Últimas indefectivações

segunda-feira, 25 de abril de 2022

Muhammed Damar, o futuro maestro do SL Benfica?


"Seria Muhammed Damar Uma Boa Adição Ao SL Benfica?

É Muhammed Damar a próxima joia a seguir com atenção – primeiro, porque está no radar da águia, segundo, por se tratar previsivelmente duma das sensações alemãs da próxima década.
Nascido em meados de Abril de 2004, completou agora 18 anos. Turco mas nascido já em território germânico como tantos outros, Muhammed cresceu muito nas categorias de base do Eintracht. Literalmente, até aos 185 centímetros, e mil vezes isso em talento, que se traduz em qualidade técnica muito acima da média e uns pés dignos de Tuncay ou Hakan Yakin.
É na mesma posição que dá aulas de bom futebol, ali entre o oito e o ponta-de-lança – umas vezes é terceiro médio, outras descai para uma das alas, outras é o tal dez que por hoje foi transformado no famoso nove e meio.
Tem contrato até 2023, o que obriga a clubes como os encarnados e Ajax, outro dos mais interessados, a ter que analisar contas antes de avançar para a contratação. Não será fácil. Pelo contexto onde se insere o Frankfurt, supõe-se que o Bayern ou o Dortmund tenham já o prodígio debaixo de olho há muito tempo.
Qualquer investida de portugueses ou neerlandeses seria sempre difícil de concretizar em transferência, ainda para mais num clube com tradição de aposta nas fornadas da casa como o Eintracht. Tem a palavra Oliver Glasner, o técnico principal que tem feito furor com a abordagem super positiva da sua equipa em campo, como ficou bem patente na eliminatória com o Barcelona.
Com vários exemplos de introduções no futebol sénior aquando da passagem pelo Woflsburgo, Glasner não mantém a mesma tendência em Frankfurt. A aposta na juventude tem sido escassa – esta temporada conseguiu ir ambientando o guarda-redes Ramaj, Schröde, Schäfer ou Antonio Foti, que subiram em 2021 à equipa principal, mas que ainda não conseguiram conquistar tempo regular de jogo.
O departamento de scouting acaba por ter mais peso no planeamento do plantel – seria esta a janela circunstancial de oportunidade que permitiria levar Damar, que leva cinco golos e sete assistências pelos sub19 e justifica outro tratamento, a pensar em mudar de ares.
Interessa é perceber sobretudo o que pretende o SL Benfica. Olhando para o talento de Damar, que é evidente, importa olhar ao que já se tem no Seixal e analisar o futuro, sob o imperativo que não é possível agregar todos os talentos do mundo. Alguns terão de ficar para trás. Há no Seixal alguém na mesma linha de Damar?
Com o recente sucesso dos sub19 na Youth League, fica difícil achar que não. Aliás, começando pela equipa B, onde já despontam Tiago Gouveia, Úmaro Embaló ou Diego Moreira, nota-se já qualidade no último terço para grandes voos.
Depois surgem João Resende, Pedro Santos, Hugo Félix ou Franculino Djú, os próximos a tirar teimas na Liga SABSEG e a demonstrar, ou não, se há qualidade que justifique um possível desinteresse em Damar.
Mas se quisermos ser coerentes, teremos então que comparar o jovem turco com os da mesma geração – 2004. Além dos supracitados Diego Moreira, Hugo Félix ou Franculino Djú, surge o nome de Cher Ndour, outro prospect no qual os encarnados têm apostado fortemente.
Cumpriu até agora na Segunda Liga 24 jogos (1591 minutos!), sendo mais novo que Damar três meses – é de Julho. Descoberto nos escalões da Atalanta, chegou ao Seixal rotulado de segundo-avançado, mas tem-se transformado aos poucos num médio todo-o-terreno, tendo aptidão para qualquer posição do eixo central para lá da intermediária.
Seria mais um concorrente de Muhammed Damar caso este chegasse à Luz e fosse introduzido nas equipas secundárias dos encarnados. Valerá, então, a pena reunir esforços para assegurar os seus serviços?"

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!