Últimas indefectivações

terça-feira, 26 de março de 2019

"Os primeiros serviços" no feminino

"A primeira competição oficial de voleibol feminino em Portugal contou com a presença benfiquista

O voleibol feminino no Benfica teve a sua estreia a 15 de Junho de 1951, com a participação no I Torneio Regional Feminino. Era a primeira vez que a Associação de Voleibol de Lisboa, fundada em 1938, organizava uma competição feminina e o Benfica, 'sempre atento ao desenvolvimento do desporto, não se alheou da competição' e inscreveu uma equipa constituída em pouco mais de um mês.
O voleibol estava em franca expansão em Portugal e havia uma aceitação generalizada da sua prática no feminino. A imprensa da época refere mesmo que 'o voleibol é, na realidade, de todos os jogos desportivos de equipa, aquele que melhor se adapta a prática feminina'.
Inscreveram-se também o Sporting, o SC Oeiras e o Ginásio Feminino de Portugal. As jovens jogadoras seguiram uma 'preparação meticulosa', com treinos realizados no ginásio do Instituto Superior Técnico, onde tiveram lugar todos os desafios.
A 15 de Junho disputou-se a primeira jornada, que despertou desde logo um extraordinário interesse, 'de tal modo que se tornou necessário encerrar as portas, ficando sem poder assistir aos jogos cerca de meio milhar de espectadores'. O público atraído pelo ineditismo, compareceu em elevado número em todos os jogos, manifestando 'com ruidoso entusiasmo o seu interesse, vibração, mocidade, mas sem a menor nota chocante, com o absoluto respeito'.
O torneio terminou a 23 de Julho com a vitória do SC Oeiras e, apesar da falta de técnica das equipas, a competição 'alcançou um êxito notável no que respeita à propaganda da modalidade', pois 'não se pode exigir grande apuro técnico por parte de concorrentes, que ainda há pouco tempo não pensavam sequer praticar a modalidade'. Estávamos perante a implementação de 'mais uma modalidade desportiva ao alcance da rapariga portuguesa de fácil e rápida expansão'.
O Benfica classificou-se em 3.º lugar, com duas vitórias frente ao Ginásio Feminino de Portugal. A inexperiência e os poucos treinos das 'encarnadas' não possibilitaram uma melhor prestação. Porém, demonstraram 'progresso de jornada para jornada', evidenciaram boas qualidades, 'sobretudo a defender', e revelaram ser capazes de, 'com mais tempo de preparação, competir com as melhores'. A capitã Fernanda Rodrigues e Maria Luísa Cruz, 'com o seu forte serviço', foram as jogadoras que mais se evidenciaram na equipa benfiquista.
Estava assim dado o 'primeiro serviço', de uma equipa que ficaria conhecida como as 'Marias' e que na década seguinte se afirmaria como a melhor formação nacional.
Poderá conhecer mais sobre as grandes vitórias do voleibol feminino no Benfica na área 3 - Orgulho ecléctico do Museu Benfica - Cosme Damião."

Ana Filipa Simões, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!