Últimas indefectivações

terça-feira, 4 de setembro de 2018

Reciprocidade de emoções

"Cultura e desporto: para combinação, para muitos improvável, que deu frutos no universo benfiquista.

O ano de 1955 terminou com uma novidade no Sport Lisboa e Benfica, a criação de secções culturais, cujas iniciativas não tardaram a agitar o mundo benfiquista e a colher fortes elogios.
Constituída a 14 de Novembro de 1955, a nova secção propunha dar 'cumprimento integral ao disposto no artigo 1.º dos nossos Estatutos', no qual o Clube é descrito como 'agremiação desportiva, recreativa e cultural'. A publicação de um suplemento cultural no jornal O Benfica, intitulado Cultura e Desporto, encetou a sua actividade, seguindo-se inúmeras outras acções de cariz cultural, entre elas as visitas ao Museu de Arte Contemporânea.
'Para quê frequentar os museus?' foi a questão com que o escultor Diogo de Macedo intitulou a sua colaboração no suplemento Cultura e Desporto. No texto, o então director do Museu de Arte Contemporânea referiu que visitar museus 'satisfaz exigências de espírito e é beneficiativa à educação e à cultura geral' e sublinhou: 'toda a gente que cultiva o desporto, por paixão ou por orgulho do desenvolvimento físico da raça, tem também obrigação de cuidar da sua educação intelectual e dos apuros da sensibilidade'. Sendo da mesma opinião, a secção cultural prontamente estabeleceu uma parceria com o Museu de Arte Contemporânea - Museu do Chiado, que passou a receber, aos sábados à tarde, grupos de benfiquistas para visitas guiadas.
No dia 31 de Março de 1956 foi a vez dos futebolistas 'encarnados', juntamente com o treinador Otto Glória e alguns jogadores de basquetebol, serem recebidos por Diogo de Macedo e pelo conservador Carlos Mascarenhas de Azevedo para uma visita às 'obras de Malhoa, Columbano (...) e de tantos outros artistas portugueses e estrangeiros'. No final, ficou provada a máxima de Diogo de Macedo de que, para os atletas, visitar 'museus e exposições de arte, corresponde em mutua reciprocidade de emoções ao entusiasmo com que os artistas frequentam os campos de jogos e deliram com os triunfos dos desportistas'.
Na exposição temporária Jornal O Benfica - 75 Anos de Missão, patente no Museu Benfica - Cosme Damião, encontra-se exposto um exemplar original da primeira edição do suplemento Cultura e Desporto. Ainda nesta exposição, na secção 'Palavras Dadas', é homenageado Diogo de Macedo juntamente com outros nomes do panorama cultural português que engrandeceram as várias edições do suplemento."

Mafalda Esturrenho, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!