) V(1-4), Capela, Prejudicados, Sem influência no resultado
4ª-Setúbal(c) V(3-0), Marco Ferreira, Beneficiados, Sem influência no resultado
5ª-Feirense(f) E(0-0), Bruno Esteves, Beneficiados, (1-0), +1 ponto
6ª-Benfica(c) E(2-2), Jorge Sousa, Nada a assinalar
7ª-Académica(f) V(0-3), Paulo Baptista, Nada a assinalar
8ª-Nacional(c) V(5-0), Cosme Machado, Beneficiados, Prejudicados, Impossível contabilizar
9ª-Paços de Ferreira(c) V(3-0), Hugo Miguel, Beneficiados, Sem influência no resultado
10ª-Olhanense(f) E(0-0), Capela, Prejudicados, (0-1), -2 pontos
11ª-Braga(c), V(3-2), Soares Dias, Prejudicados, Sem influência no resultado
1ª-Olhanense(c) E(1-1), Xistra, Beneficiados, Prejudicados, Impossível contabilizar
2ª-Beira-Mar(f) E(0-0), Fernando Martins, Nada a assinalar
3ª-Marítimo(c) D(2-3), Proença, Prejudicados, Beneficiados, Impossível contabilizar
4ª-Paços Ferreira(f) V(2-3), Paulo Baptista, Prejudicados, Sem influência no resultado
5ª-Rio Ave(f) V(2-3), Hugo Miguel, Beneficiados, Prejudicados, Impossível contabilizar
6ª-Setúbal(c) V(3-0), Cosme Machado, Nada a assinalar
7ª-Guimarães(f) V(0-1), Bruno Paixão, Nada a assinalar
8ª-Gil Vicente(c, V(6-1), João Capela, Beneficiados, Sem influência no resultado
9ª-Feirense(f) V(0-2, Gralha, Prejudicados, Beneficiados, Impossível contabilizar
10ª-Leiria(c) V(3-1), Manuel Mota, Beneficiados, Impossível contabilizar
11ª-Benfica(f) D(1-0), Capela, Beneficiados, Sem influência do resultado
1ª-Rio Ave(f) E(0-0), Duarte Gomes, Beneficiados, (1-0), +1 ponto
2ª-Marítimo(c) V(2-0), Soares Dias, Beneficiados (1-0), Sem influência
3ª-Setúbal(f) V(0-1), Hugo Miguel, Beneficiados (0-0), +2 pontos
4ª-Gil Vicente(c) V(3-1), Rui Costa, Nada a assinalar
5ª-Guimarães(f) E(1-1), Pedro Proença, Nada a assinalar
6ª-Nacional(c) V(2-0), Xistra, Nada a assinalar
7ª-Leiria(f) D(1-o), Marco Ferreira, Nada a assinalar
8ª-Feirense(c), V(3-0), João Ferreira, Nada a assinalar
9ª-Académica(f), E(0-0), Jorge Sousa, Nada a assinalar
10ª-Benfica(c), E(1-1), Proença, Beneficiados, (0-2), +1 ponto
11ª-Corruptos(f), D(3-2), Soares Dias, Beneficiados, Sem influência no resultado
'Derby' ao longe
Nojice e doçura
Pequenos crimes entre amigos
Dizem jornais sérios, de prosa curta, que o truão ordenou o dispersar da matilha e não viesse ainda morder os tornozelos ao pobre infeliz que se debate numa tumba de pouca terra. Estavam todos tristes no Calhabé: vencidos e vencedores.
