Últimas indefectivações

segunda-feira, 25 de abril de 2022

RB Salzburg x SL Benfica | 5 pontos de comparação entre 2017 e 2022


"É certo que já vimos este filme em algum lado. Volvidos cinco anos, os adeptos benfiquistas esperam que, desta vez, o desfecho seja diferente ao de 2017, onde as águias perderam por 2-1, frente aos austríacos. Para este ano, grandes expectativas na turma encarnada para trazer finalmente a vitória na Youth League, mas com um osso duro de roer pela frente.
Na formação do RB Salzburg há dois jogadores que se destacam, tanto pelo individual, mas também pelo seu entrosamento. Simic e Kameri são dois perigos constantes na frente austríaca, e destaque também para Diakité, um jogador com um papel muito importante na mobilidade da equipa de Salzburg.
O SL Benfica vai encontrar pela frente um adversário que vai tentar ter um jogo muito físico, um futebol mais direto e apostar na capacidade de Simic para segurar a bola na frente. Um estilo que poderá trazer até alguma dificuldade extra aos pupilos de Luís Martins pela mossa do jogo com a Juventus FC – encarnados jogaram mais de 45 minutos em desvantagem numérica.
No SL Benfica, a chegada de Henrique Araújo será um aditivo importante, que contará com duas das figuras desta equipa, Pedro Santos e Diego Moreira. Na defesa, vai ser muito importante ter Tomás Araújo e António Silva em sintonia, para parar a ofensiva austríaca.
Se esta partida pode significar uma vingança encarnada, cinco anos depois, que tal viajar nesta máquina do tempo do futebol e ver por onde andam alguns dos jogadores da final da Youth League de 2017.

1. E os treinadores?
Marco Rose – Os dois treinadores da final têm tido caminhos bem dispares. João Tralhão, treinador dos encarnados em 2017, está sem clube depois da aventura na UD Vilafranquense. O técnico esteve como adjunto na AS Mónaco, depois de ter treinado os escalões de formação do SL Benfica.
O destaque vai para o técnico que levou o Salzburg à final da Youth League em 2017. Marco Rose é o timoneiro do BVB Dortmund, e apesar de alguma contestação, continua a ser um técnico que, com os seus 45 anos, ainda tem muito espaço para crescer em grandes clubes europeus.
O treinador alemão esteve na equipa principal do RB Salzburg, depois saiu para o Borussia Mönchengladbach e. V., antes de chegar aos Die Borussen.

2. Os que ainda cá estão
Quatro jogadores – Da final contra o RB Salzburg ainda quatro continuam estadia no Seixal. O primeiro, Fábio Duarte. Foi o guardião da derradeira partida, e, com 23 anos, leva uma partida na formação B do SL Benfica.
Kalaica. O croata estreou-se na equipa principal em 2016/2017, e está, atualmente, a jogar nos “bês” e nos sub-23. Prometeu e não está a cumprir as expectativas, e tem quatro jogos oficias, esta temporada.
Outro defesa que ainda está no SL Benfica é Pedro Álvaro. O defesa central tem feito a corrente época na equipa B dos encarnados. Esta temporada leva 23 jogos, mas tem perdido espaço para chegar à formação principal.
Por fim, Diogo Gonçalves que jogou a titular a final da Youth League em 2017 é o único que tem feito carreira na equipa A, apesar de ter estado “fora algum” tempo. O extremo renovou, inclusive, o contrato até 2025.

3. A Desilusão
Zé Gomes – Bem, aquela que era a maior promessa da altura, para alguns, tem tido uma carreira a cair vertiginosamente. Zé Gomes que tinha feito, inclusive, seis partidas na equipa principal em 2016/2017, está agora na Série C Italiana.
Após passagem por Portimão, uma ida à Polónia e à Bulgária, a antiga promessa do Seixal tenta reencontrar-se com aquilo que prometeu. Esta é, sem sombra de dúvida, a desilusão em termos individuais dessa final.

4. Geração com frutos
Seis Jogadores – Destaques da formação do SL Benfica de 2017, Rúben Dias e João Félix. Os dois nomes maiores, atualmente, daquela equipa encarnada. Além destes dois, destacar ainda Jota, que parece estar a encarreirar em terras escocesas.
Dois médios que estiveram nessa final, que deixaram muitas expetativas, mas parecem agora estar a arrefecer um bocadinho são bem em conhecidos dos portugueses: Gedson Fernandes e Florentino. Ambos jogaram a titulares em 2017.
Por fim, um nome que pode soar estranho a alguns benfiquistas, mas que tem feito boas épocas na Bélgica. Aurélio Buta, a jogar, agora no Royal Antwerp FC, poderá ser um nome que vamos ouvir mais vezes nos próximos tempos.

5. Cinco destaques de 2017
RB Salzburg – Foi uma boa fornada austríaca, onde podemos destacar o percurso de cinco jogadores. Como cabecilha, Haidara. Já na altura muito elogiado, é um jogador de encher o olho. Na época a seguir à final saiu para o RB Leipzig, onde vai sendo presença habitual na equipa alemã.
Patson Daka. Começou a final no banco, de onde saltou e fez a igualdade aos 70 minutos. Com 23 anos saiu esta época para o Leicester City FC, onde leva 35 jogos, dez golos e quatro assistências. Berisha no Fenerbahçe SK vai fazendo uma época interessante e é um jogador a manter debaixo de olho, atualmente com 23 anos.
Hannes Wolf depois de uma aventura na Alemanha, em Leipzig e Mönchengladbach, está agora no Swansea AFC. Por fim, Júlio é uma pedra assente na defesa da ACF Fiorentina."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!