Últimas indefectivações

sábado, 1 de maio de 2021

O Bandarra do Seixal


"Andava eu às voltas com uma magra meia dúzia de ideias que, de tão magras e anémicas, mais pareciam fugidios assomos de coisa nenhuma, quando Jesus, não o de Nazareth, mas o da Aroeira/Seixal acorreu em meu auxílio: pregando do alto do seu púlpito e instalado na certeza da sua admirável infalibilidade, me oferecia, no pós-jogo com o Santa Clara, um gordo motivo para uma magra mas séria reflexão.
Sabemos das incidências desse jogo em pleno estádio da Luz: o Benfica beneficiou de um auto-golo de um jogador da equipa adversária e foi, já quando o tempo útil se esfumava, que o Chiquinho ( Chico, não - coisa engraçada essa a dos diminutivos no mundo do futebol: será um ínvio resquício da sua matriz lúdica?) marca o golo de mais uma vitória tangencial.
Mas o povo pode estar tranquilo - porque, afinal, tudo aquilo estava programado, mais, estava já concretizado na luzidia cabeça do treinador, bem adornada de cabelo e tiques. Se não, vejam:
“Jogo complicado, mas que correu como tínhamos previsto, encontrámos as dificuldades que sabíamos que íamos encontrar “. E, com tão sonora e contundente sentença, eis como se decreta a esotérica ciência de um treinador perspicaz e competente. 
Mas há mais: no dia em que dedilho estas letras, o Benfica vai jogar a Tondela - e eu já sei o que vai acontecer: vai ser muito difícil.
Não me peçam que acerte no resultado do jogo - que não sou adivinho nem arúspice (não vou extrair as entranhas da Águia para ler o futuro, nem vou consultar a Pitonisa de Delfos), mas há uma coisa que tenho por certa: o Benfica vai passar por apuros, mesmo que acabe por ganhar. Até pode sair das terras do Dão com o saco cheio, mas será sempre com muito suor e, quem sabe, algumas lágrimas.
Donde esta minha certeza? Do auto-decreto proclamado, com pompa e circunstância, pelo experiente treinador do clube da Luz: “vamos ter muitas dificuldades neste jogo, porque o Tondela está a fazer um campeonato muito melhor que em anos anteriores “, ou seja, em vez de centrar a positividade da sua crença nas reais capacidades da sua equipa, dedica o melhor de seu tempo, num exercício de verbalização antecipatória, a alimentar e a robustecer, vejam o paradoxo, precisamente as possibilidades de êxito da equipa adversária.
A este tiro no pé, tão arraigado na mente magnânima dos treinadores dão os psicólogos o nome de “profecia auto-realizável”. Porquê?
Qualquer afirmação, suportada pelo acelerador da verbalização, põe em marcha uma intencionalidade operante, demiúrgica, que cria literalmente a realidade verbalizada: a nossa vida é uma auto-narração que incessantemente executamos através de nossos pensamentos expressos.
A palavra não é um mero “flatus vocis = sopro da voz), a palavra, digamo-lo assim, não se esgota numa fonética meramente nominativa, mas, insondavelmente mais que isso, ela constitui uma ponderosa unidade energética, portadora de uma capacidade denotativa, o que quer dizer que dá significado e vida àquele sopro que, assim, supera, até à vertigem, a sua dimensão fonética e protocolar.
Sejamos claros: cada um de nós cria, com seu pensamento verbalizado, a sua própria experiência. Mas há mais: beneficiando do seu poder posicional no interior do sociodrama, que é a equipa/grupo, as declarações do chefe hierárquico (hieros +arche: poder sagrado, que vem de Deus) produzem inevitavelmente um eco em todos os subordinados, afectando e condicionando a postura mental de todo o grupo.
E já se sabe que se colhe aquilo que se semeia."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!