E como era fanfarrão esse moribundo de funeral pré-marcado, orgulhoso da sua cadeira, convencido de uma capacidade que não era a sua. Ah! Pequenos crimes entre amigos também vem a propósito. Porque o cão d'água alaranjado que cavalgou os espinhaços de proenças e benquerenças para ganhar taças sem valor e sem mérito, já estrebucha agora no enxurdeiro da sua própria incompetência, somando derrotas atrás de derrotas para gozo dos ingleses que já tiveram doses de cheguem de pesporrência de Josés para suportarem uma imitação bacoca e barata. Pequenos crimes entre amigos, sim, porque eles fervilham todos na mesma caldeira de água podre até que cada um ficasse a saber a medida certa da sua cozedura. Guincham os macacos e ladram os cães. Não perceberam ainda, nem vão perceber nunca, que vivem num circo montado pelo Madaleno no qual anõezinhos de cócoras fazem diligentemente o seu trabalho porco. A culpa não é do que está hoje deitado na campa rasa, como a virtude também não foi daquele outro que se vai deitando na campa rasa de Holland Road. Todos eles são meros bonecos articulados, sem vontade nem cérebro. Uns são vendidos a bom preço, outros são deitados fora. E enquanto D. Palhaço se ri, os pobres pinóquios provocam pena."
Afonso de Melo, in O Benfica
Objectivamente (Crises)
segunda-feira, 28 de novembro de 2011
Ser Lagarto !!!
A boa e a má informação
O Sport Lisboa e Benfica vem por este meio esclarecer o seguinte relativamente às acusações efectuadas pelo Sporting.
Comunicado do Sporting Clube de Portugal:
“O Sporting Clube de Portugal lamenta as condições proporcionadas aos seus adeptos no Estádio da Luz. Desde o início que o Benfica tinha conhecimento, face ao número de bilhetes vendidos, da quantidade de adeptos que iam estar presentes no Estádio. Colocar cinco pontos de acesso para a revista de todos os adeptos revela, uma vontade expressa de provocar uma entrada tardia, gerando tensões completamente evitáveis”.
Os factos:
No controlo de bilhética e revista de segurança o número de ARD’s foi igual ao que sempre tem sido utilizados, em anos anteriores, nos chamados jogos grandes ou denominados de alto risco, 23.
- 1 supervisor + 2 agentes especializados + 5 ARD’s femininos + 15 ARD’s masculinos, num total de 23 ARD’s.
- 5 pontos de segurança para controlo de bilhética, com 3 ARD’s masculinos e 1 feminino em cada um deles a passar revista.
No dia do jogo, a “caixa” de adeptos do Sporting CP chegou ao estádio pelas 18H50, ou seja com 35 minutos de atraso, já que eram esperados às 18H15. Se tal tivesse acontecido todos os adeptos teriam entrado antes do início do jogo.
Os últimos adeptos do Sporting CP a entrar fizeram-no cerca das 20H45 (30 minutos do jogo decorrido). O tempo total de revista aos adeptos visitantes foi de 1h55m.
Na reunião de segurança, realizada 3 dias antes do jogo e com todas as entidades envolvidas, foi solicitado pelo SL Benfica que os adeptos do Sporting CP chegassem ao estádio até à abertura de portas e nunca depois, precisamente para evitar este tipo de reclamações.
“Paralelamente, as condições dispensadas aos adeptos que pagaram o seu bilhete são no mínimo lamentáveis, quer pela falta de acesso de alguns sectores a unidades sanitárias, quer a bares, não sendo possível, sequer, comprar uma garrafa de água”.
As casas de banho e bares na zona da equipa visitante estão dentro do que está regulamentado pela UEFA e estiveram sempre disponíveis.
“Foi claro, para quem esteve junto dos adeptos, que a rede colocada prejudica claramente a visão”.
Se assim fosse, mas não é, a Liga Portuguesa de Futebol Profissional não teria aprovado a referida estrutura. Afirmar isto é chamar incompetentes aos profissionais da Liga.
“Para além disto, constatou-se uma sobrelotação do espaço disponibilizado aos adeptos do Sporting, indiciando assim que o número de lugares disponíveis era bastante inferior ao dos bilhetes vendidos para aqueles mesmos sectores”.
(...)
1. Segundo os regulamentos, o Sport Lisboa e Benfica é obrigado a ceder a equipa visitante 5% da lotação do estádio, o que corresponde a 3250 bilhetes.
