"Com o empate em Braga, o Benfica chega ao final do ano já a dez pontos do primeiro classificado e a cinco do segundo classificado. Falemos com clareza: o Benfica está fora da luta pelo título. Todos conhecemos demasiado bem o "Tugão" para sabermos que é uma recuperação impossível de se fazer. Nem o Benfica apresenta argumentos para fazer uma segunda volta perfeita, nem principalmente os seus rivais vão perder assim tantos pontos.
Basta pensar que FC Porto e o próprio Benfica ainda se encontram invictos e o Sporting só perdeu para o rival do norte. Não é sério e é entrar quase no mundo da fantasia achar que os dois rivais vão perder mais 15 pontos que os que o Glorioso irá perder na 2ª volta.
Afastado do título, o Benfica avançará para apenas um campeonato nos últimos sete anos. E se não vencer a Taça de Portugal (e tem uma deslocação ao Dragão já a seguir) avançará para nove anos sem vencer a prova Rainha. Mesmo a Taça da Liga conquistou-a o ano passado, mas já não a vencia desde 2016. São já demasiados anos com poucas celebrações para não começar a formar-se uma suspeita ou temor na cabeça dos benfiquistas mais pessimistas (ou realistas). Estará o Benfica a viver um novo Vietname?
Para quem ainda não está familiarizado com a expressão, uma breve explicação: Entre 1994 e 2005 o Benfica esteve dez anos sem ser campeão (e apenas venceu uma Taça de Portugal), no que foi de longe a maior crise e os anos mais horríveis da História do clube. Tão traumático foi para os benfiquistas que se convencionou chamar esse período de Vietname, numa analogia aos traumas dos soldados americanos com a sua guerra nesse país.
É evidente que muito do que se vive hoje em dia não se pode comparar ao Vietname. O que se passou naqueles anos foi tão péssimo que diria que é irrepetível. Houve Damásio, Vale e Azevedo, Vigo, a dispensa do João Pinto, o sexto lugar, dois anos sem ir à Europa. É uma escala de fracassos e vergonhas ainda mais atroz do que se vive hoje em dia.
Nestes sete anos (ou vá, seis, dado que teoricamente o Benfica ainda pode ganhar tudo este ano) o clube venceu um campeonato, uma Taça da Liga e três Supertaças. Chegou duas vezes aos 1/4 de final da Liga dos Campeões e nunca desceu abaixo do terceiro lugar. E não houve vergonhas como não pagar Poborsky ao Man Utd, levar manitas do FC Porto na Luz, problemas financeiros desastrosos ou jogadores sem qualquer pingo de classe e talento a envergar o Manto Sagrado.
Mas é verdade que vamos para sete anos só com um campeonato. Não vencemos a Taça de Portugal desde 2017. Tivemos um hiato de 8 anos sem vencer a Taça da Liga. Temos o nome do clube sempre na lama e na justiça com as histórias dos emails. Um presidente do clube que foi preso pela PJ e que está sentado no banco dos réus por ter eventualmente prejudicado o próprio clube, entre outros.
O cenário não é tão dantesco como no Vietname, mas é muito negro. E se no curto prazo às vezes nos falta a perspetiva de percebermos o que estamos a viver, no futuro é possível que este seja outro ciclo identificável na História do clube. Da mesma maneira que hoje já conseguimos perceber que vivemos um ciclo de glória desportiva entre a entrada de Jorge Jesus em 2009 e o título de Bruno Lage em 2019.
Há uma diferença óbvia entre o Vietname e os tempos atuais: o dinheiro. Se antes não havia fundos para quase nada, agora o clube parece ter fundos para tudo e mais alguma coisa. Se antes comprávamos jogadores "com bananas", como dizia Toni, agora compramos aos 20 milhões de cada vez. Se vivemos um Vietname, é na verdade um Vietname rico. Como já ouvi alguém dizer, viveremos...a Singapura da História do Benfica? Mas isso ainda torna isto pior. Porque se antes havia a desculpa da crise financeira, que desculpas há agora? Quando o Benfica todos os anos é o clube que mais dinheiro gasta em Portugal? Mas desculpas há e muitas. E essa é outra diferença para o Vietname.
No Vietname havia exigência e todo o benfiquista sabia que o clube estava em crise. Agora há muito benfiquista que se irá insurgir contra este texto e recusar liminarmente que o Benfica esteja em crise. E isso é uma reflexão sobre a mentalidade do benfiquista e como mudou nas últimas décadas. Repare-se, estamos a entrar em 2026 e o clube venceu apenas um campeonato e zero Taças de Portugal desde 2019 e mesmo assim muitos adeptos não acham que o clube esteja mal ou seja preciso mudar de rumo. Dirão que é preciso apoiar e não mandar sempre abaixo, dirão que tem-se vencido alguma coisa e não se pode vencer sempre, dirão que não há qualquer comparação ao Vietname, dirão que o Benfica é prejudicado pelo sistema e pelas arbitragens (mas se o é, está aí outra comparação ao Vietname), dirão que o clube está pujante com o estádio sempre cheio, centenas de milhares de sócios e um projeto gigantesco como o Benfica District aí à porta e dirão que se o clube tivesse mais união, ganharia mais. Dirão até para confiarmos que o futuro será risonho.
Pois lamento sentir que o futuro dará razão a quem andou e anda estes anos todos a gritar que o Rei vai nú e que estamos de facto a viver a Singapura do Benfica e isto só mudará a sério no dia em que tivermos novos e renovados dirigentes. Que inclusive essa mentalidade da maioria dos benfiquistas de tapar o sol com a peneira é a razão mais gigantesca para estes anos de insucesso.
Mas até lá.. .mesmo que tudo isto dê uma sensação de morte lenta, é continuar a ir ao estádio, continuar a amar o clube, continuar a dizer que o Rei vai nú, continuar a acreditar na Lenda que já foi o Sport Lisboa e Benfica e quem sabe um dia vejamos o Glorioso longe do sudoeste da Ásia e, sob as asas da águia, a viajar de volta ao seu lugar.
Que um dia estará de novo imperial, intocável, leal, místico e Glorioso. Não só fisicamente, mas espiritualmente de volta... a Benfica."

Mais um texto na senda do que este ser vem sistematicamente publicando lá no seu "panfleto", com o único propósito da notoriedade. Não chegará lá! Será sempre um anónimo "idiota útil" e nunca um benfiquista benéfico. Um ser sem a menor noção do mal que a sua ignorância e despreparo pode e já está a causar aqueles com quem diz se preocupar. Como já estou na cama e meio a dormir, não me apetece escrever mais. Alguém diga a este "amigo de Peniche" que a união faz a força.
ResponderEliminarAntes de publicar, expor, assegura-te, garante-te! Para não escreveres ignorâncias e despropósitos.
"Agora há muito benfiquista que se irá insurgir contra este texto" de facto nem é preciso ser bruxo não falham vem logo picar o ponto.
ResponderEliminarcurioso poderiam era seguir o conselho que vem dar aos outros.