Últimas indefectivações

quarta-feira, 11 de setembro de 2019

Presença importante

"Mais do que o Benfica continuar a ser o único clube português a integrar a direcção da Associação Europeia de Clubes (ECA), a eleição ontem de Miguel Moreira é o garante de que o futebol português continuará a ter um representante para defender os seus interesses, enquanto país, no principal órgão representativo da defesa dos interesses dos clubes europeus, que ontem reelegeu Andrea Agnelli, líder da Juventus, no cargo de presidente para o quadriénio 2019-2023.
Mas esta eleição é muito significativa por diversos factores.
Desde logo pela crescente influência da Associação Europeia de Clubes na forma como o futebol, e em particular as competições europeias sob a égide da UEFA, é organizado. Por exemplo, a acção desta associação impulsionou fortemente o elevado incremento, verificado nos últimos anos, na distribuição de receitas provenientes das competições organizadas pela UEFA.
Também por atestar o reconhecimento ao contributo valioso do anterior representante benfiquista, Domingos Soares de Oliveira, ao longo do mandato recentemente terminado.
Paralelamente, existir um representante português, no caso o Benfica, é sinónimo de maior capacidade de defesa dos interesses dos clubes portugueses ao nível europeu. O Benfica não enjeita essa responsabilidade, pelo contrário assume-a e será com empenho que continuará a fazê-lo.
E, finalmente, porque se trata do reconhecimento, em diversos níveis, do percurso do nosso Clube nos últimos anos, em que a presença em lugares cimeiros dos mais variados rankings demonstra inequivocamente a capacidade que o Benfica tem tido de figurar entre os maiores clubes europeus, mesmo tendo em conta as distâncias, nomeadamente no potencial de obtenção de receitas, entre o futebol português e aqueles dos considerados cinco campeonatos mais importantes: Alemanha, Espanha, França, Inglaterra e Itália.
O Benfica vive um período em que aposta forte na internacionalização da sua marca. No plano institucional, este é o sinal da boa implementação dessa estratégia.
Aposta que ficou bem visível na forma como foi organizada a deslocação aos Estados Unidos na pré-época e agora a recente visita a Cabo Verde.
E a propósito desta visita, uma última nota pelo absurdo da situação. Lamentável a forma como ontem o porta-voz da instituição FC Porto veio denegrir a recente viagem do Benfica a Cabo Verde. Uma presença que contou, em diversos momentos, com a participação natural e normal de adeptos do próprio Sporting CP e FC Porto, como aconteceria em situação inversa porque qualquer grande clube português é sempre embaixador de Portugal, ainda mais nos países da lusofonia, bem como na diáspora portuguesa.
A ignorância, a falta de mundo, o desconhecimento total do que representam os clubes nacionais para as nossas comunidades e para o mundo da lusofonia em particular, explicam muito sobre a rivalidade e a obsessão doentia e complexada sobre os outros, que cada vez mais importa mitigar.

P.S.: Saudamos mais uma importante vitória da Selecção Nacional, desta feita na Lituânia, por 1-5. Neste importante passo dado rumo à qualificação para o Europeu, o seleccionador Fernando Santos utilizou Pizzi, Rafa e Rúben Dias, além das quatro pérolas do Seixal: Bernardo Silva, Gonçalo Guedes, João Cancelo e João Félix. De realçar também a importante vitória dos Sub-21, por 0-2, na difícil deslocação à Bielorrússia."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!