2. O nº total de lugares da bancada disponibilizado foi de 3425 (mais 175 do que o exigido) dado que o Sporting CP repetidamente solicitou mais bilhetes, resolvemos ceder o máximo possível em condições de segurança.
3. No entanto, como bolsa de segurança, não foram emitidos nem utilizados os 536 lugares correspondentes às 6 fiadas inferiores destes 7 sectores, pois servem para garantir a actuação de ARD´s e agentes da PSP.
4. Além destes 536 lugares, foram também retirados de venda as 3 fiadas laterais de cada lado da bancada visitante: 117 lugares do Sector 35 e 75 do Sector 27, no total de 192 lugares.
5. Isto é, tirámos de venda, por motivos de segurança dos adeptos visitantes, um total de 728 lugares.
6. Por estes dados, verifica-se que o Senhor Paulo Pereira Cristovão faltou à verdade e, mais grave, induziu o seu presidente e a sua massa associativa em erro.
“É lamentável, pelas razões referidas, que um Clube como o Sport Lisboa e Benfica, receba a equipa visitante deste modo inqualificável. O espectáculo deve registar-se dentro de campo e não em atitudes exteriores, que pouco dignificam o futebol.
O Sporting Clube de Portugal reitera que, face às condições encontradas, a decisão da Direcção de se juntar aos adeptos, e de sentir directamente as condições que lhes eram facultadas, foi a mais acertada, e as palavras proferidas pelo vice-presidente Paulo Pereira Cristovão expressam bem a nossa indignação”.
No dia 17 de Novembro, o Engº Carlos Miguel, director de segurança do Sporting Clube de Portugal, a convite do Sport Lisboa e Benfica, visitou a “caixa” de segurança e as condições existentes no local, não tendo colocado nem durante a visita, nem após a mesma, qualquer reserva em relação a tudo quanto atempadamente visitou.
No dia 26 de Novembro (dia do jogo) o senhor Eurico Gomes (Secretário Técnico do SCP) visitou a bancada 2h30 antes do inicio do jogo, acompanhado pelo Director de Segurança do SLB, pelo Delegado da Liga e respectivo Supervisor (Sr. Manuel Aranha). Não teceu qualquer comentário crítico quanto às condições apresentadas.
“O Sporting Clube de Portugal tem rosto, o seu vice-presidente este sábado representou-o, e não se esconde atrás de declarações de funcionários da comunicação”.
Uma verdade: João Gabriel é funcionário do Sport Lisboa e Benfica, mas sendo funcionário tem toda a legitimidade para falar em nome do Clube. Aqui ninguém se esconde atrás de ninguém, simplesmente há uma estrutura e ela funciona.
“Por outro lado, a Direcção do Sporting Clube não se revê nos danos causados após o jogo e igualmente condena o facto de, ainda nesta mesma noite, ter sido atirado um “very-light” para a cobertura do seu estádio”.
“Não se revê” é diferente de condenar. Não se ouviu da parte do vice-presidente do SCP, presente no Estádio da Luz, nenhum tipo de condenação em relação aos actos praticados por um grupo de marginais e que resultaram nas agressões verificadas a bombeiros e nos vários incêndios que foram ateados. Nem sequer, na fase mais crítica, um mero apelo apaziguador.
Aliás, ficou claro para todos que não se tendo verificado nenhum incidente antes e durante o jogo, as acções violentas apenas acontecem depois da declaração feita, e transmitida em directo pelos vários meios de comunicação social, do senhor Paulo Pereira Cristovão.
Por fim, comparar os danos causados no nosso Estádio, com um eventual lançamento de um ‘very-light’ para a cobertura do Estádio de Alvalade só pode ser uma alusão de mau gosto.
O Sport Lisboa e Benfica não confunde a Instituição e a massa associativa do Sporting Clube de Portugal com os marginais que levaram por diante as acções que são conhecidas e cujas graves consequências ainda estão por apurar.
Em anexo segue mail com a formalização da devolução dos 46 bilhetes efectuada pelo Sporting Clube de Portugal e que o seu “rosto” desconhecia."
Adeptos do Sporting agridem Bombeiros!!!
