Últimas indefectivações

terça-feira, 4 de abril de 2023

Vitória decisiva


"Os treinadores e mesmo os jogadores de futebol, por vezes, referem a ideia de que todos os jogos têm importância igual. Têm razão, no sentido em que os três pontos conquistados neste fim de semana em Vila do Conde têm exatamente o mesmo valor que os três pontos que estarão em disputa na próxima sexta-feira no clássico da Luz, ou em qualquer outra partida.

No entanto, tem aqui cabimento uma adaptação da célebre expressão orwelliana: "Todos são iguais, mas há uns mais iguais do que outros". Nos jogos é igual, alguns são mais importantes e mais decisivos que outros. Ou pelo momento da época, ou pelos desafios que se avizinham, ou pelo suplemento de alma que podem determinar na luta pelo título.
O jogo de Vila do Conde e a vitória pela margem mínima sobre o Rio Ave é um desses momentos. Muito importante porque cimenta uma vantagem de 10 pontos sobre o F. C. Porto na véspera do clássico da Luz. Fundamental, porque contrariou a ideia de que a paragem para as seleções representaria, tal como aconteceu com os jogos no Minho contra Vitória e Braga, fatalmente uma quebra. É certo que não foi uma exibição deslumbrante e que o Benfica tardou em resolver o problema, falhando muitas vezes o último passe, sobretudo na primeira parte. Ainda assim, pareceu comparativamente melhor que o seu adversário da próxima sexta-feira, que pareceu amorfo e que nem com a vantagem que lhe foi dada de voltar a jogar contra 10 se superiorizou claramente ao Portimonense. Certo é que o Domingo de Ramos foi marcado pelo Gonçalo Ramos, e o Benfica ficou mais perto do título.

Positivo: Roger Schmidt, a renovar até 2026.

Negativo: Pinto da Costa pelas declarações em que vê inimigos onde só deve haver adversários."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!