Últimas indefectivações

quinta-feira, 29 de março de 2018

Três acusações e uma conclusão

"Quando Bruno de Carvalho chama trolha a António Salvador, julgo que a sua ideia não é a de considerar o presidente do SC Braga alguém que tem o mérito de alisar as imperfeições dos outros. Porém, sem que muito provavelmente o presidente do Sporting disso, sequer, suspeite, trolha, ou seja, a mais vulgarmente conhecida como colher de pedreiro, é um símbolo maçónico respeitado, precisamente porque tapa irregularidades de um muro ou de uma parede, torna-se lisa, apaga-lhe as zonas rugosas, prepara-a para pintura que a torna mais bonita para o mundo.
Admito, também, que ao juntar, no que pensaria ser um impropério, o termo labrego, Bruno de Carvalho não terá pensado no substantivo que define um outro utensílio de grande utilidade e que, segundo o arcaico mas ainda válido dicionário da língua portuguesa da Porto Editora, significa um género de arado que abre bem os sulcos e limpa a terra das raízes.
Ambas as suposições de que pode estar ausente uma ideia de bondade, gentileza ou elogio por parte do leonino presidente, é a que advém do facto de ter somado, às anteriores, a acusação de aldrabão, que não dá lugar a dúvidas, porque escolher entre trapalhão, impostor, trapaceiro ou mentiroso venha o diabo e escolha.
Assim sendo, é certo que o que Bruno de Carvalho quis mesmo chamar a António Salvador, seu homólogo e seu colega, enquanto também presidente de um clube de futebol, foi o que de mais pejorativo esses termos encerram. O que deixa o autor das brutais referências em sério risco de se tornar um incivilizável, ou seja, «alguém que não é susceptível de civilização»."

Vítor Serpa, in A Bola

PS: Será necessário dar tantas voltas ao texto, para chamar os bois pelos nomes?!!!

4 comentários:

  1. É um facto. Também li esta opinião e confesso que nos primeiros parágrafos pensei: "lá vem o Serpa lavar mais branco... como o OMO". Finalmente, o homem lá rematou para o que interessa, por quê gastar tanto latim?

    ResponderEliminar
  2. O Serpa tem medo de condenar a atitude e usa palavrinhas mansas pq?

    É por estas e por outras que para mim os principais responsáveis pelo lamaçal em que se encontra a futebol é devido aos jornalistas que falham nesta sua missão de reportar e condenar as atitudes infames mais óbvias.

    Os jornalistas há muito que são fantoches da sua própria clubite ou de interesses de terceiros... os leitores já perceberam isso e têm os deixado ao abandono. E eles como resposta em vez de serem mais imparciais e fiéis delatores da verdade, tentam a todo o custo a sobrevivência com base na ficção e sensacionalismo. E para perpetuarem isto alimentam o público com o pior que encontram e imaginam. São eles que se estão a envenenar e a construir o seu próprio caixão!

    ResponderEliminar
  3. Simplesmente constrangedor, este texto do viscoso v.serpa...Que de contorções e alongamentos, para no fim assistirmos ao "parto" de um texto confuso e entroncado, que tem apenas por finalidade minimizar o porcaria verbal que o "linhas branca", mais uma, vez cuspiu !!!

    ResponderEliminar
  4. Este papa "rissois" e um cobarde...nao tem coragem de dizer diretamente as coisas pois tem medo de perder o tacho...que os lagartos deixem de comprar o jornal...porque ele ja sabe que os benfiquistas ja o madaram passear!!!!

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!