"A Associação Nacional de Bombeiros (ANBP) e o Sindicato Nacional de Bombeiros Profissionais (SNPB) condenaram esta segunda-feira, em comunicado, os incidentes ocorridos no sábado após o Benfica-Sporting e que culminou num incêndio numa das bancadas do estádio.
"A ANBP/SNBP lamenta a atitude dos adeptos do Sporting Clube de Portugal e repudia as agressões de que os bombeiros foram alvo no exercício da sua função, já que a sua eficácia no controlo das chamas terá ficado comprometida pelos impedimentos de que foram alvo. Se não fossem estes incidentes, que atrapalharam o socorro, com toda a certeza os prejuízos seriam muito menores", pode ler-se na nota enviada à agência Lusa, a propósito do incêndio que deflagrou numa das bancadas do estádio da Luz após o jogo.
Como consequência daqueles incidentes, ANBP e SNBP informam que vão pedir uma audiência aos presidentes dos dois clubes, Benfica e Sporting, com vista "à adoção de medidas de segurança que facilitem a operacionalidade dos bombeiros e que garantam a sua própria integridade física no interior dos estádios destes dois clubes".
A ANBP/SNBP não pode ficar indiferente a atitudes de violência para com quem presta socorro, numa perspetiva de desempenho do melhor trabalho possível e de ajuda ao próximo, esperando que situações lamentáveis como a que se verificou não se repitam", conclui a nota."
"Adeptos do Sporting detidos serão neonazis
Membros do grupo 1143 estiveram detidos durante o jogo Benfica-Sporting por se recusarem a entrar na "caixa de segurança".
Os adeptos sportinguistas que este sábado criaram problemas com a segurança do jogo pertencem a um grupo neonazi, diz hoje o "Diário de Notícias".
Cerca de 20 elementos do grupo 1143 recusaram-se, violentamente, a entrar na "caixa de segurança", local onde são isolados os adeptos do clube visitante. A PSP deteve os adeptos, nos calabouços policiais no estádio, durante a realização do jogo. As autoridades acabaram por instaurar um processo crime a dois dos membros do 1143, por danos no acrílico da bancada, que vão hoje ser presentes a tribunal.
Os 1143 são um grupo não legalizado da Juve Leo, que foi dirigido por Mário Machado, atualmente preso por vários crimes violentos e contra a Humanidade. O nome tem origem na data de fundação de Portugal, já que os seus elementos se identificam com o movimento skinhead de origem nacionalista.
A PJ está a coordenar a investigação do incêndio provocado na luz e tem em sua posse imagens das câmaras que vigiam todo o estádio.
O jogo foi ganho pelos 'encarnados' por 1-0"
in Expresso
"Julgamento de adeptos detidos adiado para quarta-feira
Adeptos detidos antes do jogo de futebol Benfica-Sporting foram hoje acusados por posse de engenho explosivo.
O julgamento dos três adeptos de futebol detidos por posse de engenhos explosivos foi hoje adiado para quarta-feira e o dos outros dois por danos provocados no Estádio da Luz reagendado para 07 de dezembro.
«Face ao adiantado da hora e aos julgamentos que ainda existem para realizar, entre os quais de arguidos que se encontram detidos em prisão preventiva, propõe-se o reagendamento da discussão de julgamento», afirmou a juíza encarregada do processo.
A sessão de hoje, inicialmente agendada para as 14 horas, apenas começou às 18:45 horas, motivo pelo qual foi decidido que Ivo Costa será ouvido quarta-feira às 10:00, Diolávio Nogueira às 11:30 e José Alberto Silva às 14:00.
Segundo a Agência Lusa apurou no Juízo de Pequena Instância Criminal de Lisboa, no Campus de Justiça, outros dois arguidos, acusados de danos materiais do Estádio da Luz, entre os quais arremesso de cadeiras e destruição de parte do acrílico de separação da caixa de segurança, pediram o adiamento do julgamento para 07 de dezembro, às 10:00.
