Últimas indefectivações

quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

Semear para colher

"Apesar de o objectivo do apuramento para os oitavos de final da Liga dos Campeões ter ficado por cumprir, há sinais positivos que importa considerar.
Desde logo a continuidade nas competições europeias, via Liga Europa, e a vantagem teórica do estatuto de cabeça de série no sorteio que se realizará na próxima segunda-feira por termos sido um dos quatro melhores terceiro classificados na fase de grupos da Liga dos Campeões.
Também o facto de o desempenho da nossa equipa ter sido em crescendo, reforçando a confiança para os desafios vindouros, e de se sentir que houve uma melhoria face às duas épocas anteriores, nas quais só havíamos vencido o AEK.
Desta feita, ganhámos ao Zenit, o líder destacado do campeonato russo com dez pontos de avanço sobre o Krasnodar, e ao Lyon, que marca presença na prova regularmente. Além disso, o empate em Leipzig, que está a disputar a liderança da Bundesliga (com mais quatro pontos do que o Dortmund e mais seis do que o Bayern), foi consentido apenas nos últimos minutos, sendo que um triunfo na Alemanha, que esteve, de facto, muito perto de acontecer, significaria que teríamos seguido em frente na competição.
Num grupo que se perspectivava, e confirmou-se, muito equilibrado (o Zenit, do pote 1, disputou a liderança até à última jornada, mas terminou no último lugar), pontuámos com todos os adversários e marcámos golos em todos os jogos (os dez golos igualam a melhor performance benfiquista de sempre), o que denota melhorias face aos últimos dois anos, para participar numa Liga dos Campeões cada vez mais difícil. É sintomático que, entre as 16 equipas apuradas para os oitavos de final, apenas constem clubes das cinco maiores e mais ricas ligas europeias.
Torna-se, portanto, evidente que somente uma estratégia ponderada, assente em eixos bem definidos e exequíveis para a nossa realidade, permitirá contrariar uma tendência de afunilamento dos clubes que conseguem chegar à fase a eliminar da Liga dos Campeões.
Estamos convictos de que nos encontramos num bom caminho para vingar num contexto adverso, em que a disparidade orçamental comparativamente a clubes de Alemanha, Espanha, França, Inglaterra e Itália tem vindo a acentuar-se. E essa convicção sai reforçada pelo reconhecimento internacional que tem sido prestado ao Benfica, em particular ao nosso desempenho desportivo e financeiro, ao desenvolvimento das infraestruturas e dos serviços de apoio e ao sucesso da aposta na formação. 
Sucedem-se as reportagens e ainda nestes últimos dias o Benfica voltou a merecer destaque em dois órgãos de comunicação social prestigiados mundialmente, como é o caso da revista Forbes e do jornal Marca.
Importa também destacar que com a vitória na passada terça-feira, alcançámos a sexta posição no ranking histórico das competições europeias organizadas pela UEFA, sendo apenas superados por Barcelona, Real Madrid, Bayern, Juventus e Liverpool.

P.S.: A nossa equipa de basquetebol entrou a ganhar na segunda fase de grupos da FIBA Europe CUP, obtendo um triunfo notável, por 89-62, frente aos belgas do Spirou Charleroi. Na próxima semana será a vez de medir forças com o medi Bayreuth, na Alemanha."

1 comentário:

  1. "...sendo apenas superados por Barcelona, Real Madrid, Bayern, Juventus e Liverpool".
    Correção: o Liverpool está atrás do Benfica. É o Man. United que está em 5º nesse ranking. O Benfica ja está em sexto à muito tempo, não foi a vitoria sobre o Zenith que o permitiu chegar a esse lugar.

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!