Últimas indefectivações

quinta-feira, 9 de agosto de 2018

Futebol transatlântico

"Mês e meio de uma jornada pioneira que deu a conhecer aos portugueses muito mais do que o futebol brasileiro

No Verão de 1913, a convite do Botafogo Football Club, dezasseis 'footballers portuguezes' atravessaram o oceano Atlântico rumo ao Brasil. Era a 'primeira excursão de projecção internacional organizada pela Associação de Futebol de Lisboa' e da equipa faziam parte oito jogadores 'encarnados'.
A 26 de Junho, partiram de Lisboa: Henrique Costa, Carlos Homem de Figueiredo, Cosme Damião, Artur José Pereira, Álvaro Gaspar, Luís Vieira, Paiva Simões, José Domingos Fernandes, jogadores do Benfica, e ainda Eduardo Luís Pinto Basto, Carlos Sobral e Boaventura Belo, do CIF, e Amadeu Cruz, António e Francisco Stromp, Cândido Rosa Rodrigues e João Bentes do Sporting.
A recepção 'foi simplesmente maravilhosa, inesquecível, (...) A cada dois jogadores foi posto um automóvel às ordens e um «cicerone» que nos levou a todos os lugares de interesse turístico e de diversão existentes'. Para assistir aos desafios luso-brasileiros, disputados no Rio de Janeiro e em São Paulo, 'afluiu um público entusiasta' vindo 'de todas as partes do Brasil'.
Cosme Damião, que 'assumia não só a responsabilidade da equipa, como também desempenhava as funções de preparador físico, treinador e «capitão»', tentou que tantas atracções não desencaminhassem os atletas, mas, à hora de recolher, 'após a «revista»', que era feita pelo próprio, 'alguns (...) ludibriavam-no, saindo do quarto com os sapatos na mão para não serem pressentidos, e vá de frequentar o «clubs» nocturnos até altas horas'. Ainda assim, não decepcionaram e frases como 'os portuguezes jogaram admiravelmente' foram recorrentes na imprensa local.
Na hora da despedida, alguns jogadores 'encarnados' foram abordados pelo Botafogo para aí permanecer. 'Ofereceram-me até um bom lugar numa fábrica de lanifícios a ganhar (...) dez vezes mais do que auferia nos CTT (...) Porém, (...) as saudades da família (...) não permitiram que eu ficasse', conta José Domingos Fernandes. Luís Vieira, pelo contrário, aceitou e 'por lá se manteve durante três anos'. Os restantes atracaram em Lisboa cerca de mês e meio depois, a 12 de Agosto.
Símbolo dessa jornada pioneira, encontra-se exposto na área 18 - 'E Pluribus Unum' do Museu Benfica - Cosme Damião o bastão oferecido pelo Botafogo Football Club a Cosme Damião."

Mafalda Esturrenho, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!