Caso os arguidos não se apresentem no tribunal serão sancionados com uma multa pecuniária de 204 euros e o julgamento será feito à revelia dos mesmos.
Estes processos surgem depois incidentes registados no Estádio da Luz, após o Benfica-Sporting, que terminou com a vitória dos "encarnados" por 1-0, com destaque para o incêndio na bancada destinada às claques do Sporting."
in Sapo Desporto
Esquisitices
Em tempos de aparente aproximação entre os dois clubes, este “fait divers” nada mais representa do que uma posição de insensibilidade e diversão, para afastar atenções para o que é efetivamente importante: o jogo. Bastava, com algum bom senso, observar outras medidas adotadas em países com campeonatos tidos como exemplares, onde estas divisões são assumidas como uma defesa, para quem assiste ao jogo, e não uma mesquinhez primária que atinge o bom nome de família.
Seria bem mais proveitoso ao Sporting afastar os arruaceiros que tingem a reputação do clube, dizimam áreas de serviço, agridem adversários, apedrejam autocarros, ofendem quem passa sem um mínimo de respeito pelas incautas famílias que, imagine-se, pagam para dar de comer a esta indústria. A honra do clube está para além destas esquisitices, e não se mancha com uma rede, ou jaula, como alguns ofendidos defendem.
Bem mais interessante, do ponto de vista da honra do clube, era questionar o Conselho de Arbitragem da Liga, da FPF, e a APAF, se aconselharão os seus associados a não comparecerem aos jogos da equipa do Sobrado, após as bárbaras agressões aos árbitros Fernando Pinto e Manuel Soares, da Associação de Futebol de Porto. Por muito menos foi o Sporting vítima de uma perseguição sem precedentes, com a escusa em apitar jogos dos leões, que, essa sim, denegriu a hombridade do clube.
Talvez fosse ponderoso pensar o futuro do Sporting, e do futebol português, tendo em conta a lei do fair play financeiro que ainda ontem Arsène Wenger contestou.
O treinador francês criticou o Manchester City pelo balanço financeiro negativo apresentado esta semana, que revelou um prejuízo de 228 milhões de euros, recorde na Inglaterra, numa temporada.
O descalabro apresentado pelo City é maior até mesmo do que os 163 milhões do Chelsea, de Abramovich, em 2005. A intenção da UEFA é punir os clubes que gastarem mais do que arrecadarem com a perda de uma vaga na Liga dos Campeões, a partir da temporada de 2014/15, levando em conta as últimas quatro épocas.
É com estas imposições – jaulas – que se devem preocupar dirigentes conscientes do seu lugar. Quer seja numa bancada, ou numa tribuna de honra."
Parabéns
To: Jorge Jesus
Caro Jorge Jesus
Tem sido uma semana fantástica e tu mais do que ninguém mereces os parabéns. Em Manchester, estiveste no teu melhor, a motivar a equipa para entrar em campo de cabeça levantada, sem medo dos ingleses, e com confiança para lhes causar danos.
Assim conseguimos marcar por duas vezes, em momentos essenciais, o que condicionou a equipa de Ferguson. E depois, estiveste muito bem também nas substituições, blindando o meio-campo para suster a sempre difícil cavalgada final do Manchester, a quem não serviu de nada o chamado “Fergie time”, os minutos extras que sempre têm de gramar os adversários em Old Trafford.
Parabéns pois pela segurança e pela maturidade que o Benfica mostrou, a meio da semana, e que ontem vieram de novo ao de cima. O dérbi ficou marcado pela expulsão de Cardozo, uma decisão do árbitro difícil de compreender. Isso obrigou o Benfica a defender meia hora, o que fez de forma quase brilhante, não dando grandes hipóteses ao Sporting. Se tivessem sido onze, talvez o resultado tivesse sido bem mais penoso para os leões…
Mas, a vida é o que foi, não o que devia ter sido, e por isso ganhámos bem, contra um Sporting que vinha muito animado mas que ontem ficou a perceber que ganhar ao Gil Vicente ou ao Leiria não é o mesmo que ao Benfica. É verdade que o Sporting está melhor, mas ainda tem de crescer para chegar aos nossos calcanhares. É uma equipa que arranca com genica e velocidade, mas que nos finais de cada parte perde fulgor e costuma desconcentrar-se. Assim foi ontem. O Sporting entrou bem mas perdeu gás e sofreu o golo à beira do intervalo. Na segunda parte, repetiu-se o filme, e como se viu nos últimos vinte minutos, o Sporting já não tinha pernas, nem cabeça, para mais.
