"O SL Benfica recebe o FC Porto no jogo grande da jornada 27 do campeonato. Uma partida que pode ser decisiva para uma “machadada” final dos encarnados nas contas do título. Os dragões ainda querem ter uma palavra a dizer nesta luta pela liderança da Primeira Liga, com 24 pontos em disputa e uma diferença de 10 pontos.
Roger Schmidt tem o plantel na máxima força, e a única dúvida que pode persistir até à hora do clássico é a utilização de David Neres ou de Aursnes numa das alas com Chiquinho a fazer dupla com Florentino no meio-campo encarnado.
O treinador alemão nunca mudou muito a sua estrutura base desde o início da época e, apesar de nestes jogos se poder ter a vontade de mudar e de surpreender o adversário, não parece que seja isso que vá acontecer.
Desde a saída de Enzo Fernandez que se previa uma dupla formada por Aursnes e Florentino, mas Chiquinho assumiu a posição do argentino, agarrando o lugar no meio campo das águias, puxando muitas vezes o médio norueguês para uma das faixas, dando mais segurança à equipa e mais controlo das partidas.
David Neres pode ser o jogador para mexer com o jogo numa parte mais avançada da partida, muitas vezes com os jogos mais partidos ou até difíceis de desbloquear, o extremo brasileiro já foi muitas vezes importante a saltar do banco, com golos e assistências que valeram pontos aos encarnados.
Do lado do FC Porto as dúvidas são muitas, com muitos jogadores a regressar de lesão e a não poderem estar a 100% na visita à Luz. Sérgio Conceição pode ser obrigado a mudar o sistema habitual (4-4-2) com dois avançados centro para um sistema com avançados mais moveis como Taremi e Pepê que já jogou muitas vezes nas costas do iraniano. O jogador brasileiro já se posicionou em vários lugares do terreno, e também não está de parte a hipótese de jogar na lateral direita com João Mário ainda em dúvida e com Manafá a reentrar agora na equipa.
Evanilson é outra dor de cabeça para o treinador portista. O seu empresário já veio referir que o avançado vai estar a postos para ser utilizado em Lisboa na próxima sexta-feira, mas o jogador já teve quatro lesões esta temporada e uma reentrada num jogo com estas características pode ser vital para uma nova paragem.
Diogo Costa é quase certo que siga viagem para o Estádio da Luz e que seja titular, depois de Cláudio Ramos ter assumido o lugar na baliza no último jogo na vitória frente ao Portimonense. A outra dúvida reside-se no veterano central dos dragões Pepe, que também tem tido uma época de altos e baixos no que toca às lesões e Fábio Cardoso tem sido o habitual substituto, e até marcou na última jornada do campeonato.
Sérgio Conceição pode reforçar o meio-campo com Uribe, Eustáquio e Otávio no miolo, para evitar o jogo interior muito forte do Benfica e aproveitar Pepê e Galeno nas alas para aproveitar as costas de Grimaldo e de Bah que têm grande projeção ofensiva e deixam alguns “buracos” na transição defensiva. Grujic também pode entrar para o onze no lugar de Eustáquio e dar mais projeção física, que nestes jogos pode ser determinante, porque nem sempre são bem jogados, muitas vezes num jogo mais de “combate”, e o sérvio pode ser importante.
As dúvidas são muitos e irão manter-se até perto das 18 horas da próxima sexta-feira. O Benfica não vence o FC Porto em casa desde 2018 e espera quebrar o enguiço. Também a hipótese de vencer os dragões pela segunda vez na mesma época pode ser um aliciante extra para a equipa de Roger Schmidt que terá o apoio de mais de 60 mil adeptos nas bancadas do Estádio da Luz."
Sem comentários:
Enviar um comentário
A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!