Últimas indefectivações

domingo, 9 de dezembro de 2018

Árbitros perdidos nas ondas do VAR

"O futebol português precisa de quem o pense. É urgente. De tanto ruído, de tanta algazarra, de tanta opinião inteligente e estúpida, de tanto opinador sensato e ridículo, de tanta guerra santa e demoníaca, os principais protagonistas do jogo, jogadores, antes de todos, mas também treinadores e árbitros já não sabem bem se estão num campo de futebol ou se estão num campo de batalha.
Há que ter um pouco de serenidade e de capacidade para nos distanciarmos dessa ordem unida que alguns nos querem impôr.
Fale-se, então, do jogo. As mais recentes notícias deram o campeonato português como a ovelha ranhosa da Europa. Uma desgraça no tempo efectivo de jogo, porque os árbitros não deixam jogar e apitam a todas as faltas e faltinhas. Vai daí, surge um Boavista - FC Porto e um V. Setúbal - Benfica e os árbitros, avisados e supostamente esclarecidos, deixaram jogar, mesmo quando a bola tinha por alcunha o canela. Porém, há, sempre, um problema de consciência e a incontrolável tentação de uma protecção do poder. Neste momento, ninguém tenha dúvidas, o poder volta a ser o FC Porto. Com o apoio daquela que é a equipa mais competente e mais competitiva no futebol nacional, é certo, mas não só. Poder efectivo, poder real, poder feito de uma grandeza sólida e coerente que não tem rival num Benfica fragilizado por um emaranhado de problemas judiciais e por uma comunicação errante, nem num Sporting, a regressar lentamente de uma crise dramática e com uma comunicação ausente. Não admira que os árbitros andem perdidos nas ondas do VAR, porque o farol é sempre o poder."

Vítor Serpa, in A Bola

PS: A forma como este Serpa relativiza a corrupção e a coação é extraordinária, vindo de um director de um jornal... nojento.

2 comentários:

  1. "Neste momento, ninguém tenha dúvidas, o poder volta a ser o FC Porto. Com o apoio daquela que é a equipa mais competente e mais competitiva no futebol nacional, é certo, mas não só. Poder efectivo, poder real, poder feito de uma grandeza sólida e coerente que não tem rival num Benfica fragilizado por um emaranhado de problemas judiciais e por uma comunicação errante, nem num Sporting, a regressar lentamente de uma crise dramática e com uma comunicação ausente. Não admira que os árbitros andem perdidos nas ondas do VAR, porque o farol é sempre o poder." - Para mais tarde recordar... sobretudo a "equipa mais competente e mais competitiva" ou a "grandeza sólida e coerente"...

    Recordo-me das referências nos mérdia portugueses qd se falava de Muammar al-Gaddafi ou de Mobutu Sese Seko; enquanto estavam no poder eram tratados com reverência como estadistas de relevo, Sr. 1ª Ministro, Sr. Presidente... qd caíram em desgraça passaram à alcunha de ditador num ápice...

    ResponderEliminar
  2. Este Serpa em versão balofa é das figuras mais manhosas, cínicas e hipócritas da CS portuguesa. Um conhecido e reconhecido anti benfiquista primário, nem coragem tem para assumir as suas verdadeiras simpatias clubísticas. Diz que é do Belenenses, o cerdo.

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!