PS: Terá a Liga coragem para castigar o Sporting pelo incêndio na Luz? Veremos."
Contas do fair play
As últimas duas décadas de futebol, lá fora e cá, foram marcadas por desvarios múltiplos na gestão financeira dos clubes, contaminados pelo mundo global. A roupagem das sociedades desportivas, a atração de recursos humanos qualificados, o aperto nas regras da contabilidade, do fisco e das contribuições sociais e uma nova malha de regulamentos não foram suficientes para evitar um galope aflitivo de endividamento. Os “dirigentes” tradicionais perceberam já que vem aí um tempo de “governação” endógena, em que não é legítimo acrescentar sucessivamente passivo ao passivo.
As principais ligas europeias (como Itália, Inglaterra e também a nossa) começaram a fiscalizar periodicamente o respeito dos compromissos dos clubes, com destaque para os salários e dívidas a outros clubes, sob pena de perdas de pontos e despromoção. No vértice da pirâmide, o Comité Executivo da UEFA aprovou uma nova disciplina para a participação dos clubes nas suas provas (“financial fair play regulations”), que assenta na fiscalização das suas finanças em relação às três últimas épocas – entrará em vigor na época 2013/14 e a primeira época sob análise está em curso. Se olharmos para o documento estão lá as noções fundamentais de equilíbrio e cumprimento. E de controlo dos “desvios” nas contas. Até 2017-2018, aceitar-se-ão perdas de 45 e 30 milhões de euros entre receitas e despesas, mas, depois, o princípio é que não será aceitável um “desvio” superior a 5 milhões de euros! Seguem-se a avaliação, as correções e as sanções. Espero para ver, contudo, o nome e o peso dos incumpridores…
Tal como ao Estado aportam os técnicos “pouco políticos”, as regras de “governação” trarão ao futebol os tecnocratas “pouco desportivos”. Em potencial colisão com os interesses instalados, não terão vida fácil. Como não tiveram nem têm todos aqueles que são indiferentes no que toca à “rede” do meio…"
domingo, 27 de novembro de 2011
Estamos nos Oitavos-de-final
Resultado enganador !!
Quarto de círculo onde, cansada, a bola repousa
Era uma vez uma jaula, uma gaiola, ou uma caixa...
Viva o 'derby', fora os 'hooligans'
Ignorar, significa não retaliar... e no próximo jogo no Alvalixo: apoiar, apoiar e só apoiar!!!
Obrigado a todos pela entrega e pelo exemplo!
Tinha pedido na sexta-feira, em Portalegre, para repetir Manchester, desta vez no nosso estádio. Um desejo concretizado e que devo, uma vez mais, agradecer.
Todos aqueles que estiveram, ontem, na Luz têm uma grande responsabilidade no sucesso da equipa. Mais uma vez foram de uma entrega e de uma dedicação inexcedíveis. Para os bons e maus momentos, os sócios são a razão de ser deste Clube. Ontem, isso ficou, mais uma vez, bem demonstrado.
Quanto ao resto, vamos ignorar e passar ao lado de quem pouco se importa com as consequências das suas irresponsáveis palavras e actos. Nós vamos continuar, como até aqui, a preocuparmo-nos apenas connosco, com aquilo que devemos fazer a cada dia sem olhar para o lado.
O jogo de ontem já passou, agora temos de começar a preparar os próximos jogos, na certeza de que ainda temos um longo caminho a percorrer e de que ainda não ganhámos nada. Se formos sérios teremos sucesso, se pensarmos só em nós estaremos mais próximos de atingir as nossas metas.
Obrigado a todos pela vossa entrega e pelo vosso exemplo!"
Luís Filipe Vieira, in Site do SL Benfica
Exaltar as glórias do Glorioso
O novo alerta
Se a matriz das vitórias do poderoso Benfica, tenso atingindo uma expressão absolutamente inigualável no Mundo inteiro, sempre se fundamentou ao longo da nossa gloriosa história no esforço dos Atletas e na dedicação dos Sócios, o Presidente Luís Filipe Vieira - como ninguém até aqui, depois de Cosme Damião - desde cedo teve a percepção de que a grandeza do Clube resultava historicamente dessa mágica relação entre sócios e o seu Benfica.
Os Sócios do Sport Lisboa e Benfica geograficamente mais afastados de Lisboa e de Portugal, que, agregados em lugares distantes da capital na formidável rede das Casas do Benfica - em Monção, como em Alcains ou Miranda do Corvo e em tantas outras terras de Portugal e do Mundo - desfraldam a bandeira da entrega e da paixão ao Glorioso nas Casas do Benfica, constituem, crescentemente, um admirável exemplo para todos nós. Exemplo para aqueles a quem a sorte da vida nos deixa viver e testemunhar mais facilmente, aqui, perto do Estádio da Luz, as glórias e a honradez das nossas equipas, dos nossos atletas e treinadores, no Futebol e em todas as modalidades, e toda a espantosa vitalidade do Benfica, na diversidade das suas SAD's e das suas empresas, em tantas e tão diversas áreas de actividade.
Usando uma invulgar determinação com as Direcções que o têm acompanhado, Luís Filipe Vieira soube implantar e desenvolver com uma persistência fora do comum, aquele conceito de que a dimensão desportiva do Benfica universal e campeão depende primordialmente da robustez da ligação que o Clube mantenha com todos e cada um dos seus Sócios, potenciando nos devidos termos toda a formidável energia que nos chega, de tão longe e de tão perto.
Especialmente, nas circunstâncias tão difíceis que atravessamos, nas últimas duas semanas em que voltou a ir longe, ao encontro dos Sócios que o esperavam na abertura e lançamento de novas Casas do Benfica, o presidente não hesitou em partilhar com eles o seu caraterístico optimismo, mas agora temperado pelo novo registo da prudência de gestão. Nestas suas mais recentes intervenções - que felizmente tomaram eco em toda a Comunicação social - Luís Filipe Vieira tem alertado o universo Benfiquista e, de um modo geral, toda a esfera sócio-desportiva do País, para a necessidade de implantarmos um novo regime de contenção financeira.
No fundo, o que está subjacente ao seu alerta é que chegou o tempo em que, definitivamente, em todos os campos e em todas as áreas em que laboram atletas e técnicos, dirigentes e gestores, e todos nós enfim, os próprios Sócios do Benfica, na nossa ligação pessoal com o Glorioso, o exercício da competência e da eficácia constituirá outro factor absolutamente determinante para superar os perigosos desafios que temos diante de nós, de modo a assegurar o futuro do desenvolvimento e das glórias do Sport Lisboa e Benfica"
José Nuno Martins, in O Benfica
Adeptos Lagartos = Cambada de Lixo Arruaceiro
Benfica United
Outra curiosidade são as justificações para o golo do Benfica: o Benfica tem uma equipa muito alta (até parece que é proibido!!!); o Benfica só criou perigo de bola parada (até parece que é proibido!!!). Esta ladainha já é antiga, mas curiosamente as únicas duas oportunidades Lagartas quando estava 11 para 11, nascem de lances de bola parada: 2 livres laterais, onde a defesa do Benfica demonstrou uma perigosa desconcentração!!!
Amanhã à mais !!!
Tavares(6), Carneiro(5), Zaikin(4), Pais(3), Carmo(2), Grilo(2), Silva(2), Roque(1), Pedroso, Lopes, Costa, Areia, Candeias, Andersson
sábado, 26 de novembro de 2011
As ausências não se fizeram sentir...
Sporting...
O INÍCIO
O Sporting nasceu em 1902, apesar de declarações em que dizem que realmente nasceram em 1906. 1906 foi o ano em que o Sporting mudou de nome, já que só nesse ano é que se aperceberam da sua capacidade natural de defecarem largas quantidades de esparguete. Eles criaram a equipa de jantares em 1911, depois de um brilhante trabalho em 1910 em criar sanitas domésticas. Isto deu-lhes uma capacidade natural de defecar sem dores e com muita facilidade em evacuar os intestinos.
APARÊNCIA
Os leões são tipicamente vistos como gay's. Após avistarem um, é-vos recomendado que gritem "JESUS CRISTO!!!" e que se enfiem no carro mais próximo. Durante o dia (ou noite), os leões não parecem nada gays. Isto deve-se aos próprios mudarem a sua aparência conforme a sua disposição em parecerem gays ou não. Um leão nunca vos diria que ele foi (ou é) gay, a não ser que realmente não tenha sido (ou seja). Tal é a mente manipuladora do leão gay.
ACADEMIA
O Sporting tem o mau hábito de escolher as mais jovens máquinas de comer para as suas competições de jantares. E mesmo quando eles encontram uma pérola dessas, eles têm de a vender imediatamente para se manterem vivos. É a tradição do SCP de urinar num lagarto quando se formam da academia, para ficarem desde cedo habituados à quantidade enorme de xixi no Estádio José Lucozade.
TEMPERAMENTO
Recentemente os leões ofendem-se mais facilmente. A sua presa mais recente perdeu toda a consideração pelos outros. Isto levou os leões a ficarem mais gordos já que quando estão tristes eles comem mais.
O ESTÁDIO URINOL
A equipa de futebol joga no Estádio José Lucozade, mais conhecido como o urinol, já que é conhecido pelos jogadores fazerem uma mijita nos intervalos após beberem largas quantidades de Lucozade. Também se veio a comprovar ser um enorme catalisador para algumas das piores prestações do Sporting, tal como foi provado quando um bando de russos nojentos apareceram em 2005. Este foi o dia em que o Sporting realmente ganhou a sua reputação de "cagões".
CLUBE NACIONAL?
Tem havido alguma disputa por causa do estatuto do Sporting como a equipa 'nacional' de Portugal, já que a equipa tem deixado o país ficar mal em competições de jantares e futebol. Tem havido conversações para lhes negar o nome de Sporting de Portugal e passarem a chamar-se Sporting de Lisboa, mas isso também não deve surtir grande efeito já que 99.99% da população mundial lhes chama de Sporting de Lisboa. O Sporting simplesmente gosta do seu ego tal e qual como está (que é gigantesco).
Após a possível mudança de nome, existe especulação em que o nome do Sporting devia ir ainda mais longe e chamar-se "Sporting de Lucozade" ou até "Sporting de Sanita". Claro que o Sporting nega isto, embora tenha sido dito recentemente que o seu treinador, Domingos Paciência, teve de ser transportado de emergência para o hospital após quase ter sufocado com uma pastilha elástica.
SUCESSOR
Por enquanto não existe nenhuma indicação de que um sucessor ao leão está a ser fabricado. Algumas corporações lançaram leões de imitação, em que todos eles foram destruídos 10 minutos após o seu lançamento já que as tendências defecais da equipa no relvado os levaram ao suicídio.
PRESENTE
Presentemente, o Sporting ocupa o terceiro lugar na liga, já que eles não conseguem ser iguais aos seus rivais; os Tripeiros (já que o SCP não consegue subornar os árbitros) e os Benfiquistas (já que o SCP não consegue subornar os media), no entanto, mais ninguém na liga tem dinheiro, por isso não se podem equiparar à equipa dos Cagões. A conta do hospital do Sporting está a chegar ao 1 milhão de euros, já que em todas as competições em que estão inseridos, defecam em todos os campos e escorregam na relva, o que origina a lesões graves e lavagens cirúrgicas ao relvado.